TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Ciberguerras entre países coloca as empresas em perigo

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
22/05/2014
Em Segurança




Segundo o “Relatório Especial Quem nos espia? Nenhuma empresa está a salvo da ciberespionagem”, da empresa de segurança informática Kaspersky Lab, são cada vez mais habituais os actos de ciberguerra em que um país lança ciberataques contra outro, o que resulta frequentemente em ‘danos colaterais’ indesejados para as empresas.

Com efeito, o lançamento de um ataque de ciberguerra contra um país na Internet pode provocar muitas consequências incontroladas e iniciar um efeito dominó que põe em cheque as instituições e empresas que nele operam, quando as suas redes de TI corporativas são infectadas por malware. Por exemplo:

–       Perda do acesso ao armazenamento de dados e serviços cloud

–       Incapacidade de processar transacções financeiras online

–       Problemas com a cadeia de distribuição, como atrasos nos envios e no processamento de importações e exportações

–       Falhas nos sistemas de telecomunicações, incluindo as realizadas através de VoIP ou LAN

–       Falhas em outras infra-estruturas vitais do país, como a geração e distribuição de electricidade

–       Perda de dados necessários para actividades de conformidade legal

“Os cibercriminosos estão dispostos a aprender novas técnicas que possam melhorar a eficácia dos seus ataques. Dedicam um esforço considerável à engenharia inversa dos ataques mais sofisticados, inclusive os que foram desenvolvidos por países. E uma vez bem-sucedidos, a única esperança para as empresas e instituições é que o seu fornecedor de segurança esteja em plena forma”, sublinha Vicente Díaz, analista da Kaspersky Lab.

A equipa de investigadores da Kaspersky Lab recomenda que as empresas (grandes ou pequenas) se protejam da ciberespionagem avaliando em primeiro lugar os riscos e estabelecendo uma política de segurança. É primordial implementar uma política de segurança que seja relevante para os ciberataques e que se baseie numa sólida compreensão do panorama actual das ameaças. Assim, este sistema de segurança empresarial deve definir os processos de segurança diários, estabelecer um plano de resposta a ataques, ter mecanismos de actualização e realizar auditorias periódicas. Por outro lado, devem dar-se a conhecer estas medidas ao pessoal da empresa e explicar-lhes o que devem fazer para as cumprir.

É necessária uma solução de segurança de TI exaustiva que não se fique apenas por uma protecção antimalware. Uma boa solução de segurança tem que incluir avaliação de vulnerabilidades, gestão de correcções, controlos de aplicações que também incluam registo em listas brancas e funcionalidade de Default Deny, controlos de dispositivos, controlos web, defesas contra ataques de dia zero, encriptação de dados e segurança móvel com gestão de dispositivos (Mobile Device Management).

Por outro lado, há que ter em conta que os sistemas operativos recentes, como o Windows 7, Windows 8 ou Mac OS X, tendem a ser mais seguros que as versões anteriores, dado a ter em conta na planificação da estratégia de actualização de TI.

A mobilidade e a virtualização – factores chave

Os smartphones actuais e os tablets são hoje potentes computadores que podem armazenar informação empresarial (e credenciais de acesso) que pode ser muito valiosa para os ciberespiões. Cada vez são mais usados para guardar todo tipo de dados e, por isso, é imprescindível proteger estes dispositivos com o mesmo rigor (ou mais ainda) com que se protegem os sistemas de TI tradicionais, já que existe um risco maior de perda ou roubo.

Outro aspecto a ter em conta pelas empresas é a protecção dos sistemas de TI virtualizados e não cair na falsa presunção de que são mais seguros, uma vez que as máquinas virtuais são executadas em servidores físicos que continuam a ser vulneráveis a ataques de malware.

Para melhorar o retorno do investimento, é recomendável ter em conta soluções de segurança que incluam disposições especiais para cenários virtuais. O investigador da Kaspersky Lab, David Emm, avisa que executar um software antimalware convencional em sistemas virtualizados pode “levar ao desperdício de uma grande quantidade da potência de processamento e da capacidade de armazenamento do servidor”. Na sua opinião, “isto pode frustrar o objectivo do programa de virtualização e reduzir significativamente o seu retorno do investimento”.

Por último, é conveniente combinar a segurança com a gestão de sistemas para melhorar a visibilidade e reduzir a complexidade. Utilizar uma solução que combine a segurança e uma ampla gama de funções gerais de gestão de sistemas de TI pode ajudar a melhorar a visibilidade da rede, o que torna mais fácil aplicar as medidas de segurança apropriadas.

Tags: antimalwarecibercriminososciberespionagemciberguerraKaspersky Lab
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

É o fundador e director editorial do TecheNet. Com carreira internacional como CEO e director comercial e de marketing em empresas em Portugal, na Suíça e no Brasil, desenvolveu uma perspectiva aprofundada sobre a intersecção entre tecnologia, negócios e mercados globais. Com formação em Gestão, Administração e Marketing pela Webster University, na Suíça, fundou o TecheNet como um projecto editorial comprometido com o rigor e a imparcialidade da informação tecnológica em língua portuguesa.

Artigos relacionados

Analise em tempo real a infraestrutura de ataque do grupo de ransomware gentlemen
Segurança

Grupo de ransomware Gentlemen desenvolve ferramentas para desativar EDR

05/08/2026
Check point anuncia firewall de segurança para ia nas redes empresariais
Segurança

Check Point anuncia Firewall de Segurança para IA nas redes empresariais

31/07/2026
Europol desmantela infraestrutura digital da rede the com
Segurança

Europol desmantela infraestrutura digital da Rede The Com

26/07/2026

Comentários

Últimas notícias

Lava Genie: guitarra inteligente sem cordas com desconto na Amazon

Honor Robot Phone vai ter modo de cinema com tecnologia ARRI

Google Drive: vais poder comentar vídeos num momento exato

Motorola Razr Swarovski Edition: O novo flip phone de luxo

OpenAI responde ao processo da Apple com divulgação de provas

Samsung Galaxy Z Fold 8 quebra recordes de pré-reserva na Coreia do Sul

Huawei Watch GT 7: imagens reais revelam design antes do lançamento

Atualização do Google Health simplifica a partilha de registos médicos

Google lança primeiro teaser oficial do seu Pixel 11 Pro Fold

OnePlus 16 chega à produção de teste com uma bateria gigante

Google Clock 9.0: Os live updates chegam aos smartphones Pixel

Apple AirTags: as vantagens e os contras do novo modelo

Redmi Projector 5 e Projector 5 Pro: A nova aposta visual da Xiaomi

Samsung alerta: a escassez de memória vai durar até 2028

Disney+ repõe o streaming em 4K na Europa mas sem HDR

Xiaomi Redmi 17 chega à Europa antes de ser oficializado

Steam Deck OLED: Atualização melhora streaming com HDR e codec AV1

A Microsoft pondera abandonar a Steam na Xbox Project Helix

Microsoft aumenta os preços das consolas Xbox na Europa

Netflix: os cinco melhores lançamentos de agosto para a tua maratona

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.