TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Estudantes da Universidade do Porto criam apps “à medida” para empresas

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
05/06/2015
Em Notícias

São aplicações e produtos reais para o mercado. Assim se podem definir os 20 projetos desenvolvidos durante um semestre, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Em colaboração com estudantes da Licenciatura em Design de Comunicação e do Mestrado em Multimédia da Universidade do Porto, os estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação da FEUP aceitaram o desafio de criar aplicações informáticas para algumas das empresas mais conhecidas do mundo dos negócios em Portugal.

Uma aplicação focada no controlo da doença Diabetes (mellitus) e na adoção e manutenção de hábitos de vida saudáveis é uma das novidades criadas por um grupo de estudantes. Mas há mais nesta edição: uma outra aplicação informática que através da vibração e notificações do smartphone assinala situações de emergência, contribuindo para o aumento dos níveis de independência de pessoas com deficiência auditiva e ainda uma plataforma que possibilita a introdução da programação como atividade já na pré-escola e que poderá acompanhar o percurso dos alunos até ao 8º ano.

Do conjunto de projetos podemos ainda encontrar uma plataforma que muda o paradigma de difusão de eventos ao vivo ao disponibilizar um estúdio na cloud e ainda uma aplicação para dispositivos móveis que facilita o processo de escolha de produtos alimentares tendo em conta possíveis alergias do utilizador. Há também um grupo de estudantes que teve a oportunidade de desenvolver uma ferramenta que permite revolucionar o apoio ao cliente na área da saúde ao possibilitar um atendimento por chat e ao mesmo tempo integrado com as redes sociais. Destaque também para o jogo ‘Hit The Beat’ – baseado em ritmo e música e disponível para PC, Xbox, Windows Phone e tablets Windows – e para a sessão fulldome “À Descoberta do Hubble” que será apresentado pelo Planetário do Porto na celebração deste ícone da cultura pop do século XX.

Estes são alguns dos projetos criados durante a unidade curricular de Laboratório de Gestão de Projetos (LGP) e que envolveram 117 estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (MIEIC), 48 estudantes do Mestrado em Multimédia da Faculdade de Engenharia, e 10 estudantes da Licenciatura em Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes, tendo estes últimos ficado responsáveis por desenvolver toda a parte ligada ao design e grafismo de cada um dos produtos. Estes estudantes organizaram-se em empresas e equipas de projetos e, em colaboração com empresas e organizações externas à esfera universitária, criaram soluções tecnológicas inovadoras com elevada capacidade de implantação nas organizações externas.

Durante um semestre, os estudantes tiveram a oportunidade única de viver o ambiente empresarial de uma empresa de base tecnológica. Motivados para criarem algo novo, os estudantes na Unidade curricular da Faculdade de Engenharia demonstram que o espírito colaborativo, empreendedor, criativo e de compromisso são os principais fatores para o sucesso de uma empresa. Por sua vez, a parceria com os estudantes da Faculdade de Belas Artes e do Mestrado em Multimédia permitiu aliar a capacidade de desenvolver soluções tecnológicas com a aptidão de criar interfaces apelativos, intuitivos e adaptados às soluções desenvolvidas.

Glintt, Inovamais, IncreaseTime, escolaglobal, Deloitte, Last2Ticket, Nomad Tech, iTGROW MOG Technologies, IT Sector, Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, Microsoft Portugal, Mailcube, Tlantic, MobilityNow, AMT Consulting, msg life Iberia, Altran Portugal, Bitmaker Software, Critical Manufacturing, são os parceiros da FEUP na edição deste ano.
Raul Vidal, diretor do Departamento de Engenharia Informática da FEUP e coordenador de LGP, destaca o carácter inovador e a importância desta unidade curricular na formação académica destes estudantes: “LGP funciona como um ´living lab´, onde os estudantes interagem com empresas clientes, aplicam e desenvolvem as suas competências num ambiente real, desenvolvendo competências fulcrais de trabalho em equipa, empreendedorismo, comunicação e relacionamento com clientes”.

Todos os projetos vão ser oficialmente apresentados no dia 9 de junho, às 14 horas, no Auditório da FEUP, estando assegurada a presença de todas as empresas envolvidas na edição deste ano e de outras personalidades de relevo no panorama da Região do Norte.

Site oficial da FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto): http://sigarra.up.pt/feup/pt/web_page.Inicial

Tags: aplicaçãoappsempresasestudantesmercadonegóciosPortugalprodutosprojetosUniversidade do Porto
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

Gestor de empresas, “blogger” e designer. Com uma carreira marcada por experiências internacionais, foi diretor de marketing/comercial em empresas na Suiça e no Brasil. É co-fundador do site de notícias TecheNet, onde partilha a sua paixão pelo mundo da tecnologia.

Artigos relacionados

Samsung
Notícias

Samsung obrigada a pagar 392 milhões à ZTE numa guerra global de patentes

03/05/2026
Conceito de framework de acessibilidade digital do novobanco alinhado com as normas wcag
Notícias

Acessibilidade digital do novobanco cumpre diretiva europeia

30/04/2026
Aws european sovereign cloud chega a portugal
Notícias

AWS European Sovereign Cloud chega a Portugal

23/04/2026
Chuwi aubox x mini pc (3)
Notícias

Chuwi AuBox X: o pequeno titã que quer domar a IA no teu ambiente de trabalho

20/04/2026 - Atualizado a 21/04/2026
Apple iphone 18 pro (2)
Notícias

O iPhone 18 Pro já se mostra em fotos reais e traz cores que vais querer ter

20/04/2026 - Atualizado a 21/04/2026
10. ª edição do festival mental de 14 a 17 de maio em lisboa
Notícias

10.ª edição do Festival Mental de 14 a 17 de maio em Lisboa

14/04/2026

Comentários

Últimas notícias

Microsoft xbox ai

Microsoft desiste do Copilot na Xbox: os jogadores tinham razão

06/05/2026
Huawei watch fit 5 pro

Huawei Watch Fit 5 Pro: o brilho de um design que mete água

06/05/2026
Vivo x300 ultra (3)

Vivo X300 Ultra: O rei da fotografia móvel com 200 MP e lentes externas

06/05/2026

Atualização de maio de 2026 para o Google Pixel: O teu telemóvel está na lista?

Xiaomi prepara ‘monstro’ de 7 polegadas e bateria de 10.000 mAh

GPT-5.5 Instant é o novo modelo padrão do ChatGPT

Selo Criador de IA e a “falsa” transparência da Meta

Wi-Fi em toda a casa: Mesh, Powerline ou Repetidores. O que faz realmente sentido?

OpenAI acelera lançamento do seu próprio telemóvel com super chip MediaTek

Ride1Up lança a primeira e-bike com bateria de estado semi-sólido

A FlexiSpot E1 Pro baixa de preço e o teu escritório agradece

Microsoft cede à pressão e apaga conselho polémico sobre 32 GB de RAM

Xiaomi desiste dos dobráveis compactos e cancela o MIX Flip 3

O bug do YouTube que está a devorar a memória do teu PC

Xiaomi 17T Pro aparece em imagens oficiais e promete baterias gigantes

O teu próximo smartphone vai custar uma pequena fortuna

HP lança nova geração de soluções Poly em Portugal

Google explica o consumo de memória do Android AICore

Samsung obrigada a pagar 392 milhões à ZTE numa guerra global de patentes

Narnia nos cinemas: Netflix adia filme de Greta Gerwig para 2027

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.