TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Consumidores estão prontos para experiência caneta-papel

Jorge Montez por Jorge Montez
21/03/2012
Em Mobile, Samsung

Escrita real em dispositivos móveis alicia consumidores

 

Consumidores de todo o mundo responderam com um estrondoso “sim” à pergunta “está disposto a transportar, consigo, um dispositivo que oferece uma experiência de escrita real?”. A questão foi inquirida através de um estudo recente quem vem comprovar como os consumidores estão preparados para aproveitar todas as vantagens oferecidas pelo mais recente produto inovador da Samsung – o Galaxy Note – que traz incorporada a mais avançada tecnologia S Pen para criação e partilha de conteúdos.

O inquérito, que teve por base a resposta de 5.000 utilizadores de smartphones de 10 países diferentes, concluiu que existe uma forte procura por um telemóvel (celular) que permita, aos consumidores, escrever, editar documentos e desenhar através de um dispositivo semelhante a uma caneta, mas de forma fácil, como se estes estivessem a escrever numa folha de papel. O estudo pedia, ainda, aos inquiridos que apontassem algumas situações e momentos onde este tipo de dispositivo pudesse revelar-se preferencial.

Papel caneta no smartphone

Os dados resultantes do estudo foram analisados sob uma perspectiva global e regional, revelando variações interessantes no que diz respeito às preferências de uso. Destacam-se as seguintes:

  •  Tanto homens como mulheres, em todas as regiões abrangidas pelo estudo, concordaram que o transporte de múltiplos dispositivos capazes de responder a toda as suas necessidades móveis é pouco prático e desconfortável.
  • Ambos os géneros indicaram que um único dispositivo que oferecesse a funcionalidade de escrita manual ajudaria a aliviar o peso que actualmente carregam. Perante a possibilidade de puderem replicar a experiência de escrita com papel e caneta num dispositivo móvel, 64.6% dos inquiridos respondeu que deixaria de transportar papel e caneta.
  • A nível global, 75.7% dos inquiridos manifestou vontade de escrever manualmente, notas que possam ser posteriormente partilhadas directamente em imagens, mapas, documentos ou websites através de um telemóvel; esta percentagem revelou-se, especialmente, alta na Ásia (84.3%), o que conduz ao pressuposto de que a necessidade por uma solução que permita escrita manual é maior junto dos consumidores com idioma asiático, devido ao uso de caracteres únicos.

Aos inquiridos foi, ainda, pedido que indicassem o tipo de uso que poderia ser dado a um dispositivo digital com suporte para introdução de texto manuscrito. As respostas mostram que a possibilidade de escrever, desenhar e partilhar notas directamente num smartphone irá aumentar a produtividade tanto a nível pessoal, como profissional, bem como estimular a criatividade.

Entre as tarefas que os consumidores indicaram que gostariam de efectuar através do seu dispositivo destacam-se as seguintes:

  •  “A funcionalidade que permite replicar o papel/caneta deverá conseguir acabar com algumas dificuldades de utilização inerentes aos ecrãs tácteis e aos teclados qwerty, ao mesmo tempo que torna a partilha de conteúdos mais divertida e personalizada.”
  • “Criar um novo conceito ou desenvolver uma ideia inovadora e transmiti-la a partir do dispositivo móvel.”
  • “Seria muito mais fácil poder levar o meu smartphone para reuniões e usá-lo para tirar notas que posso imprimir mais tarde ou facilmente partilhar com colaboradores.”
  • “Para criar notar e lembretes seria uma grande ajuda. Muito mais fácil do que usar o teclado, até porque eu costumo gerar alguns erros quando o utilizo.”
  • “Eu poderia enviar desenhos pessoais aos meus filhos sempre que estivesse fora em negócios.”

Com um ecrã HD Super AMOLED de 5.3”, o Samsung GALAXY Note inaugura uma nova categoria de dispositivo que combina a portabilidade de um smartphone com a experiência de visualização expansiva, as capacidades de multitarefa e a capacidade de criação de conteúdos normalmente oferecidas por distintos dispositivos móveis. Este aparelho garante a portabilidade de um smartphone, mas integra um ecrã muito maior que oferece uma experiência de visualização única e imersiva, bem como uma versátil tecnologia de introdução de dados (S Pen). Oferece ainda capacidades únicas para a criação e partilha de conteúdos que não estão disponíveis na grande maioria dos smartphones.

Portugal foi um dos primeiros países a oferecer este produto cujo sucesso está à mostra de todos: “O Galaxy Note é surpreendetemente para muitos um Top de vendas apesar da conjuntura económica menos favorável. Estamos contentes e continuamos apostados em traduzir toda superioridade desta nossa oferta ao consumidor. Estamos crentes que assim os resultados serão ainda maiores”. Nuno Parreira, Head of Division de Mobile

 Sobre o estudo

O estudo foi efectuado nos EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha, China, Índia Coreia e Singapura. Foram inquiridas 500 pessoas por país, num total de 5 000 respostas.

O estudo foi realizado online, pela Snap Surveys – membro da Market Research Society (MRS) no Reino Unido, da American Marketing Association (AMA) e da Marketing Research Association (MRA) -, em parceria com consultores em mercados internacionais.

Tags: Galaxy NoteHD Super AMOLEDpicturesportabilidadeSamsungsmartphonetecnologia de introdução de dados S pen
PartilhaTweetEnvia
Jorge Montez

Jorge Montez

é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais média portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. Vencedor do Prémio Jornalismo / Média 2017 da Associação Portuguesa de Museologia

Artigos relacionados

Chrome os - aluminium os
Google

Aluminium OS: a fusão do Android e ChromeOS está a chegar e quer acabar com o iPad

16/12/2025
Honor magic v5: compra o dobrável e recebe um pad 10 de oferta
Honor

Compra o HONOR Magic V5 e recebe um Pad 10 de oferta

16/12/2025
Xiaomi cripto apps
Xiaomi

Xiaomi vai instalar apps de criptomoedas no teu telemóvel (quer queiras, quer não)

15/12/2025
Waze atualização viagens
Apps

Waze apanha Google Maps e começa a mostrar semáforos na navegação

15/12/2025
Honor win (2)
Honor

Honor Win: a nova marca de e-sports que “nasceu para ganhar” e substitui a GT

15/12/2025
Realme neo 8
Realme

Realme Neo 8: ecrã Samsung e Snapdragon 8 Gen 5 para desafiar a OnePlus

15/12/2025

Comentários

Últimas notícias

Acer anuncia a sua campanha de natal de 2025 para portugal

Acer anuncia a sua campanha de Natal de 2025 para Portugal

16/12/2025
Chrome os - aluminium os

Aluminium OS: a fusão do Android e ChromeOS está a chegar e quer acabar com o iPad

16/12/2025
Ia dominará o cibercrime em 2026, segundo a kaspersky

IA dominará o cibercrime em 2026, segundo a Kaspersky

16/12/2025
QNAP

Setor do podcast em Portugal: as 6 tendências para 2026

Os melhores lugares para viajar com tranquilidade pelo mundo

Falcon AIDR: a resposta à “Shadow AI” e Injeção de Prompts

Compra o HONOR Magic V5 e recebe um Pad 10 de oferta

Produtividade visual: como criar vídeos mais rápido usando dois monitores e técnicas profissionais

Xiaomi vai instalar apps de criptomoedas no teu telemóvel (quer queiras, quer não)

Waze apanha Google Maps e começa a mostrar semáforos na navegação

Regulador suíço abre investigação à Apple

Honor Win: a nova marca de e-sports que “nasceu para ganhar” e substitui a GT

6 Sugestões de presentes da Trust para oferecer este Natal

Realme Neo 8: ecrã Samsung e Snapdragon 8 Gen 5 para desafiar a OnePlus

Vodafone estreia transferência de eSIM imediata em Android

Huawei Nova 15 Ultra: o fim da ‘pílula’ e um novo visual de câmara dupla

ROG CES 2026 – Dare to Innovate celebra 20 anos de história

Oppo Reno 15c oficial: bateria de 6.500 mAh e zoom periscópico num corpo ‘acessível’

Hisense anuncia Laser TV 120L5N com ecrã de 120 polegadas e áudio Devialet

One UI 8.5: Samsung renova o visual da app Wearable com gradientes ‘premium’

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.