TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Check Point: dezembro trouxe novidades no Top de Malware

Nilton Almada por Nilton Almada
15/01/2019
Em Check Point Software

Em Dezembro, o Índice de Impacto Global de Ameaças da Check Point viu o SmokeLoader entrar no topo da lista do índice de malware pela primeira vez. O índice revela que o SmokeLoader, um downloader de segunda fase conhecido pelos investigadores desde 2011, subiu 11 lugares em dezembro ocupando o 9º lugar da tabela. Depois do aumento de atividade na Ucrânia e no Japão, o seu impacto global cresceu em 20%. O SmokeLoader é utilizado maioritariamente para carregar outro malware, como o Trickbot Banker, AZORult Infostealer e Panda Banker.




Os malware de criptomineração continuam a liderar este índice, com o Coinhive a manter a sua primeira posição pelo 13º mês consecutivo e atingindo 12% das empresas em todo o mundo. O XMRig foi o segundo malware mais prevalecente com um alcance global de 8%, seguido do miner JSEcoin com o terceiro lugar no impacto global com 7%. Apesar da queda no valor das criptomoedas em 2018, as empresas continuam a ser alvo dos criptomineradores

O relatório também demonstra que os banking Trojans continuam a subir no índice. O Ramnit, um banking trojan que rouba as credenciais de acesso e outros dados sensíveis, voltou a entrar no top 10, ocupando agora o 8º lugar.

Maya Horowitz Threat Intelligence and Research Director na Check Point comenta: “O relatório de dezembro mostra o aparecimento do SmokeLoader no top 10 da lista pela primeira vez. O seu súbito aumento na prevalência reforça a tendência do aumento de malwares prejudiciais e multifunções no Índice de Impacto Global de Ameaças, sendo que o top 10 está igualmente dividido entre criptominers e malware que utilizam diversos métodos para distribuir ameaças. A diversidade de malware que existe dentro do Índice indica que é crucial que as empresas apliquem uma estratégia de cibersegurança multicamadas que os proteja tanto das famílias de malware já conhecidas como de novas ameaças.” 

O Top 3 dos “Mais Procurados” de Dezembro em Portugal:

*As setas estão relacionadas com as mudanças de posição no ranking comprador com o mês anterior.

  1. ↔ Coinhive – É um Cripto Miner desenhado para realizar mining online da criptomoeda Monero quando um utilizador entra na página web sem autorização do utilizador. O JavaScript implementado utiliza elevados recursos de computação do utilizador final para minar moedas, impactando assim a performance dos dispositivos. Este cryptominer teve um impacto nacional de 22%.
  2. ↑ Cryptoloot – É um malware de Cripto Mineração que utiliza a energia e os recursos existentes do CPU ou GPU para fazer criptomining adicionando transações para criar mais moedas. É um concorrente do Coinhive que tenta tirar-lhe quota de mercado ao pedir uma percentagem de resgate menor de receitas aos websites. Este teve um impacto nacional de 18.38%.
  3. ↑ XMRig – É um software de mining em CPU de código aberto utilizado no processo de mining da criptomoeda do Monero. Foi visto pela primeira vez em maio de 2017 e teve um impacto nacional de 12.45%.

O Triada, um backdoor modular para Android, manteve o primeiro lugar na lista de top Mobile Malware. O Guerilla subiu para o segundo lugar, substituindo o Hiddad. Entretanto, o Lotoor substituiu no terceiro lugar o banking Trojan e ladrão de informações, Lokibot.

Top Mobile Malware do Mundo durante o mês de dezembro de 2018

  1. Triada – É um Backdoor modular para Android que dá privilégios de super-utilizador para fazer download de malware e permite que seja incorporado nos processadores. O Triada já foi encontrado a fazer spoofing em URLs abertos nos browsers.
  2. Guerilla – É um ad-clicker para Android que tem a habilidade de comunicar com um servidor command and control (C&C) remotamente, fazer download de plugins maliciosos e realizar um ad-clicking agressivo sem a permissão ou conhecimento do utilizador.
  3. Lotoor – É uma ferramenta de hacking que explora as vulnerabilidades num sistema operativo Android para ganhar privilégios de administração nos dispositivos móveis comprometidos.

Os analistas da Check Point também analisaram as cibervulnerabilidades mais exploradas. Mantendo o primeiro lugar o CVE-2017-7269, em que o seu impacto global aumentou ligeiramente para 49%, comparado com os 47% de novembro. Em segundo lugar está o OpenSSL TLS DTLS Heartbeat Information Disclosure com um impacto global de 42%. Logo de seguida, em terceiro lugar, está o PHPMyAdmin Misconfiguration Code Injection com um impacto de 41%.

Tags: banking TrojansCheck PointciberameaçascoinhivecryptolootLokibotmalwareRamnitSmokeLoaderThreatCloudTriadaXMRig
PartilhaTweetEnvia
Nilton Almada

Nilton Almada

Nilton é um entusiasta das novas tendências tecnológicas e do impacto que estas têm nas organizações e no nosso dia a dia.

Artigos relacionados

Resiliência cibernética nacional: o novo pilar da soberania digital
Check Point Software

Resiliência cibernética nacional: o novo pilar da soberania digital

21/02/2026
Check point atinge 2,7 mil milhões de dólares em 2025
Empresas

Check Point atinge 2,7 mil milhões de dólares em 2025

17/02/2026
Check point reforça a sua estratégia de segurança para ia
Check Point Software

Check Point reforça a sua estratégia de segurança para IA

16/02/2026
Voidlink: o primeiro framework de malware de elite criado por ia
Check Point Software

VoidLink: o primeiro framework de malware de elite criado por IA

20/01/2026
Check point alerta para o aumento de ataques a agentes de ia
Check Point Software

Check Point alerta para o aumento de ataques a agentes de IA

20/12/2025
Cibercrime autónomo de ia marcará a próxima década
Check Point Software

Cibercrime autónomo de IA marcará a próxima década

25/10/2025

Comentários

Últimas notícias

Openai adolescentes

OpenAI acelera lançamento do seu próprio telemóvel com super chip MediaTek

05/05/2026
Ride1up

Ride1Up lança a primeira e-bike com bateria de estado semi-sólido

05/05/2026
Flexispot e1 pro

A FlexiSpot E1 Pro baixa de preço e o teu escritório agradece

05/05/2026

Microsoft cede à pressão e apaga conselho polémico sobre 32 GB de RAM

Xiaomi desiste dos dobráveis compactos e cancela o MIX Flip 3

O bug do YouTube que está a devorar a memória do teu PC

Xiaomi 17T Pro aparece em imagens oficiais e promete baterias gigantes

O teu próximo smartphone vai custar uma pequena fortuna

HP lança nova geração de soluções Poly em Portugal

Google explica o consumo de memória do Android AICore

Samsung obrigada a pagar 392 milhões à ZTE numa guerra global de patentes

Narnia nos cinemas: Netflix adia filme de Greta Gerwig para 2027

Teclados mecânicos HyperX Origins 2 já chegaram a Portugal

Segway Xaber 300: a nova mota elétrica que vai dominar os trilhos

Xiaomi YU7 GT: Porque não se chama “Ultra”? A explicação simples

Xiaomi Mix 5 regressa em 2026 com câmara invisível e lente magnética

Novos acordos de IA do Pentágono excluem a Anthropic

Moto g47, g37 power e g37: três smartphones acessíveis para o dia a dia

Adiamento da reparação de telemóveis pode aumentar a fatura final

Motorola edge 70 pro: design de autor e quatro câmaras de 50 MP a 699 €

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.