TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

O lado positivo do teletrabalho

Hugo Barata por Hugo Barata
02/04/2020
Em Notícias

A Adecco revelou em comunicado de imprensa que o teletrabalho permite as emrpesas manterem-se produtivas e em funcionamento, os colaboradores manterem-se ativos e emrpegados e além disso, o aumento do teletrabalho também traz benefícios para grupos sociais que muitas vezes são excluídos do local de trabalho. A marca refere especificamente a pessoas com deficiência, pessoas responsáveis por cuidar de crianças e idosos, migrantes e refugiados, e pessoas com recursos financeiros limitados.

Cerca de um quinto da população da UE tem uma deficiência, enquanto nos EUA a proporção é mais próxima de um quarto. Para muitas dessas pessoas, aceder a locais de trabalho tradicionais é uma luta. A questão não é apenas se o local de trabalho em si possui as instalações apropriadas, como o tipo de mesa ou computador de que precisam, mas também superar os desafios de acessibilidade no transporte público todos os dias e simplesmente ter a energia necessária para ir além de um dia inteiro.

O Covid-19 abriu novas oportunidades a este target. Trabalhar em casa, o acesso remoto a conferências e até a consultas on-line com médicos, solicitadas por pessoas com deficiência há anos, hoje são um padrão.  Da mesma forma, pessoas com responsabilidades de cuidar de crianças ou dependentes muitas vezes não conseguem trabalhar em período integral, a menos que possam trabalhar remotamente. No Japão, uma pesquisa online recente com cerca de 1.800 mães que trabalham concluiu que 80% delas não tinham permissão para trabalhar em casa devido à sua profissão ou falta de segurança online.

Aqueles com recursos financeiros limitados talvez não possam comprar o carro que precisariam para se deslocarem a um local de trabalho, mas poderiam trabalhar remotamente.  Os migrantes e refugiados geralmente enfrentam barreiras linguísticas no seu novo país, mas estas podem ser mitigadas por ferramentas de colaboração, como software de e-mail e chat, que destacam a interação cara-a-cara.

Além disso, trabalhar remotamente nas circunstâncias atuais também oferece uma oportunidade única para as pessoas desenvolverem as suas competências e melhorarem a sua empregabilidade. Como resultado da pandemia de Covid-19, mais e mais recursos educacionais foram colocados online, tornando a autoformação mais acessível e a formação online uma realidade.

Trabalhar em casa, portanto, tem muitas vantagens quando se trata de inclusão no trabalho. No entanto, o trabalho remoto não é uma solução para todos. Para quem não tem acesso fácil à Internet de banda larga – ou que não podem pagar por isso – terão mais dificuldade para trabalhar em casa. Mas é possível que a pandemia galvanize os governos para garantir um acesso mais amplo à Internet de alta velocidade.

Um problema mais difícil é que nem todos os trabalhos podem ser realizados remotamente. Trabalhadores da área de retalho, canalizadores e eletricistas e, é claro, profissionais de saúde, estão entre os grupos que precisam deslocar-se a um local específico para realizar o seu trabalho. Trabalhadores do setor de distribuição, motoristas, precisam estar sempre em movimento, em contato com muitas pessoas diferentes.

Proteger esses trabalhadores é uma das razões pelas quais precisamos de trabalhar em direção a um novo contrato social e, ao fazê-lo, devemos considerar a acessibilidade como um princípio central. Nem todo trabalho será adequado para todas as pessoas da sociedade, mas quanto mais pudermos remover as barreiras que enfrentam os grupos tipicamente excluídos, melhor.

É uma questão de justiça social e justiça para todos, mas também existem boas razões comerciais para aumentar a acessibilidade. Uma vez terminada a crise do Covid-19, precisamos de pensar cuidadosamente se podemos manter esses níveis crescentes de trabalho remoto para nos tornarmos mais inclusivos.

Tags: teletrabalho
PartilhaTweetEnvia
Hugo Barata

Hugo Barata

é admirador de Steve Jobs e Elon Musk. Apaixonado por novas tecnologias, especialmente ligadas à secção de negócios empresariais e de Gadgets, acompanha de perto todas as novidade do mundo das TI.

Artigos relacionados

Oppo find x9 ultra botão
Notícias

Oppo Find X9 Ultra chega em abril com botão dedicado para fotos

23/03/2026
Reddit verificação
Notícias

Reddit quer usar o teu rosto para provar que não és um robot

22/03/2026
Huawei sensor 1 polegada
Notícias

Huawei cria o seu próprio sensor de 1 polegada para fotografia

19/03/2026
Oneplus pad table tandroid
Notícias

OnePlus prepara novo Pad 3 Pro e um inédito modelo Mini

17/03/2026
Huawei pura 80 ultra design
Notícias

Huawei e Oppo preparam lançamentos de peso para o mês de abril

15/03/2026
App sport tv atinge 4 milhões de utilizadores registados
Notícias

App SPORT TV atinge 4 milhões de utilizadores registados

14/03/2026

Comentários

Últimas notícias

Expertbook b3 g1 e expertcenter p600 aio

ASUS lança ExpertBook B3 G1 e ExpertCenter P600 AiO para empresas

28/03/2026
Proart gopro edition chega a portugal com ia e ecrã oled 3k

ProArt GoPro Edition chega a Portugal com IA e ecrã OLED 3K

28/03/2026
Google android 17

Novo truque do Android 17 carrega a tua bateria mais rápido

27/03/2026
QNAP

Novo Redmi 15A traz bateria inesgotável e atualizações para muitos anos

Samsung Galaxy A57 5G e A37 5G chegam a Portugal a 10 de abril

HUAWEI WATCH GT Runner 2: lactato e GPS flutuante a 399€

Cuidado com o quishing: códigos QR falsos roubam o teu dinheiro

WhatsApp vai deixar-te criar listas exclusivas para os teus estados

Novidades da One UI 8.5 chegam a mais telemóveis Samsung Galaxy

Google prepara bloqueio nativo de aplicações para proteger a tua privacidade

Este iPhone 17 Pro exclusivo esconde um bocado de Steve Jobs

iPhone com 200 MP? Apple testa nova câmara para bater a concorrência

Google Messages quebra barreiras e atinge 10 mil milhões de instalações

POCO X8 Pro chega ao Brasil com Dimensity 8500-Ultra e bateria de 6.500 mAh

Hi-Fi Show 2026 reúne som, imagem e vinil no Estoril

Gritos 7 bate recordes e é o maior sucesso de sempre da saga

Panasonic Lumix TZ300: o regresso após oito anos

QuWAN Express: a “VPN” da QNAP que dispensa routers

Timestamp absorve a arin e reforça presença ibérica

Oracle AI Database reforçada com novas capacidades de IA agêntica

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.