TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

DAVID19: a tecnologia que combate a COVID-19 anonimamente

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
13/05/2020
Em Hardware, Notícias

A  DAVID19 é uma plataforma  que permite a recolha e partilha de dados sobre a COVID-19,  através da utilização da tecnologia blockchain,  que protege a privacidade de todos os utilizadores.

Há um movimento global de combate à pandemia que está a ganhar forma nos nossos smartphones. Está a ser erguida uma plataforma capaz de acelerar a transformação digital e integrá-la na gestão da crise sanitária que vivemos, através do esforço de milhões de potenciais utilizadores: chama-se DAVID19 é promete ser uma solução história que irá tornar visível o “inimigo” até agora invisível que é a COVID-19. 

Graças à aliança formada pelo LACChain, a plataforma digital DAVID19 permitirá que cada cidadão se torne num herói no contexto da atual pandemia. Esta ferramenta, baseada na tecnologia blockchain, é a primeira solução de código aberto na qual os dados sobre a doença podem ser partilhados sem expor informações pessoais do utilizador.

Numa primeira fase, esta plataforma colaborativa de cidadão para cidadão (C2C) estará focado para a América Latina e Caraíbas, sempre com a possibilidade de utilização e recolha de informação de forma aberta e universal e permitirá que milhões de pessoas partilhem as suas próprias informações sobre a sua saúde de maneira segura e anónima, através de certificados de auto-declaração, que ajudam a transformar este inimigo invisível num bem visível, contribuindo assim para melhor gerir a atual crise sanitária.

Já numa segunda fase, a DAVID19 propõe uma revolução em termos de identidade e verificação através de meios digitais entre empresas e cidadãos (B2C). A participação em massa evolui naturalmente à medida que milhares de empresas privadas entram no ecossistema DAVID19 para emitir credenciais mais sofisticadas, como autorizações para o regresso ao trabalho, declarações, certificados médicos, autorizações de viagem ou diplomas académicos, mediante documentos emitidos por terceiros. Resumindo, aceder a um portfólio de vida – tudo através de uma só plataforma no telemóvel. Além disso, a infraestrutura digital estará preparada para enfrentar futuros surtos deste e de outros vírus, ou mesmo outros fenómenos e situações de emergência no futuro.

A plataforma representa o primeiro passo para que, no futuro, uma pessoa necessite apenas do seu telemóvel para se identificar, para demonstrar que está em condições seguras o suficiente para embarcar num avião, regressar ao trabalho, visitar um museu de arte ou entrar num espetáculo ou evento desportivo, cumprindo sempre com um conjunto de medidas para cada caso específico.

Como funciona a DAVID19?

A DAVID19 funciona como um agregador de carteiras digitais, uma tecnologia emergente baseada em aplicações móveis que utilizam protocolos e padrões de identidade soberana digital – isto é, uma tecnologia que garante ao utilizador manter sempre o poder total sobre os seus dados. Através da DAVID19, cada pessoa poderá selecionar a sua carteira digital, criar o seu perfil e começar a enviar as principais informações para perceber e ver como a COVID-19 se move na sua região. 

Assim que alguém regista os seus dados em relação à quarentena, todos os movimentos durante esse período, o seu estado de saúde, basta manter as informações atualizadas na carteira digital e ver como o mapa interativo de monitorização evolui. Este mapa, composto por dados partilhados por milhões de pessoas, será público e é a base de informação disponibilizada pela DAVID19.

A LACChain, sob a liderança do BID Lab e em conjunto com everis, World Data IOVLabs, Grupo Sabra e a LLYC, desenvolveu esta plataforma para romper com o debate sobre segurança versus privacidade, promovendo ambos de forma simultânea, ao integrar uma opção de confiança, aberta e descentralizada, que se apresenta como uma solução multilateral para um problema global.

Todo o ecossistema DAVID19 (mellamodavid19.org) é composto pela sua aplicação nativa, disponível em IOS e Android, diferentes carteiras digitais e pelas suas redes sociais oficiais (Twitter @MeLlamoDavid19, Instagram MeLlamoDavid19 e Facebook David Diecinueve). 

A aliança apela a todos para que se juntem a este movimento que promete ser um passo importante para acabar com a crise global de saúde.

Sobre a LACChain 

A aliança global para o desenvolvimento do ecossistema blockchain para a América Latina e Caraíbas (LACChain) é uma iniciativa do Laboratório do BID para promover a utilização da tecnologia com impacto na inclusão. Este objetivo comum atraiu a atenção e a vontade de colaboração dos principais atores que lideram o desenvolvimento incipiente de ecossistemas de blockchain nos países da região, como, por exemplo, as autoridades governamentais digitais na Argentina, Colômbia ou Costa Rica, bem como várias das principais entidades em blockchain a escala global, como Adhara, Alastria, AidTech, Blockchain Research Institute (BRI), Consensys, everis, Grupo Sabra, Idemia, ioBuilders, LegalBlock, Multiledgers, MIT Media Lab, NTT Data, RSK , Tradel, World Data e BID.

Sobre o BID Lab

O Laboratório do BID é o laboratório de inovação do Grupo, a principal fonte de financiamento e conhecimento para o desenvolvimento, focada em melhorar a vida na América Latina e nas Caraíbas (ALC). O seu objetivo é promover a inovação para inclusão na região, ao mobilizar financiamento, conhecimento e conexões para co-criar soluções capazes de transformar a vida de populações vulneráveis devido a condições económicas, sociais ou ambientais.

Sobre a everis – NTT DATA

A Everis, uma empresa da NTT DATA, trabalha na disrupção do mundo dos negócios tendo por base tecnologias exponenciais. A Everis quer marcar o início da próxima geração tecnológica através de diferentes iniciativas inovadoras e disruptivas. A Everis visa projetar o futuro, aumentar o valor dos funcionários através da inteligência artificial, aprimorar a educação tecnológica e ser um ponto de união entre o ecossistema global de startups e grandes corporações. Para tal, dedica-se à consultoria e terceirização, ao abranger todos os setores da área económica. O grupo NTT DATA é a sexta empresa de serviços de TI do mundo, com 100.000 profissionais e presença na Ásia-Pacífico, Oriente Médio, Europa, América Latina e América do Norte.

Sobre o IOVlabsO IOVlabs trabalha para que todos tenham a oportunidade de participar numa nova economia para a nova era da Internet, facilitando a expansão do blockchain como a Internet of value. Para tal, desenvolve

Tags: Blockchaincovid-19DAVID19tecnologia
Partilha
Tweet
Envia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

É o fundador e director editorial do TecheNet. Com carreira internacional como CEO e director comercial e de marketing em empresas em Portugal, na Suíça e no Brasil, desenvolveu uma perspectiva aprofundada sobre a intersecção entre tecnologia, negócios e mercados globais. Com formação em Gestão, Administração e Marketing pela Webster University, na Suíça, criou o TecheNet como um projecto editorial comprometido com o rigor e a imparcialidade da informação tecnológica em língua portuguesa.

Artigos relacionados

Realme 17t design

Realme 17T aparece em imagens reais e revela novo design antes do lançamento

03/11/2026
Samsung prevê escassez de memória para ia até 2028

Samsung prevê escassez de memória para IA até 2028

29/10/2026
Qnap qsw-l2110 combina portas de 2,5 e 10 gbe

QNAP QSW-L2110 combina portas de 2,5 e 10 GbE

16/10/2026
Sets lego hello kitty and friends chegam em 2027

Sets LEGO Hello Kitty and Friends chegam em 2027

06/10/2026

Últimas notícias

Casa Branca oculta regras de avaliação de modelos de IA

Série OPPO Find X10 já está à venda em Portugal desde 1.499,99 euros

Novo ciberataque a supermercados atinge Portugal e Europa

HyperOS 4 já tem calendário global: veja as datas

One UI 9: utilizadores Galaxy relatam falhas no Android Auto

Novembro junta GTA VI, Zelda e um novo Warcraft

Binance regista saídas líquidas de 3,64 mil milhões após reabertura

SMS invisível pode cortar chamadas e bloquear smartphones Android

Supermercados europeus voltam a sofrer ataques aos sistemas de refrigeração

Apple remove 19 apps com deepfakes sexuais ocultos

Phantom Blade Zero ultrapassa 800 mil jogadores em simultâneo no Steam

Google Messages estreia novo ícone com gradiente na versão beta

Antropic muda nomes do Claude: troca Max 20x por Ultra e altera limites

MB WAY alerta para burlas que imitam SMS e chamadas oficiais

Ataques a bancos sul-coreanos expõem papel da IA

Apple enfrenta pressão com subida do custo da memória

China aposta na IA para criar robôs humanoides autónomos

Série Xiaomi TV A Pro e chega ao site global com 9 modelos

Auscultadores PlayStation Pulse chegam a Portugal por 99,99 euros

Xiaomi Smart Doorbell 4 Pro vigia visitas e encomendas

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.