Mobile

OMS: Celulares/telemóveis possivelmente cancerígenos


A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica a radiação dos celulares/telemóveis como sendo “possivelmente cancerígena para os humanos”. Este é o grau 3 de classificação e significa que não há certezas, mas devemos estar atentos.

O comunicado da OMS diz que “pode haver algum risco”, nomeadamente de glioma e  neuroma acústico, cancers/cancros no ouvido.  Uma comissão científica reunida nos últimos oito dias considerou não haver provas da relação entre o cancer/cancro e a radiação emitida pelos radares, micro-ondas e antenas, mas não descartou a proveniente dos celulares/telemóveis.organização mundial de saúde

Para adotar a classificação de “possivelmente cancerígeno”, a comissão científica da OMS cita apenas um estudo, de 2004,  que demonstra um aumento de 40% de risco de contração de glioma nos chamados usuários “pesados”, aqueles que utilizam os aparelhos 30 minutos por dia durante um período superior a dez anos.

A classificação de “possivelmente cancerigeno” é a terceira mais forte utilizada pela OMS e é apontada quando a organização das Nações Unidas para a saúde considera existir uma primeira indicação de que o agente em causa pode provocar cancer/cancro, mas ainda não há provas científicas suficientes de uma relação direta, nem provas em estudos com animais.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *