Mobile, Notícias, Redes sociais

Facebook vai apresentar um smartphone com Android a 4 de Abril


A imprensa tecnológica já algum tempo refere a existência de um projecto secreto do Facebook, com o objectivo de desenvolver o seu Smartphone. Aliás nós próprios já tínhamos feito uma reflexão sobre os planos da rede social. Agora novos rumores referem como quase certo que o Facebook, vai apresentar no dia 4 de Abril uma versão modificada do Android num Smartphone fabricado pela HTC.

O Facebook enviou comunicados para a imprensa relativo a um evento que vai realizar na sua sede, a 04 de Abril denominado “Come See Our New Home On Android” – traduzido significa algo como: “venha ver nossa nova casa no Android”. Fontes referiram ao TechCrunch que no evento vai ser apresentada uma versão modificada do sistema operativo Android com funcionalidades integradas do Facebook num Smartphone. Isso pode realmente ser o Facebook Phone que há mais de um ano a imprensa internacional tem especulado a respeito.

img_facebook_htc_02

A mesma fonte referiu que não vai ser uma reescrita do Android, mas sim uma modificação que vai adicionar também um conjunto de funcionalidades que vão conferir uma maior integração com o Facebook. Trata-se portanto de uma versão personalizada pelo Facebook do sistema operativo Android. Considerando que o Facebook contém um conjunto de recursos para Android, que podem integrar um ecossistema como o Facebook Messenger, partilha social fácil a partir de qualquer ponto do telefone, estes rumores têm bastante solidez.

A fonte também referiu que o Facebook vai trabalhar com a HTC, um fabricante de smartphones com ampla experiência em Android. Mais uma vez estes rumores batem certo com o nosso artigo onde tínhamos referido que se o Facebook alguma vez lançasse um Smartphone, a HTC seria o parceiro provável. Relembramos que em Fevereiro de 2011 a HTC lançou o Salsa e ChaCha no Mobile World Congress e que ambos possuíam uma tecla dedicada a disponibilizar uma maior integração com o Facebook.

Ao que tudo indica a nova funcionalidade de VoIP construída nas últimas versões do Facebook Messenger, poderá ser uma alternativa para nos fazer pensar no conceito de telefone tal como o conhecemos. No caso de um usuário de um smartphone possuir um plano de dados, seria possível ao Facebook encaminhar chamadas para a sua infraestrutura VOIP, ou em alternativa usar a conexão de celular normal, se o destinatário de uma chamada não estiver equipado com um aplicativo do Facebook. Esta função inteligente nas chamadas não é nova, e é aliás uma fórmula já testada em aplicações como o Viber e o WhatsApp. O primeiro aplicativo encaminha as chamadas e o segundo encaminha mensagens, ambos para ligação de internet ou rede celular.

Finalmente consideramos que estes rumores são também credíveis devido ao facto do Facebook estar a procurar formas de exercer um controle profundo sobre os dados dos seus usuários. De facto controlar um sistema operativo móvel, traria enormes oportunidades para recolher ainda mais dados para o seu “Social Graph”. Por exemplo. o Facebook ficaria a saber a quem você envia SMS e chamadas mais regularmente, métricas que são importantes indicadores de quem são os seus amigos mais chegados.

Será que estamos perante um Facebook OS baseado no Android? Depois de ter sido escolhida pela Google para lançar o primeiro Smartphone Android será a HTC escolhida para mais uma vez ser pioneira e lançar o primeiro Smartphone de uma linha do Facebook? A próxima quinta-feira vai tirar-nos todas as dúvidas.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *