TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Facebook testa chamadas VoIP gratuitas

Rui Oliveira por Rui Oliveira
04/01/2013
Em Facebook, Notícias, Redes sociais

Longe vai o tempo em que o Facebook apenas servia para comentar os perfis dos seus amigos. Hoje já pode utilizá-lo como serviço de localização para dar entrada em lugares físicos, enviar mensagens instantâneas no seu PC ou telemóvel, entre outras opções. Mas a maior rede social do mundo não pára e de modo a fidelizar cada vez mais os seus utilizadores, poderá introduzir novo e útil serviço.

O Facebook começou a testar um novo recurso VoIP (Voice Over-IP), permitindo que os seus usuários efectuem chamadas entre si de graça em qualquer lugar que exista uma conexão Wi-Fi ou de ligação de dados celular. O teste por enquanto só é válido para utilizadores do Canadá com a aplicação Facebook Messenger para iOS. Mas caso tudo corra como planeado tudo indica que passará a estar disponível para usuários do Android bem como pessoas em todo o mundo através do site oficial.

Mas as novidades no campo da voz não se ficam apenas pelos utilizadores do Canadá. O Facebook irá actualizar nas próximas horas as versões do Facebook Messenger para Android e iOS de modo a permitir a qualquer usuário enviar mensagens curtas de voz “push to talk”. Enquanto esta funcionalidade de “walkie talkie” coloca o Facebook numa situação imediata de conforto em relação a outras aplicações de nicho na app store da Apple e a Play Store da Google que têm o mesmo objectivo, as chamadas VoIP é um passo muito maior de dar e terá ramificações enormes se for disponibilizado para todos os usuários do Facebook.

Img_facebook_voip_02

Isto porque se o teste de VoIP a decorrer na versão do Facebook Messenger do Canadá for bem sucedida, mais cedo que tarde, centenas de milhões de usuários do Facebook poderão ligar uns aos outros gratuitamente através de Wi-Fi. A ligação VoIP também irá trabalhar também sobre a rede de dados do telefone caso se encontrar fora de casa. Este novo serviço será em especial útil para todas as pessoas com uma cobertura celular insuficiente em casa, ou mesmo para economizar dinheiro em planos mensais de telefones celular.

Claro que já agora pode fazer chamadas gratuitas pelo Skype ou Viber (por exemplo) por intermédio da conectividade Wi-Fi e rede dados de celulares já há algum tempo. Mas muito mais pessoas usam o Facebook do que qualquer um desses serviços, por essa razão não é uma boa notícia para os mesmos.

Além disso, se considerarmos que o Facebook Messenger tem constantemente estado no topo das aplicações mais descarregadas do Google Play Store e na App Store, ou seja, muitas pessoas já têm o aplicativo instalado em seus telefones, a migração para este novo recurso será massiva e inevitável.

O objectivo actual do Facebook é testar uma infraestrutura que consiga uma escalabilidade a nível mundial. Mas não são apenas os serviços VoIP que vão fazer contas à vida. Não há qualquer dúvida que as operadoras também não irão ficar muito satisfeitas já que se trata de mais um rude golpe nas suas receitas. Por exemplo aplicações como o WhatsApp que permitem envia mensagens de grupo gratuitas entre usuários do serviço com uma ligação à internet e mesmo o próprio Facebook Messenger, têm contribuído para o declínio acentuado das mensagens SMS.

Claro que o Facebook também enfrenta alguns obstáculos. Talvez um dos maiores obstáculos para a adopção em massa de VoIP sobre Facebook, será convencer os usuários a abandonar os seus números de telefone e confiar ao Facebook a tarefa de ser o seu operador de telecomunicações. Mas já que este recurso irá poupar muito dinheiro aos usuários da rede social e melhorar a qualidade de suas chamadas de voz, poderia ser uma lufada de ar fresco para muitas pessoas.

Queremos contudo salientar que este é mais um teste entre outros realizados no passado pelo Facebook, e não significa que irá ter as condições necessárias para ver a luz do dia para milhões de utilizadores. Mas, se os testes forem bem sucedidos, o Facebook poderá muito em breve se estabelecer como o maior provedor de chamadas VoIP do mundo. Via TechCrunch

Tags: pictures
PartilhaTweetEnvia
Rui Oliveira

Rui Oliveira

é formado em Engenharia Informática na Universidade de Coimbra, e tem como áreas de interesse tecnologias Web e Gadgets.

Artigos relacionados

Musk nega separação da tesla na china avançada pelo wsj
Empresas

Musk nega separação da Tesla na China avançada pelo WSJ

02/08/2026
Aparelhos auditivos
Notícias

A nova geração de aparelhos auditivos aproxima a saúde auditiva do quotidiano digital

28/07/2026 - Atualizado a 29/07/2026
Perfumes douglas
Notícias

Novas tendências de perfumes de verão: frescura, sensualidade e originalidade nas fragrâncias

28/07/2026

Comentários

Últimas notícias

JBL lança os novos Live Buds 4 e Live Beam 4

Motorola Edge 70 Neo: Fuga de informação confirma o novo smartphone

Google Pixel Watch 5: fuga de informação revela design e novas funcionalidades

Huawei prepara MateBook Fold PC mais pequeno para o final de 2026

Fuga de informação revela planos da Apple para os novos iPhone 18

Xiaomi HyperOS 4: os planos da versão beta foram revelados

Atualização de agosto para os Google Pixel corrige falha grave de segurança

Portátil Intel N5095: preço tomba de 999€ para 294€

Nothing lança novos earbuds CMF Clip Pro com botão inteligente

Grupo de ransomware Gentlemen desenvolve ferramentas para desativar EDR

WhatsApp traz ordem ao caos com novas ferramentas para grupos

Novas workstations da HP prometem revolucionar a inteligência artificial local

Lava Genie: guitarra inteligente sem cordas com desconto na Amazon

Honor Robot Phone vai ter modo de cinema com tecnologia ARRI

Google Drive: vais poder comentar vídeos num momento exato

Motorola Razr Swarovski Edition: O novo flip phone de luxo

OpenAI responde ao processo da Apple com divulgação de provas

Samsung Galaxy Z Fold 8 quebra recordes de pré-reserva na Coreia do Sul

Huawei Watch GT 7: imagens reais revelam design antes do lançamento

Atualização do Google Health simplifica a partilha de registos médicos

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.