MasterCard cria Índice Europeu para eleger a melhor App de compras Notícias

MasterCard cria Índice Europeu para eleger a melhor App de compras



A MasterCard anunciou hoje durante o World Retail Congress o arranque do Mobile Top App Index by MasterCard, um índice pan-europeu único que pretende mapear todas as Apps móveis comerciais disponíveis para os consumidores. Com este Índice a MasterCard pretende encontrar a melhor App de compras disponível nos vários mercados europeus e revelar a forma como os consumidores estão a adotar as tecnologias móveis para fazer compras quando estão em trânsito. As melhores Apps para compras na Europa, dentro de 20 categorias, serão conhecidas durante a edição de 2015 do Mobile World Congress, que irá decorrer em março próximo.

“À medida que a inovação tende a acompanhar a crescente procura dos consumidores, fazer compras com um dispositivo móvel nunca foi tão fácil. A MasterCard é uma empresa de tecnologia que liga bancos, retalhistas e consumidores. E o nosso Mobile Top App Index irá eleger as soluções que mais se destacam na área das Apps de compras móveis para o benefício dos consumidores e dos retalhistas europeus “, afirmou Javier Perez, presidente da MasterCard Europa.

O novo Índice irá avaliar todas as Apps móveis em 36 países europeus, processo a realizar por uma equipa dedicada de especialistas da MasterCard, em estreita colaboração com o Dr. Carsten Sørensen – Professor Associado em Inovação Digital na London School of Economics and Political Science. A este propósito, Dr. Carsten Sørensen comentou: “A diversidade de aplicações disponíveis para smartphones muda drasticamente a forma como as pessoas encaram as suas tarefas e, além disso, a relação de proximidade que essas pessoas criam com os dispositivos dá origem à necessidade de Apps inovadoras e de qualidade. Uma vez que fazer compras é um desses hábitos diários, o novo Índice de Apps da MasterCard tem o potencial de ajudar os consumidores a encontrar a aplicação de compras de que necessitam, e irá atuar como catalisador para toda a indústria.”

Antes do lançamento do Mobile Top App Index a MasterCard conduziu uma pesquisa que questionava os consumidores a sua opinião sobre a forma como usam as aplicações móveis para fazer compras.

  • Mais de metade dos utilizadores europeus de telemóveis já tiveram Apps de compras transferidas para os seus dispositivos, com 56% desses consumidores a usar regularmente essas aplicações. 38% dos utilizadores europeus de telemóveis afirmaram que pretendem usar Apps para fazer compras nos próximos 12 meses.
  • As Apps de compras mais populares são aquelas que permitem fazer “carregamentos” e que ajudam os utilizadores a selecionar e a comprar vários tipos de conteúdos. A compra de produtos ligados à moda ou produtos de beleza, bem como bilhetes de entretenimento, está também a tornar-se popular. Cerca de 30% dos utilizadores regulares de Apps afirmaram ter usado essas funcionalidades.
  • Se segurança surge como a principal preocupação para quem faz compras móveis, o estudo revela também que se os utilizadores perceberem que fazer compras através de uma App móvel lhes permite poupar dinheiro e transtornos, 60% refere que terá todo o interesse em fazer compras desta forma mais vezes.

Chris Kangas, Chefe da Unidade de Contactless Payments Europa da MasterCard, concluiu: “Estamos conscientes de que uma boa parte das compras que as pessoas fazem já é feita através de um dispositivo móvel. Existem aplicações brilhantes disponibilizadas por muitos retalhistas na Europa, embora seja difícil mantermo-nos a par das melhores devido aos diferentes mercados e idiomas. Estou convencido de que quando completarmos o nosso Índice, em março de 2015, seremos capazes de identificar as Apps comerciais mais inovadoras na Europa e de partilhar informações valiosas sobre o mercado das aplicações aplicativos de compras móveis”.

Sobre o MasterCard Top App Index
O MasterCard Top App Index vai identificar a melhor Aplicação móvel em 20 categorias em toda a Europa.

MasterCard Top App IndexProcesso de avaliação das Apps:
1. Análise: Um grupo de especialistas autorizados pela MasterCard irá reunir todas as aplicações para compras móveis disponíveis em 36 países europeus (Albânia; Áustria; Bélgica; Bósnia Herzegovina; Bulgária; Croácia; República Checa; Dinamarca; Estónia; Finlândia; França; Alemanha; Grécia; Hungria; Irlanda; Israel; Itália; Letónia; Lituânia; Macedónia; Montenegro; Holanda; Noruega; Polónia; Portugal; Roménia; Rússia; Sérvia; Eslováquia; Eslovénia; Espanha; Suíça; Suécia; Turquia, Ucrânia e Reino Unido). A equipa irá transferir e testar todas as Apps identificadas usando um questionário previamente concebido. Como resultado desse processo, um total de 60 Apps (três por cada categoria) será adicionada a uma shortlist.
2. Avaliação: O Júri, composto por dois membros da MasterCard e pelo especialista Dr Carsten Sørensen, irá avaliar as Apps que compõem essa shortlist, de modo a selecionar a Melhor App da sua categoria em todas as 20 categorias, bem como a Melhor App de todas as categorias. Durante o processo de avaliação será atribuída uma pontuação de 1 a 100 às Apps em cada categoria. A seleção será baseada em três critérios:
– Características técnicas das aplicações – qualidade e inovação da solução (variedade de plataformas, qualidade da programação, uso da API, desempenho, estabilidade, etc.)
– Usabilidade/aspeto/design – comodidade digital para o cliente (facilidade de utilização, padrões, fluidez, interface, detalhes gráficos, nível artístico, etc.)
– Funcionalidade/negócio – impacto da inovação na forma de pagamento (variedade de métodos de compras, relevância, penetração no mercado, localização, etc.);

Lista de categorias contempladas:
Compras de mercearias; Entrega de Comida; Compra de Especialidades; Bilhética para meios de transporte (comboio, transportes públicos, Autocarros, etc.); Bilhética de Estacionamento; Portagens; Bilhética de Aviação; Reservas Turísticas (alojamento, aluguer de viaturas, etc.); Táxis; compra de Pordutos Eletrónicos; compra de Bens ligados à Moda; compras de Produtos de Beleza; Publicações (livros, revistas, etc.); compras Multimédia (CDs e DVDs, Videojogos, etc.); serviços Móveis e Telecomunicações (contas de serviços, pagamentos através da Internet, etc.); Entretenimento (cinema, teatro, festivais, eventos desportivos, etc.); Leilões e Classificados Online; Serviços Pessoais; produtos para aa Casa; Produtos/Serviços Vários.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *