HP lança serviço de impressão por mail

A HP lançou um serviço de impressão que permite enviar ficheiros para impressão a partir de qualquer smartphone ou computador por email, sem necessidade de recorrer a aplicações ou controladores. O novo serviço, designado e-print, apenas necessita que a sua impressora tenha uma ligação à net.

O sistema já está disponibilizado a nível mundial e, segundo o fabricante, funciona com os principais serviços de mail e em ambiente Windows e Mac. O serviço é gratuito e permite a impressão de fotos (bmp,jpg,png,giff e tiff), word, excel, powerpoint, PDF, documentos de texto (txt) e HTML. No entanto, não suporta a impressão de páginas web. A HP afirma que está a desenvolver soluções dedicadas para suportar a impressão de páginas web a partir de dispositivos móveis.

Este serviço pode ser útil para profissionais com grande mobilidade mas deve pensar bem antes de o escolher, dependendo do tipo de documentos com que costuma trabalhar. O serviço eprint também não suporta a impressão de ficheiros com encriptação PGP, documentos assinados digitalmente, folhas de cálculo com permissão para macro e documentos protegidos por palavra passe.

Aconselha-se que tenha cuidado ao distribuir o endereço de mail da impressora, uma vez que ela imprime todos os documentos que lhe são enviados. Contudo, se a sua impressora estiver registada no HPeprintcenter pode gerir a utilização dando permissão temporária a utilizadores.

A listagem das impressoras que suportam este serviço pode ser encontrada aqui.

Artigo anteriorPróximo artigo
Jorge Montez
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais mídia portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. É licenciado em Ciências da Comunicação. | Google +

11 Comentários

  1. Utilizo muito impressoras da HP. Agora não vi realmente qual a importancia deste sistema de impressão para o cotidiano das pessoas que utilizam impressoras HP. Alguem pode esclarecer????????

    1. Oi Márcio, para quem está a trabalhar num documento a partir de um celular em viagem e precisa que ele seja entregue a horas a um cliente, por exemplo.

      1. Realmente Jorge, agora faz sentido o porquê dessa funcionalidade….porque eu também não tinha sacado a real intensão dessa nova tecnologia

  2. Sempre tive equipamentos da HP por serem os lideres nesta area de impressão e também pela facilidade de encontrar forncedores de peças e revendas de cartuchos ou toners e com esta nova ferramenta vai facilitar a vida de muitos profissionais que atuam em areas que exigem grande mobilidade.

    1. Quando se trata de impressão prefiro a HP também, é a líder do mercado e suas impressoras têm grande qualidade.

  3. não vai demorar até a impressora não precisar mais de nenhum tipo de dispositivo externo, vc acessar internet, office tudo direto da impressora, lembro bem da minha lx300 que sempre dava pau, agora como tecnico em informatica e principalmente em impressoras fica a duvida. e quanto a qualidade de impressão? e o custo beneficio? e a durabilidade? pois a hp tem deixado a desejar nesses quesitos nos seus ultimos lançamentos, principalmente nos cartuchos serie 60 que nao rende nada, e tambem na fragilidade dos “atuadores” nos modelos mais atuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.