TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Intel NUC promete revolucionar os mini computadores

Rui Oliveira por Rui Oliveira
14/09/2012 - Atualizado a 23/10/2021
Em Gadgets, Hardware, Mac, Sistemas Operativos, Windows

Está em alta o interesse de algumas empresas ou pequenas equipas de entusiastas, em explorar oportunidades proporcionadas pelos computadores de pequenas dimensões. Desde o raspberry-PI, até à solução pico-ITX da VIA, a oferta já começa a se ajustar à procura. A Intel não alheia a este mercado lança um produto que a julgar pelas características promete chamar a atenção de entusiastas e negócios individuais.

A Intel anunciou uma placa de reduzidas dimensões denominada Next Unit of Computing (NUC). Este placa com cerca de 10 centímetros de largura parece assemelhar-se a uma solução all-in-one do estilo do Raspberry Pi. Contudo ao contrário do anterior modelo, o NUC na sua versão básica nada mais é que uma placa mãe (motherboard). Isto é o utilizador terá de escolher alguns componentes como por exemplo memórias, disco, e mesmo uma fonte de alimentação.

Intel nuc 02 intel, pictures, raspberrypi

É certo que as reduzidas dimensões deste equipamento não nos passam despercebidas em particular para quem já tenha tido curiosidade em ver um computador com a arquitectura Intel por dentro. Apesar disso, o real ponto de interesse está nas possibilidades de expansão deste equipamento tornando-o num patamar acima dos seus rivais, confira-as de seguida:

Processador: Intel mobile Core i3 Ivy Bridge
Placa Gráfica: Intel HD 4000 (integrada)
Padrão de Memória: Duas slots SO-DIMM
Padrão de Armazenamento: Conector M-SATA para ligação de um disco SSD
Padrão de Conectividade: Mini-PCI slot para instalação de placa wireless ou bluetooth
Expansibilidade: 3 Portas USB e 1 Porta HDMI
Sistemas Operativos: Windows e Linux

O objectivo deste esforço da Intel foi ver até que pondo conseguia encolher uma placa mãe de um PC de modo a utilizar a mais recente tecnologia dos seus processadores e ao mesmo tempo conseguir um “form factor” mais atraente. Percebe-se que este esforço da Apple para já não compete directamente com o Raspberry Pi ou o Cubieboard, contudo é uma resposta à solução pico-ITX da VIA.

E a julgar pelas capacidades de configuração (já que se pode escolher muitos aspectos deste mini pc), esta solução da Intel possui uma capacidade de expansão e potencial de processamento superior à proposta da VIA. Por exemplo, só o processador gráfico da placa Intel 4000 é capaz de aguentar duas reproduções de vídeo em alta definição sem perda de frame-rate.

A Intel não pretende vender a solução final completa (computador com caixa, board e todos os seus componentes). Apesar disso, o gigante de semi-condutores irá adjudicar o fabrico e fornecimento de uma caixa e uma fonte de alimentação externa a terceiros, para que os entusiastas que comprem este sistema possam construir uma solução completa. Serão também esses o cliente alvo deste equipamento da Intel, tal como os fabricantes de equipamentos (OEM),com necessidades de construir um pc com dimensões compactas.

Intel nuc 03 intel, pictures, raspberrypi

As aplicações destes sistemas, são mais que muitas por exemplo do lado do entusiasta será possível com este tipo de sistemas, construir um ou mais servidores de pequenas dimensões, ou mesmo criar um media center de pequenas dimensões para o entretenimento em casa. Caso este equipamento ganhe tracção e reúna uma comunidade de seguidores interessante, não teremos que esperar muito tempo para ver soluções criativas utilizando esta tecnologia, semelhantes ao que já vimos no Raspberry Pi.

A Intel anunciou que pretende disponibilizar este produto ao público a partir já do mês de Outubro para mercados seleccionados.

Via PCWorld

Tags: intelpicturesraspberrypi
PartilhaTweetEnvia
Rui Oliveira

Rui Oliveira

é formado em Engenharia Informática na Universidade de Coimbra, e tem como áreas de interesse tecnologias Web e Gadgets.

Artigos relacionados

Nova instax link wide 2 chega a portugal por 174,99 euros
Gadgets

Nova instax Link WIDE 2 chega a Portugal por 174,99 euros

16/09/2026
Routers wi-fi 8 da asus
Hardware

Primeiros routers Wi-Fi 8 da ASUS chegam a Portugal em outubro

16/09/2026
Angelbird lança novos cartões cfexpress a v4 com até 1. 600 gb
Acessórios

Angelbird lança novos cartões CFexpress A v4 com até 1.600 GB

12/09/2026

Comentários

Últimas notícias

Envio global de smartphones vai sofrer uma queda acentuada este ano

Nova instax Link WIDE 2 chega a Portugal por 174,99 euros

Banir a Huawei do 5G europeu pode custar 40 mil milhões

Sony apresenta PlayStation Pulse e Pulse Edge para PS5

Gemini Notebook já te permite falar por voz em tempo real

Spyware Chosen Brick espia dissidentes e jornalistas no Windows

Apple afirma que câmara do iPhone 18 Pro supera rivais Android

Pixel Drop de setembro chega antes do adeus ao Pixel 6

Nova Canon EOS R8 Mark II ganha IBIS de 7,5 stops

Vivo V80 promete câmara de cinema e uma bateria verdadeiramente gigante

OPPO Find X10 Pro Max terá chip Dimensity 9600 Pro de 2 nm

Espanha investiga violação de dados ligada a agente de IA

Xiaomi revela Watch S5 e Redmi Buds 8s antes do lançamento

Primeiros routers Wi-Fi 8 da ASUS chegam a Portugal em outubro

Meta prepara novos smart glasses sem câmara focados em inteligência artificial

MobLand regressa à Paramount+ com uma segunda temporada verdadeiramente explosiva

Suplementos nutricionais saem do desporto e entram na rotina diária

Gates Foundation investe mil milhões para ampliar acesso à IA

Lidl testa camião autónomo sem cabine na Alemanha

Novos Volvo XC60 e XC90 passam a oferecer até 200 km em modo elétrico

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.