A Kaspersky Lab apresenta o seu Relatório de Spam de Setembro, mês em que o número de mensagens maliciosas e fraudulentas diminui levemente: 3,4% das mensagens de spam detectadas continha anexos maliciosos, ou seja, menos 0,5% do que no mês anterior.
O Natal chega ao spam cada vez mais cedo
Em Setembro foi detectada a primeira mensagem dedicada ao Ano Novo. Normalmente, estas mensagens aparecem a partir de Outubro, mas este ano foi a excepção e o Natal apareceu mais cedo no spam. A percentagem de mensagens vai aumentar ao longo dos próximos meses e os envios relacionados com as festividades de fim de ano vão assumir as formas mais diversas nas diferentes línguas europeias. O primeiro email detectado, enviado de um endereço em Kiev, convida os destinatários a assistir a uma obra infantil de fim de ano em Moscovo.
Países fonte de spam
A nível mundial, a China, com 26,4% mantém-se à cabeça da classificação dos países fonte de spam. Os EUA ocupam a segunda posição (12,5%) e Índia a terceira (10,1%). A vizinha Espanha figura entre os Top 10 da classificação mundial de países fonte de spam, já que com 2,1% situa-se no décimo posto. Ao todo, a classificação dos países fonte de spam é bastante equilibrada, ainda que a China ultrapasse todos os seus “concorrentes” mais próximos em relação ao volume de tráfego de spam procedente do seu território.
Anexos maliciosos no email
Em Setembro, 3,4% das mensagens de email continham anexos maliciosos, 0,5% menos que no mês anterior.
A classificação por países, segundo os dados do módulo antivírus da Kaspersky Lab (Antivírus Mail) para detectar o spam no correio electrónico, registou mudanças significativas. OS EUA, que se mantiveram à cabeça durante 8 meses consecutivos, caíram inesperadamente para a 8ª posição. Pelo contrário, as detecções deste módulo na Alemanha aumentaram 6%.
Precisamente a Alemanha deu um grande salto quanto às detecções do componente Antivírus Mail e regista mais 6,4% que a Espanha, que está na segunda posição. O terceiro posto corresponde à Rússia, cuja participação nas detecções no seu território também subiu consideravelmente (+5,4%).
Phishing
Em relação ao mês de Agosto, a proporção de mensagens de phishing no tráfego de email duplicou e representa agora 0,03%.
A percentagem de ataques contra redes sociais não diminuiu no mês de Setembro. Esta categoria continua a ocupar o primeiro lugar em termos de popularidade entre os phishers. Os ataques contra organizações financeiras diminuíram em 3,6%, queda que pode estar relacionada com as melhorias na segurança que os bancos oferecem aos seus clientes e com a introdução de tecnologias de segurança adicionais e de autenticação.
Assuntos do spam
Em Setembro, a percentagem das mensagens da categoria “Finanças pessoais” continuou a diminuir (-20%), e baixou uma posição após estar à cabeça da classificação durante todo o Verão. Recordemos que a maioria das mensagens desta categoria contem ofertas para ganhar dinheiro de forma duvidosa. O primeiro lugar corresponde às mensagens fraudulentas, cuja participação aumentou em 36%. O spam farmacêutico caiu 14%.
Fonte: Kaspersky Lab
Comentários