TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Microsoft apela aos seus clientes com o Windows XP que actualizem

Rui Oliveira por Rui Oliveira
09/04/2013
Em Hardware, Microsoft, Negócios, Notícias, Segurança, Sistemas Operativos, Software, Windows

Com apenas um ano de distância até ao final do suporte do Windows XP, a Microsoft não se está a poupar em esforços para incentivar todos os seus clientes que ainda estão a utilizar este sistema operacional, para actualizarem para o Windows 7 ou 8. Apesar do apelo, a Microsoft parece ter em mãos um cenário não favorável para convencer os seus usuários a se afastarem do seu legado. Conheça os principais desafios para a mudança.

Foi em 2001 que o Windows XP foi lançado, e rapidamente se tornou o sistema operacional mais popular de sempre da Microsoft. Não existe nenhuma dúvida de que o Windows XP foi um sistema operacional excelente para atender às necessidades dos clientes há mais de uma década atrás. Mas segundo a Microsoft, os tempos mudaram.

Num claro apelo aos seus clientes empresariais, o gigante de Redmond refere que os negócios actuais têm uma maior preocupação em proteger os seus dados, assegurando propriedades essenciais como segurança, conformidade, e gestão adequada. A Microsoft refere que quem usa o Windows XP arrisca-se a que a segurança dos seus dados fique comprometida, quando a partir de 8 de Abril de 2014 o sistema deixar de ser suportado.

Os clientes individuais e parceiros da Microsoft que escolham continuar a usar o Windows XP, vão fazê-lo por sua conta e risco. Isto significa que, a Microsoft a partir desta data vai deixar de lançar actualizações de segurança e deixar de fornecer suporte técnico para o sistema operacional com mais de uma década de existência.

Por estas razões e como não poderia deixar de ser a Microsoft sugere que os usuários do Windows XP actualizem para o Windows 8 ou Windows 7 de modo a assegurarem a segurança dos seus dados e trazer às suas infraestruturas de TI algumas das mais recentes tecnologias presentes nos dois últimos sistemas operativos da Microsoft.

De modo a incentivar os seus usuários do Windows XP mais adversos à mudança, a Microsoft aproveitou para lembrar que podem usufruir de um desconte especial de actualização para o Windows 8:

“Se tem um negócio de pequena ou média dimensão dependente de computadores com o Windows XP Professional, poderá actualizar para o Windows 8 Pro e Office Standard 2013 e beneficiar de um desconto de 15% válido até 30 de Junho através da iniciativa “Get Modern”. Esta oferta está apenas disponível para uma migração de até um máximo de 249 licenças para as versões do Windows 8 Pro e Office 2013 Standard Edition.”

Img_ microsoft_apela_upgrade_windowsxp_02

Mas existem razões e obstáculos para a adopção de uma versão mais moderna do Windows?

Os usuários do Windows XP não parecem muito ansiosos para o abandonar devido ao que muitos analistas acreditam seja o arranque decepcionante do Windows 8. Mas está equivocado se acha que esta é a única razão por trás dessa falta de interesse nas novas plataformas da Microsoft.

A recessão económica que está a afectar pelo menos os Estados Unidos da América e os países da União Europeia também é um factor decisivo. Por essa razão muitas empresas não estão dispostas a investir na mudança para um sistema operacional mais recente, porque o sistema operacional que estão usando actualmente serve os seus propósitos. Contudo, a principal razão como é natural são os custos financeiros, pelo menos é a opinião de Adrian Foxall CEO da Camwood que foi citado pela Financial Times:

“Nestes tempos económicos difíceis, não é de surpreender que a maioria dos responsáveis por um ou mais negócios não queiram investir uma quantia substancial de dinheiro em algo que, essencialmente, está a funcionar correctamente, como é o caso do Windows XP”

Um relatório divulgado pela empresa de consultoria da empresa britânica Camwood indica que apenas 42 por cento das empresas britânicas começaram a migração para o software mais recente da Microsoft, e apenas metade das empresas britânicas refere que o processo pode ser concluído até Abril de 2014.

No mesmo estudo, 16 por cento dos administradores de TI admitiram que a falta de um orçamento para instalar uma nova versão do Windows atrasa a sua transição para um sistema operacional mais moderna. A Microsoft tem pleno conhecimento das dificuldades económicas dos seus parceiros e é por essa razão que apostou num preço de lançamento do Windows 8 bastante mais realista. Além disso os 15% de desconto para os pequenos ou médios negócios migrarem para o Windows 8 parece ser a sua estratégia para “seduzir” os seus mais antigos clientes.

Mas não se revela uma tarefa fácil derivado à quota de mercado ainda significativa do Windows XP. De acordo com números fornecidos pela Net Applications, o Windows XP está instalado em mais de 38 por cento dos computadores em todo o mundo, apesar do o Windows 7 já liderar o mercado com quase 45 por cento.

O Windows 8, por outro lado, a mais recente aposta da Microsoft no mercado de sistemas operacionais, continua a desapontar com uma quota de mercado que pouco acima dos 3 por cento até Março deste ano. Cabe-nos abrir o debate aos nossos leitores e deixar esta pergunta.

Será que a Microsoft está a ser vítima do seu maior rival – o seu legado?

Fonte: Windows Blogue

Tags: Windows XP
Partilha
Tweet
Envia
Rui Oliveira

Rui Oliveira

é formado em Engenharia Informática na Universidade de Coimbra, e tem como áreas de interesse tecnologias Web e Gadgets.

Artigos relacionados

Realme 17t design

Realme 17T aparece em imagens reais e revela novo design antes do lançamento

03/11/2026
Novo ciberataque a supermercados atinge portugal e europa

Novo ciberataque a supermercados atinge Portugal e Europa

03/11/2026
Android sms chamada segurança

SMS invisível pode cortar chamadas e bloquear smartphones Android

02/11/2026
Hackers frigorificos europa

Supermercados europeus voltam a sofrer ataques aos sistemas de refrigeração

02/11/2026

Últimas notícias

Resultados da Apple superam previsões dos analistas

Casa Branca oculta regras de avaliação de modelos de IA

Série OPPO Find X10 já está à venda em Portugal desde 1.499,99 euros

HyperOS 4 já tem calendário global: veja as datas

One UI 9: utilizadores Galaxy relatam falhas no Android Auto

Novembro junta GTA VI, Zelda e um novo Warcraft

Binance regista saídas líquidas de 3,64 mil milhões após reabertura

Apple remove 19 apps com deepfakes sexuais ocultos

Phantom Blade Zero ultrapassa 800 mil jogadores em simultâneo no Steam

Google Messages estreia novo ícone com gradiente na versão beta

Antropic muda nomes do Claude: troca Max 20x por Ultra e altera limites

MB WAY alerta para burlas que imitam SMS e chamadas oficiais

Ataques a bancos sul-coreanos expõem papel da IA

Apple enfrenta pressão com subida do custo da memória

China aposta na IA para criar robôs humanoides autónomos

Série Xiaomi TV A Pro e chega ao site global com 9 modelos

Auscultadores PlayStation Pulse chegam a Portugal por 99,99 euros

Xiaomi Smart Doorbell 4 Pro vigia visitas e encomendas

WhatsApp prepara novas definições com secções arredondadas no Android

Samsung provoca Apple com os ecrãs partidos do iPhone Duo

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.