TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Nokia: Microsoft tem de mudar cultura de empresa para êxito do Windows Phone

Jorge Montez por Jorge Montez
02/08/2013 - Atualizado a 05/08/2013
Em Mobile

Pela primeira vez nos últimos anos, a Nokia tem razões para sorrir. A gama Lumia é um êxito de vendas e a companhia finlandesa conseguiu colocar no mercado 7,4 milhões de smartphones à escala global. Os números não são comparáveis aos alcançados pela Apple e Samsung, mas atualmente os finlandeses jogam noutro campeonato: o da sobrevivência. Mas no quartel general da Nokia continuam a soar campainhas de alarme.




Os executivos da Nokia têm a perfeita noção de que mesmo fazendo os melhores aparelhos do mundo (e a gama Lumia está entre os melhores) a sua implantação no mercado global não ganhará um impulso se o SO que escolheram – o Windows Phone (WP) – não ganhar asas. E agora o vice-presidente para os app veio colocar o dedo na ferida: A Microsoft tem de “mudar a sua cultura de empresa” para que o WP seja um sucesso. É que o grande problema do Windows Phone não são os aparelhos nem o próprio sistema operativo/operacional. É a falta das principais apps que está a afetar o desempenho das vendas, de acordo com este responsável.

Brian Biniak afirmou ao International Business Times que “as pessoas confiam em aplicativos para o seu dia-a-dia e se você não tem algo que eu uso no meu dia-a-dia, eu não vou mudar [sistemas operacionais/operativos], porque eu não quero comprometer a forma que vivo minha vida só para mudar para um novo smartphone “.

Este raro desabafo mostra haver abordagens diferentes na parceria estabelecida há mais de dois anos entre a Nokia e a Microsoft. Pode-se dizer que a empresa finlandesa tem cumprido com a sua obrigação e só nos últimos 12 meses lançou 10 novos aparelhos da gama Lumia, mas já da parte da Microsoft há – de acordo com Biniak – uma mentalidade que não está adaptada ao intenso mercado mobile: Estamos a tentar mudar o pensamento cultural [da Microsoft] para dizer ‘o tempo é da essência.’ Esperar até o final de ano fiscal, quando é preciso alcançar as metas, não nos faz nenhum bem quando tenho telefones para vender hoje. ”

A crítica é violenta, mas há uma razão para que o vice-presidente da Nokia para as apps seja contundente, como o próprio explica: “Estamos a lançar novos aparelhos com frequência e para cada novo dispositivo, se houver um aplicativo essencial para alguém e ele não estiver lá é uma oportunidade perdida de uma venda. Para lhe dar uma razão para mudar, preciso garantir que as apps que a pessoa mais utiliza no seu dispositivo estão não só nos nossos telefones, mas são melhores. Eu também preciso proporcionar-lhe experiências únicas que você não pode ter nos outros dispositivos.”

Este alerta surge num momento em que as notícias são animadoras para o resultado da parceria, com os analistas a apontarem para um crescimento sustentado da venda de smartphones equipados com Windows Phone.

O TecheNet está atualmente a testar o Nokia Lumia 920 e podemos constatar em tempo real a justeza da preocupação de Brian Biniak. o smartphone é bom e o SO de qualidade e mais amigo do utilizador do que o Android e o iOS mas faltam-lhe as principais apps. Não há apps oficiais das principais redes sociais à exceção do Twitter e do Linkedin e muitas daquelas que utilizo no dia-a-dia não fazem parte do portfólio da loja do Windows Phone. O resultado é o esperado. Mesmo gostando do smartphone continuo com o meu ligado para poder fazer aquilo a que estou habituado.

Tags: microsoftNokiaWindows Phone
PartilhaTweetEnvia
Jorge Montez

Jorge Montez

é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais média portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. Vencedor do Prémio Jornalismo / Média 2017 da Associação Portuguesa de Museologia

Artigos relacionados

Whatsapp carplay
Apps

WhatsApp ganha aplicação nativa no CarPlay para facilitar a tua condução

30/03/2026
Oppo pad mini (2)
OPPO

Oppo Pad Mini surge em vídeo e mostra design ultrafino surpreendente

30/03/2026
Android auto youtube
YouTube

O YouTube chegou ao Android Auto mas não como esperavas

30/03/2026
Apple airdrop
Samsung

Samsung expande partilha com iPhone a mais modelos com um senão

30/03/2026
Google android 17
Android

Novo truque do Android 17 carrega a tua bateria mais rápido

27/03/2026
Redmi 15a
Xiaomi

Novo Redmi 15A traz bateria inesgotável e atualizações para muitos anos

27/03/2026

Comentários

Últimas notícias

Parceria entre a lenovo e david beckham foca-se na ia e futebol

Parceria entre a Lenovo e David Beckham foca-se na IA e futebol

01/04/2026
Google: computação quântica pode quebrar o bitcoin em poucos minutos

Google: computação quântica pode quebrar o Bitcoin em poucos minutos

01/04/2026
Nova ims lança agente de ia para medir o impacto de eventos

NOVA IMS lança Agente de IA para medir o impacto de eventos

31/03/2026
QNAP

Hisense define o padrão da tecnologia RGB-MiniLED e lança nova gama em 2026

WhatsApp ganha aplicação nativa no CarPlay para facilitar a tua condução

Oppo Pad Mini surge em vídeo e mostra design ultrafino surpreendente

Spin-off tático de PUBG cancelado poucas semanas após o lançamento

O YouTube chegou ao Android Auto mas não como esperavas

Pirataria digital em Portugal é 33% superior à média europeia

Samsung expande partilha com iPhone a mais modelos com um senão

Plataforma no-code Bubble usada em ataques de phishing

Tapo C615G KIT: videovigilância 4G com painel solar por 119,99 euros

SpaceX leva mais 6 satélites portugueses para o espaço

Bowers & Wilkins Pi8 e Px7 S3 chegam em novas cores em abril

ASUS lança ExpertBook B3 G1 e ExpertCenter P600 AiO para empresas

ProArt GoPro Edition chega a Portugal com IA e ecrã OLED 3K

Novo truque do Android 17 carrega a tua bateria mais rápido

Novo Redmi 15A traz bateria inesgotável e atualizações para muitos anos

Samsung Galaxy A57 5G e A37 5G chegam a Portugal a 10 de abril

HUAWEI WATCH GT Runner 2: lactato e GPS flutuante a 399€

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.