O Google Glass vai ser tomado de assalto por um dispositivo de realidade aumentada da Samsung, que em tudo se assemelha à gadget original da Google.
A Samsung está a preparar um dispositivo de realidade aumentada em tudo semelhante ao Google Glass, refere Eldar Murtazin um conceituado analista do mercado tecnológico. Normalmente os rumores avançados por Murtazin estão “destinados” a concretizam-se devido ao mesmo ter fontes bastante bem posicionados junto dos maiores gigantes tecnológicos. Por exemplo, Murtazin tinha previsto muito antes dos restantes comentadores, que a Microsoft iria comprar a Nokia. Acontecimento este que como sabemos se concretizou embora um pouco mais tarde que esperado.
O Google Glass ainda não está disponível, mas tem sido distribuído para um conjunto restrito de individualidades, e já existem um conjunto de vídeos partilhados publicamente que mostram todas as potencialidades deste dispositivo. Contudo, a Google tem sido bastante restritiva de quem tem acesso à sua inovadora Gadget, proibindo mesmo o seu empréstimo.
Em poucas palavras, ele aumenta a capacidade sensorial da sua vida, e age como um telefone, permitindo chamadas de vídeo, exibe informações sobre eventos ou informação relevante associada ao que está a ver, realizar reconhecimento de escrita quando vê um jornal ou revista, tirar fotos, filmar vídeo, entre outras inúmeros possibilidades.
Não é portanto de admirar que a Samsung deseje lançar um dispositivo semelhante à gadget da Google na primavera de 2014. Segundo Murtazin, vai-se realizar mesmo um evento Samsung Unpacked em Abril ou Maio desse ano. Em parte, esta especulação em relação a este novo dispositivo faz todo o sentido. Um relógio por mais interessante que seja, como parece ser o caso do Galaxy Gear, não é por si só suficiente para disponibilizar uma capacidade extra sensorial de um ser humano, no campo visual. E talvez até agora, o dispositivo da Google é o que mais pode completar as tarefas diárias, dependendo claro a que preço vai chegar ao mercado.
Em relação ao “quando” do Google Glass, existem rumores que uma versão orientada para consumidor poderá sair ainda antes do final deste ano. Se assim for a Google não poderá ter grande margem de erro, se quiser conservar a vantagem competitiva que ainda tem em relação ao seus óculos inteligentes.
Um pormenor é incontornável, os dispositivos de realidade aumentada prometem entrar em nossas casas e vidas.
Comentários