Campeonato Mundial 2014 está sob ameaça de ciberataque

copa-brasil

[divider]
O Campeonato Mundial de 2014, que teve início em junho, tem sofrido desde o final do ano passado com diversos protestos ao redor do país (Brasil). Recentemente, a organização ficou alerta para a ameaça da internet.

Origem da ameaça

Segundo a BBC, membros auto-declarados da Anonymous anunciaram que atacariam principalmente sites de organizações e empresas patrocinadoras dos jogos. Segundo esses membros, os ataques já são planejados e inevitáveis. As autoridades, por outro lado, dizem que estão preparadas para enfrentar a situação, mas admitem que nenhuma nação está 100% segura desse tipo de ameaça, que se assimila aos principais tipos de spam recebidos durante o ano no Brasil

Porquê a Copa?

problema-copa-brasil-ciberneticoO fato do Mundial de Futebol 2014 ser um dos principais eventos esportivos/desportivos do mundo é um dos pontos mais atraentes para os hackers, além da “oportunidade” de violar sites governamentais e de empresas, ambos em um momento de grande destaque.

Além dos gastos públicos recordes que estão sendo usados para sediar o evento, fato que também gerou protestos nas ruas e redes sociais.

É preciso temer?

Infelizmente, a fragilidade da infraestrutura de telecomunicações brasileira, a disseminação de softwares piratas e o baixo investimento em segurança online possibilitam que a ameaça de fato se concretize. E mesmo que o grupo não tenha mencionado nenhum tipo de ameaça que possa afetar o usuário comum, é preciso que todos estejam alertas, pois criminosos estão se aproveitando de tal momento para disseminar vírus utilizando informações falsas sobre a Copa ou ainda a fragilidade dos sites.

Fazer o download de um antivírus grátis, portanto, se mostra a melhor opção para manter a segurança no mundo online, em qualquer situação.

 

Crédito das imagens: Free Digital Photos

Fonte: Bitdefender

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.