TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

E.ON, iTunes e formação à distância são a maior parte do spam em Maio

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
14/07/2014
Em Segurança

A percentagem de spam no tráfego de email electrónico em Maio teve uma média de 69,8%, menos 1,3 pontos percentuais que no mês anterior, de acordo com o Relatório de Spam de Maio da Kaspersky Lab. Foram detectados inúmeros emails simulando provir de escolas e universidades, com ofertas de formação à distância. Outros envios de spam convidavam os utilizadores a comprar uma qualificação académica, bastando para tal fazer um donativo a uma igreja, que em seguida faria a entrega do título oficial de doutoramento honoris causa ao benfeitor.

Durante este período, também se detectaram muitas mensagens cujo objectivo era supostamente ajudar os universitários que têm empréstimos para pagar. As mensagens convidavam as vítimas a clicar num link onde estariam anúncios de organizações que recrutam voluntários e pessoal de ONGs. Nos EUA é possível inscrever-se em programas estatais que oferecem créditos a pessoas que realizem algum tipo de serviço em favor da sua comunidade e estes créditos compensam os empréstimos estudantis. No entanto, os envios procediam de remetentes desconhecidos que mudavam regularmente os seus endereços de email. Os links nas mensagens redireccionavam para websites recém-criados que pediam aos utilizadores que introduzissem os seus dados pessoais.

 

Em Maio, os cibercriminosos também enviaram notificações falsas em nome da iTunes Store. Informavam o utilizador que tinha comprado uma aplicação e na mensagem indicavam-lhe o nome e preço. No ficheiro anexo, onde deveria estar o comprovativo da compra, na verdade estava o programa malicioso Trojan-Banker.Win32.Shiotob.f. Os Trojans desta família roubam as paswords guardadas em clientes FTP e fazem a monitorização do tráfego de Internet dos browsers para roubar os dados de autenticação em diferentes sites.

Itunes-spam

Os clientes de outra grande companhia, a E.ON, também foram vítimas de outro ataque, onde era enviada em nome da empresa uma mensagem com o seu logotipo e o seguinte texto: “Vimos, pela presente, informar que não foi possível processar o seu último pagamento. Consulte mais detalhes no documento anexo”. No ficheiro anexo encontrava-se, então, o Trojan-Spy.Win32.Zbot.svvs, mais um representante da popular família Zbot, dedicado ao roubo de dados pessoais, sobretudo de informação bancária.

E. On-spam

Phishing

PhishingDe acordo com os resultados de Maio, os portais de email e pesquisas (32,3%) continuam a liderar a estatística das organizações mais atacadas pelos phishers com um índice que registou um ligeiro crescimento de 0,5%. As redes sociais ocupam o segundo posto (23,9%), com o Facebook à cabeça. O índice das organizações financeiras e de pagamentos (12,8%) aumentou em 0,2% tal como o das lojas online (12,1%) que continuam a ocupar a quarta posição. Por outro lado, o número de ataques phishing contra as organizações da categoria “operadores de telefonia e Internet” baixou 0,4% em comparação com Abril.

O Reino Unido foi o país com mais detecções antivírus no email, com 13,5%. Os EUA (9,9%) caíram para segundo ugar, enquanto a Alemanha (8,2%) se manteve em terceiro lugar. Quanto aos anexos maliciosos, cinco dos 10 programas maliciosos mais populares enviados por email eram representantes da família Bublik. A sua funcionalidade principal é o download não autorizado e a instalação de novas versões de malware nos computadores das vítimas.

“Os spammers estão constantemente a pensar em novos truques ou a utilizar métodos tradicionais para apanhar as suas vítimas. Este mês detectámos uma série de emails em massa que imitavam as notificações oficiais de diversos serviços e empresas. Os ficheiros anexos a estes emails continham malware da família do Andrómeda. Esta família é composta por Trojans backdoor que permitem aos atacantes controlar silenciosamente os computadores infectados, que por vezes passam a fazer parte de uma botnet“, afirma Tatyana Shcherbakova, analista sénior de spam da Kaspersky Lab.

Tags: cibercriminososKaspersky Labsegurançaspam
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

É o fundador e director editorial do TecheNet. Com carreira internacional como CEO e director comercial e de marketing em empresas em Portugal, na Suíça e no Brasil, desenvolveu uma perspectiva aprofundada sobre a intersecção entre tecnologia, negócios e mercados globais. Com formação em Gestão, Administração e Marketing pela Webster University, na Suíça, fundou o TecheNet como um projecto editorial comprometido com o rigor e a imparcialidade da informação tecnológica em língua portuguesa.

Artigos relacionados

Hp tpm guard anula falha crítica no bitlocker
Segurança

HP TPM Guard anula falha crítica no BitLocker

13/06/2026
Surfshark vpn
Guias

Por que precisas de uma VPN: como trancar as portas da tua vida digital

08/06/2026
Segurança de ia em processos críticos falha na meta
Segurança

Segurança de IA em processos críticos falha na Meta

06/06/2026

Comentários

Últimas notícias

Honor revela design do novo MagicOS 11 e abre fase de testes

Spider-Man: Brand New Day junta Hulk e Punisher no novo trailer

Honor Watch 6: A nova besta da autonomia com 35 dias de bateria

ChatGPT já permite agendar tarefas mas há um grande senão

Tim Cook avisa que o aumento de preço dos iPhones é inevitável

Crise na TSMC coloca gigantes da tecnologia nas mãos da Samsung

Android 17 chegou aos Pixels, mas faltam as prometidas novidades gaming

FIFA obriga Jamal Musiala a tapar logótipo da Beats no Mundial

Claude recebe novo modo de voz com múltiplos idiomas

OnePlus N6 impressiona com a maior bateria de sempre da marca

Captar vídeos aéreos? DJI Mini 3 regista queda de preço histórica

Android 17: A versão estável já começou a chegar aos smartphones Pixel

Qualcomm lança o Snapdragon Reality Elite para a nova geração XR

Ficas sempre sem energia? BLUETTI Elite 30 V2 com desconto irrecusável

Google Voice: A inteligência artificial agora tira notas das tuas chamadas

Oppo e Vivo preparam topos de gama que vão custar uma fortuna

Farto de áudio fraco? Hollyland Lark M2 Combo tem desconto imperdível

Samsung e Homem-Aranha unem forças para promover os novos dobráveis

Serdatia é a nova empresa do Grupo Seresco com foco em dados e IA aplicada

OpenAI Academy lança cursos para dominares a inteligência artificial no trabalho

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.