Grand Coalition for Digital Jobs Summit debate emprego e investimento nas TIC em Portugal


A CIONET e interlocutores chave Portugueses organizam a 3 de outubro o Grand Coalition for Digital Jobs Summit em Lisboa, uma cimeira que conta com a abertura pelo Presidente da Comissão Europeia de Durão Barroso, e o fecho pelo Ministro da Economia português António Pires de Lima, e pretende criar sinergias e orientar esforços conjuntos no sentido de revolucionar o emprego e investimento no setor das Tecnologias de Informação e Comunicação em Portugal.

 

Leia o comunicado de imprensa na íntegra:

 

[jumbotron background=”#f8f7f7″ color=”#333333″]

cionetLisboa, 30 de setembro de 2014 – A CIONET, a maior comunidade de executivos de TI na Europa, com mais de 4.400 CIOs e CTOs, organiza em Portugal a cimeira Grand Coalition for Digital Jobs para criar medidas concretas para colmatar o desemprego, a falta de competências na área de tecnologias, a incompatibilidade entre profissionais desempregados e as competências que o mercado procura e para aumentar a retenção de talento no país.

O Grand Coalition for Digital Jobs é uma iniciativa a nível Europeu, lançada pela Comissão Europeia em Março de 2013 e sistematizada num conjunto de princípios constantes da Davos Declaration on the Grand Coalition for Digital Jobs. A Comissão está a liderar uma parceria com múltiplas partes interessadas para colmatar a falta de competências digitais na Europa e as várias centenas de milhares de vagas não preenchidas no domínio das TIC. A Comissão Europeia tem vindo a acompanhar a iniciativa desde o início, em parte, dada a elevada envolvência e impacto na promoção do emprego, em particular o jovem. Por toda a União Europeia líderes empresariais têm-se juntado ao Grand Coalition e defendido a Declaração de Davos para o Grand Coalition for Digital Jobs.

O porquê deste evento?

Em Portugal, o gap entre oferta e procura é bastante alarmante na medida em que existe um elevado nível de desemprego, em particular nos jovens, e ao mesmo tempo inúmeras empresas e instituições, nomeadamente PME, parte significativa do nosso tecido empresarial, não fazem ainda um leverage adequado das tecnologias de informação. Em simultâneo, existem ainda oportunidades de investimento, quer privadas quer públicas, que não chegam aos empreendedores e que não são devidamente utilizadas para o fim a que se propuseram.

Os temas em debate?

O Grand Coalition for Digital Jobs Summit surge em Portugal sob a alçada do European Grand Coalition para colmatar estes desafios a nível de emprego e investimento no setor das tecnologias e para fazer o alinhamento das competências com as oportunidades de crescimento da economia e do país. A cimeira junta APDC, APDSI, FCT, FPC, ISACA, PBS, TICE.PT e UCP na liderança de quatro sessões plenárias com os seguintes temas: Agenda Digital e Crescimento Económico; Realinhamento de Talentos: Educação, Formação e Requalificação; E-skills, Emprego Digital e Procura Futura; e Novos Drivers de Emprego: Atração de “Geradores” de Emprego Digital.

Os objetivos da cimeira?

O evento tem como objetivo desenvolver planos de ação nestas quatro vertentes, tendo em vista três principais linhas de ação: retenção de talentos no setor das tecnologias, a atualização de competências, e a atração de “geradores” de emprego digital para o nosso país. No final, pretende-se inteirar o poder politico das iniciativas de emprego digital necessárias e desenvolver e partilhar boas práticas de re-skilling e retenção de talento, estabelecendo objetivos de curto e médio prazo para apresentação de resultados concretos.

Quem estará presente?

Durante a cimeira conta-se com intervenções de líderes chave quer a nível nacional como europeu, como o Presidente da Comissão Europeia, o Ministro da Economia português, a Secretária de Estado da Ciência e o Digital Champion português de 2013. O debate irá reunir representantes de instituições públicas e privadas, fundações e empresas como FCT, IAPMEI, HP Portugal, ESPAP, ES Tech Ventures, Banco BIC, NOS, Anacom, Deloitte, Ericsson, CRITICAL Software, ANJE, IST, Microsoft, OutSystems, IEFP, Ynvisible e Fundação Gulbenkian. A Fundação Portuguesa das Comunicações, durante um dia, junta assim interlocutores das mais variadas áreas para dar resposta às necessidades do setor das tecnologias e do país.

Rui Serapicos
Rui Serapicos, Managing Partner da CIONET

Rui Serapicos, Managing Partner da CIONET afirma que “o envolvimento das várias associações do setor das TIC demonstra o empenho que a sociedade civil está a fazer pelo desenvolvimento e posterior implementação de medidas com real impacto no emprego digital em Portugal. O que pretendemos é dar um contributo real a quem realmente está interessado em mudar a situação do país. Todas as associações demonstraram um enorme sentido de missão ao se comprometer com as ações que esta iniciativa está a desenvolver.” A CIONET afirma que é uma das formas de revitalizar a economia portuguesa, quer pela criação de emprego, pela capitalização interna do talento nacional, pela criação de novos pontos de investimento estrangeiro ou mesmo pela revitalização do ciclo económico com todas estas oportunidades em andamento.

 

Sobre a Grand Coalition for Digital Jobs

Numa altura em que a Europa enfrenta um desemprego massivo, as empresas em todos os setores enfrentam um déficit crítico de especialistas talentosos TIC. A imagem contraditória revela um descompasso entre a oferta e procura de competências no atual mercado de tecnologia em rápido desenvolvimento. Como resultado a Europa pode enfrentar uma escassez de até 900 mil profissionais de TIC em 2020, arriscando o seu potencial de crescimento e competitividade digital.

Foi por isso que em março de 2013, a Comissão Europeia lançou a Grand Coalition for Digital Jobs: uma parceria multi-stakeholders que se empenha em facilitar a colaboração entre tecido empresarial e educação, agentes públicos e privados para agir atrair jovens para o ensino das TIC e requalificar pessoas desempregadas. O nosso objetivo é começar a aumentar a oferta de profissionais de TIC até 2015, de modo a assegurar um número suficiente dos mesmos na Europa num futuro próximo.

Mais informação em: https://ec.europa.eu/digital-agenda/en/grand-coalition-digital-jobs

 

Sobre a Davos Declaration on the Grand Coalition for Digital Jobs

No dia 24 de janeiro de 2014 o Presidente da Comissão Europeia José Manuel Barroso e a Vice-Presidente Neelie Kroes reuniram-se com executivos de toda a economia global em conjunto com o Fórum Económico Mundial, em Davos para aprofundar e alargar a rede de apoio corporativo para a Grand Coalition for Digital Jobs.

Líderes corporativos foram convidados a aprovar a Declaração de Davos sobre a Grand Coalition for Digital Jobs, a fim de realizar os seguintes:

  1. Oferecer mais e melhores oportunidades de formação, criando, assim, 100.000 estágios adicionais em 2015
  2. Cooperar com outras partes interessadas para modernizar os sistemas de educação e formação, para que nenhum aluno deixe a escola ou ensino superior sem um conjunto básico de competências em TIC
  3. Aumentar o awareness das TIC e promover credenciais internacionalmente aceites, em particular, a dedicar uma parte dos orçamentos de marketing das empresas para contribuir para ações destinadas a melhorar a imagem das TIC como um campo excitante de trabalho com grandes perspetivas de carreira

Grandes e pequenas empresas, organizações representativas e parceiros sociais são convidados a participar neste esforço comum. Mais informação em http://ec.europa.eu/digital-agenda/en/news/davos-declaration-grand-coalition-digital-jobs.

 

 

Sobre a CIONET | What’s next

A CIONET é a maior comunidade de executivos de TI na Europa. Temos associados mais de 4.300 CIOs, CTOs e Diretores TI de um vasto leque de sectores, culturas, formações académicas e gerações. Em Portugal a CIONET conta com uma rede crescente já com mais de 200 membros. A missão da CIONET é nutrir e desenvolver essa especialidade fornecendo aos executivos de topo de TI os recursos que precisam para concretizar o seu máximo potencial.

A CIONET desenvolve, gere e modera uma matriz integrada de ferramentas e serviços a partir da plataforma online da CIONET – a primeira rede social do mundo para CIOs – de uma série de eventos de networking offline, conferências, workshops e programas para executivos todos adaptados para gestão de topo. A CIONET também fornece o acesso exclusivo às mais recentes pesquisas através de publicações regulares online e offline e um número de relações de valor acrescentado com parceiros-chave do mundo académico e empresarial.

[/jumbotron]

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.