Seedcamp investe em Lisboa com novo fundo de 30 milhões de euros


O Seedcamp Lisboa, que se irá realizar a 2 de outubro, na Culturgest, em Lisboa, vai reunir, num só espaço, dez startups, os maiores investidores europeus, especialistas internacionais de empreendedorismo, empreendedores nacionais de sucesso, a embaixadora do Reino Unido em Portugal e o ministro da Economia. O evento, associado a um dos maiores fundo de investimento “de arranque” para startups da Europa, é organizado pela Beta-i em Portugal, com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, e complementa-se com o Techtour, que traz ao país investidores que representam mais de 12 mil milhões de euros.

O Seedcamp é um dos maiores fundo de investimento “de arranque” para startups da Europa. Desde 2007, já permitiu às startups conseguirem 190 milhões de dólares, tendo investido em 119 empresas, das quais 84 ainda estão operacionais e 9 foram adquiridas. Isto permitiu a criação de mais de mil empregos. Introduzido em Portugal pela Beta-i, o Seedcamp Lisboa encontra-se na 3.ª edição. Embora tenha recebido candidaturas de mais de 8.000 startups de 70 países, Portugal é, fora o Reino Unido, o país com mais investimentos por parte do Seedcamp com um total de sete startups apoiadas: Modelo3, CrowdProcess, Codacy, Hole19, Popcorn Metrics, Zercatto e Cashtag, quase todas alumni da Beta-i e do acelerador Lisbon Challenge.

Pedro Rocha Vieira, presidente da Beta-I sublinhou: “De acordo com a Informa D&B, todos os anos, iniciam atividade 22 mil novas empresas. As startups já constituem 6% do tecido empresarial e, sozinhas, são responsáveis por 18% do emprego criado em cada ano. Não é uma surpresa que Portugal seja o segundo país do mundo com mais startups investidas pelo Seedcamp. É com grande orgulho que vemos a nossa missão na Beta-i está a ter impacto. E a tendência mantém-se: nesta edição do Seedcamp, das 10 startups que irão fazer um pitch, 7 são alumni do Lisbon Challenge e outra da Beta-i. É mais uma prova de que Portugal pode – e é – um líder na Europa na área do empreendedorismo”.

Entre as startups que vão apresentar o seu projeto, incluem-se uma aplicação de reconhecimento biométrico a partir da atividade cardíaca, um concierge virtual, uma plataforma de recrutamento para programadores e uma ferramenta capaz de prever incêndios florestais. Ao todo são dez projetos que vão apresentar-se a especialistas em desenvolvimento de produto e de negócios e investidores internacionais. Aqueles que apresentarem os pitchs mais promissores serão escolhidos para participar no Seedcamp Week em Berlim, em novembro, de onde sairão os próximos investimentos.

Nesta edição, o Seedcamp irá decorrer simultaneamente com o Tech Tour Iberia, um evento promovido em Portugal pela Caixa Capital que será realizado nos dias 1 a 3 de Outubro em Valência (Espanha) e Lisboa, e que traz ao país os mais influentes investidores europeus, para lhes apresentar as melhores oportunidades de investimento na península e algumas das histórias de sucesso. No total, estes investidores representam fundos de mais de 12 mil milhões de euros. Entre as empresas de capital de risco, incluem-se: 360 Capital, Accel Partners, Adara Venture Partners, Balderton Capital, Bosch, DN Capital, Evonik, Fidelity Growth Partners, Greylock Partners, Index Ventures, Medtronic, Pathena, e United Ventures.

 

Programa

14:00 – 14:05 Abertura pela Embaixadora do Reino Unido em Portugal, Kirsty Hayes

14:05 – 14:30 Boas-vindas por Pedro Rocha Vieira, Presidente da Beta-i e Carlos Espinal, Partner do Seedcamp

14:30 – 15:30 Pitchs das startups

15:30 – 16:00 Coffee break

16:00 – 16:30 Painel com investidores: Harry Briggs e Carlos Espinal

16:30 – 17:00 Coffee break

17:00 – 17:05 Boas-vindas ao Caixa Tech Tour por José de Matos, Presidente da Caixa Geral de Depósitos

17:05 – 17:20 Discurso de António Pires de Lima, Ministro da Economia

17:20 – 18:30 Painel: 5 histórias de startups de sucesso

Luís Teixeira, Director de Operações da Farfetch

Bento Correia, CEO da VisionBox

Carlos Oliveira, Fundador da Mobicomp e ex-Secretário de Estado do Empreendedorismo

Carlos Silva, CEO da Seedrs

 

Sobre as startups selecionadas pelo Seedcamp:

B-Guest — É o concierge inteligente que aumenta a inovação e o nível de serviço aos hóspedes do hotel, com um reflexo positivo para as vendas. Funciona como um membro do staff virtual para vender serviços através de sugestões a cada cliente, de acordo com o seu perfil específico, tipo de viagem, hora do dia entre outros critérios.

Trip Dashboard — Uma plataforma web que pretende apoiar instituições turísticas a otimizar a sua oferta em tempo-real.

Legal Flow Uma ferramenta para gestão de processos legais. Um software fácil de usar e visualmente atrativo para a nova geração de advogados.

Vitalidi –— Reconhecimento biométrico baseado no sinal electrocardiográfico (ECG). Permite recolher os sinais de forma não intrusiva, a partir das mãos, usando eléctrodos não metálicos e sem gel, algo que pode ser incluído numa miríade de dispositivos.

Skilleo — É um serviço online de recrutamento para programadores e empresas da área das TIC. Para além dos anúncios de empregos, disponibiliza competições online de programação, onde os programadores podem desenvolver competências extra ou mostrar todo o seu valor.

DoDoc — Uma ferramenta que permite formatar um documento inteiro, segundo regras de publicações específicas, apenas com um clique.

WeClipse – Uma forma criativa e única de comunicar através de vídeos com os amigos.

Earthindicators — Uma ferramenta de gestão e monitorização florestal, muito fácil de usar e acessível. Permite recolher leituras de sensores para monitorização em real time (ex: útil para os incêndios) e uma capacidade de análise de grande volume de dados.

Ignidata Uma empresa tecnológica que desenvolve uma plataforma business to business como serviço. Possibilitam a marcas e negócios lançar estudos de mercado online obtendo feedback em tempo real. Apoiam-se sobre Big Data para processar e analisar os dados, de forma a aportar mais valor ao negócio dos clientes, distribuindo os estudos de uma forma transparente, fácil e barata.

 

Sobre o Seedcamp:

O Seedcamp é o fundo Europeu líder em micro-seed investment e mentoring dedicado a startups em fase inicial. O fundo apoia empreendedores de todo o mundo que sejam altamente ambiciosos, e ajuda-os a desenvolver negócios multimilionários através da sua rede de contactos, do know-how especializado, e de capital. O Seedcamp tipicamente investe 50.000€ na startup e acelera-a de forma a garantir um bom product market fit, tracção, crescimento e potencial de expansão, desde a fase de investimento inicial até à Oferta Pública de Aquisição (IPO em inglês). Cerca de 80% das startups investidas pelo Seedcamp garantiram outras rondas de investimento de investidores internacionais de peso, tais como a Index Ventures (que investiu em empresas como a Skype, Moleskine, SoundCloud e Moo), representando um valor agregado de 50 milhões de euros.

 

Sobre a Caixa Capital

A Caixa Capital é a sociedade gestora de fundos de capital de risco do Grupo CGD e exerce a atividade desde que esta foi regulamentada em Portugal, há mais de duas décadas, dispondo de uma posição de destaque no mercado em termos de dimensão da carteira, dos fundos sob gestão e do montante investido.

A Caixa Capital tem por missão investir em fundos e projetos empresariais liderados por equipas de gestão qualificadas, com elevado potencial de crescimento e valorização, que perspetivem uma adequada remuneração dos capitais próprios e contribuam para gerar riqueza e bem-estar social, de forma responsável e sustentada.

 

Sobre o Tech Tour Iberia:

A missão do Tour Tech Iberia é para promover o investimento nas empresas de tecnologia mais promissora baseadas na península Ibérica. Trazemos um grupo experiente de investidores internacionais e empresas em conjunto com os próximos vencedores do empreendedorismo ibérico. Ao longo de dois dias, vamos mostrar as 25 principais oportunidades de investimento na península Ibérica, bem como apresentar algumas das grandes histórias de sucesso. A principal característica do Tech Tour é independência e qualidade já que o comité de seleção trabalha arduamente de forma a garantir que apenas as melhores empresas são selecionadas para apresentar. Desde a sua criação em 1998, o Tour Tech construir um track-record relevante sendo uma importante plataforma colaborativa para o ecossistema de inovação na Europa.

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.