Cerca de 55% dos gestores quer aceder a soluções de gestão através de equipamentos móveis

Importância do Universo Móvel no Mundo da Gestão
  • Os gestores apontam as soluções de gestão de stocks como a funcionalidade que querem mais num ambiente de mobilidade (44%), seguindo-se o CRM on-the-go (20%), Contabilidade (24%), Suporte (9%) e Gestão de Documentos (6%)
  • No estudo da PHC, “Importância do Universo Móvel no Mundo da Gestão”,  registou-se também que os gestores passam uma média de 13 horas por semana fora da sede

 

A PHC, fabricante nacional de aplicações de gestão, realizou um estudo de mercado dedicado à “Importância do Universo Móvel no Mundo da Gestão”, que, tal como o próprio nome indica, teve como principal objetivo saber se o software de gestão faz parte integrante da mobilidade a que o contexto empresarial cada vez mais exige. A PHC quis saber a opinião dos gestores sobre a necessidade de acederem ao software de gestão em qualquer lugar, e sobre as mais-valias que isso pode representar.

Neste estudo, que teve uma amostra de 200 empresas nacionais de vários setores de atividade, em Portugal Continental e Ilhas, a grande maioria dos gestores (60%) realça já fazer um bom uso da mobilidade ao trabalhar bastante fora do escritório, registando-se que os gestores passam uma média de 13 horas por semana fora das suas empresas. Com a esmagadora maioria (85%) a possuir dispositivos móveis, chegou-se também à conclusão que há cada vez mais gestores a quererem o acesso às soluções de gestão através do smartphone e do tablet. O estudo aponta que 55% dos inquiridos diz tratar-se de uma função importante para a sua empresa, sendo eleita a gestão de stocks como a funcionalidade que querem mais num ambiente de mobilidade (mais importante para 44% dos inquiridos). Também muito importantes são as funções de CRM on-the-go (20% das respostas), seguidas do acesso a dados de Contabilidade (24%), Suporte (9%) e Gestão de Documentos (6%). Em igualdade no sexto posto vêm as funções de Gestão de Projetos, Gestão de Equipas e Gestão de Pessoal, que reuniram 3% dos votos cada.

Quando questionados sobre quais as mais-valias da mobilidade, os gestores apontaram a maior capacidade de resposta aos clientes e aos fornecedores como o mais importante para a utilização dos dispositivos móveis a nível profissional. Quanto à ordem de importância das vantagens para as empresas: 1º e mais importante – Maior Capacidade de Resposta Cliente/Fornecedor; 2º – Acesso à Informação em Tempo Real; 3º – Maior Produtividade; 4º – Mobilidade da Força de Trabalho; 5º e menos importante – Maior Comodidade.

É também importante realçar que 60% dos respondentes revelaram ainda não ter feito qualquer tipo de investimento para ter o seu software de gestão acessível através de plataformas móveis. Contudo, dos 120 gestores que referiram que ainda não investiram, 54 já possuem planos para o fazer a curto prazo, o que promete um crescimento significativo.

Francisco Caselli“Os smartphones, portáteis e tablets conquistaram um lugar muito importante no nosso dia-a-dia e mudou claramente a forma que temos de trabalhar. Derivado a isso, exige-se uma cada vez maior mobilidade às forças de trabalho, que têm agora um novo desafio – estar sempre ativos, online, com uma capacidade de resposta cada vez mais rápida. Neste estudo, pudemos verificar que o software de gestão on-the-go desempenha um papel cada vez mais importante no quotidiano atual e futuro das empresas”, disse Francisco Caselli, Research Director da PHC.

O estudo foi realizado em junho de 2014, através de entrevistas realizadas por telefone e via email a um universo de 200 empresas nacionais de vários setores de atividade, em Portugal Continental e Ilhas.

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.