TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Música: Spotify recorda as últimas seis décadas

Paula Pedro Martins por Paula Pedro Martins
20/06/2015
Em Notícias





O Spotify está a fazer uma viagem ao passado com o anúncio das músicas mais ouvidas dos últimos 50 anos – começando na década de 50 e passando pelos anos 2000.

Para ajudar os utilizadores a fazerem uma viagem pela música nas últimas cinco décadas, o Spotify criou o Taste Rewind, uma aplicação especial que revela que música estariam a escutar se vivessem noutra época, com base nos seus hábitos de escuta atuais.

Para tal, analisou os hábitos de escuta entre idade e género para determinar quais as décadas que mais ressoaram em termos de preferências musicais. Os hits dos anos 90 são os mais populares entre as ouvintes femininas e a música dos anos 80 é mais popular entre os homens.

Quando se trata da idade, a música dos anos 80 é mais relevante entre utilizadores com idades inferiores a 19 anos ou dos 30-39, 40-49 e dos 50-59. A música dos anos 90 é mais popular entre utilizadores em idades entre os 20 e os 29 anos e a música dos anos 60 é mais escutada entre utilizadores acima dos 60 anos.

Com mais de 5.5 milhões de playlists específicas por década no Spotify – 63% das quais criadas por homens – os anos 80 reinam com supremacia como a melhor década entre os fãs. O hit de 1981 dos Journey, Don’t Stop Believin’, revela-se um clássico intemporal, sendo a canção mais escutada através de todas as playlists por década.

Olhando 50 anos para trás, a canção mais ouvida de entre as playlists dedicadas aos anos 50 é uma em que toda a gente a canta em conjunto: Lollipop das Chordettes. O single de funk de 69 dos The Isley Brothers, It’s Your Thing, está no topo da lista para as mais ouvidas dos anos 60 e o hit de 1975 dos Electric Light Orchestra, Evil Woman, encabeça a lista nas playlists dos anos 70.

Mas é a música dos anos 80 a favorita entre os utilizadores, com mais de 1.7 milhões de playlists criadas para celebrar os sons desta era. Enquanto a Don’t Stop Believin dos Journey está no topo da lista, o single de 1987 da Whitney Houston I Wanna Dance with Somebody (Who Loves Me) e a Billie Jean de 82 do Michael Jackson surgem num próximo segundo e terceiro lugar, respetivamente.

O grupo mais internacional da pop no feminino, as Spice Girls, tomou de assalto a década de 90, e o seu single de 1996 Wannabe encabeça a lista das músicas mais escutadas nas playlists dos anos 90, acima da Under The Bridge, de 1991, dos Red Hot Chilli Peppers e do hit de 1994 Waterfalls, dos TLC.

O R&B dominou as tabelas nos anos 2000 e o hit de 2002 do Usher, Yeah!, é a música mais escutada para as playlists do novo milénio, seguida de perto pelo single de 2003 da Beyoncé Crazy In Love e pelo artista reggae, Shaggy, com o seu single de 2000: It Wasn’t Me.

O Spotify, que recentemente revelou as músicas mais ouvidas pelos portugueses, criou as playlists com o top 20 das músicas mais escutadas desde os anos 50 até aos 2000s.

Para escutar as playlists visite https://spotify-tasterewind.com

Tags: músicaplaylistsSpotifyTaste Rewind
Partilha
Tweet
Envia
Paula Pedro Martins

Paula Pedro Martins

Jornalista, colaboradora em várias publicações, nomeadamente, as revistas “Pais & Filhos” e “Bebé d’Hoje”. Dedica-se também ao guionismo na área do entretenimento televisivo e à escrita para crianças. Foi coordenadora e editora em portais de referência. E é apaixonada por música, cinema e viagens.

Artigos relacionados

Realme 17t design

Realme 17T aparece em imagens reais e revela novo design antes do lançamento

03/11/2026
Sets lego hello kitty and friends chegam em 2027

Sets LEGO Hello Kitty and Friends chegam em 2027

06/10/2026
Lego natal

LEGO prepara outubro com Wallace & Gromit, Pokémon e Natal

25/09/2026
Google oferece 100 mil bolsas de formação digital e em ia

Google oferece 100 mil bolsas de formação digital e em IA

24/09/2026

Últimas notícias

Novo ciberataque a supermercados atinge Portugal e Europa

HyperOS 4 já tem calendário global: veja as datas

One UI 9: utilizadores Galaxy relatam falhas no Android Auto

Novembro junta GTA VI, Zelda e um novo Warcraft

Binance regista saídas líquidas de 3,64 mil milhões após reabertura

SMS invisível pode cortar chamadas e bloquear smartphones Android

Supermercados europeus voltam a sofrer ataques aos sistemas de refrigeração

Apple remove 19 apps com deepfakes sexuais ocultos

Phantom Blade Zero ultrapassa 800 mil jogadores em simultâneo no Steam

Google Messages estreia novo ícone com gradiente na versão beta

Antropic muda nomes do Claude: troca Max 20x por Ultra e altera limites

MB WAY alerta para burlas que imitam SMS e chamadas oficiais

Ataques a bancos sul-coreanos expõem papel da IA

Apple enfrenta pressão com subida do custo da memória

China aposta na IA para criar robôs humanoides autónomos

Série Xiaomi TV A Pro e chega ao site global com 9 modelos

Auscultadores PlayStation Pulse chegam a Portugal por 99,99 euros

Xiaomi Smart Doorbell 4 Pro vigia visitas e encomendas

WhatsApp prepara novas definições com secções arredondadas no Android

Samsung provoca Apple com os ecrãs partidos do iPhone Duo

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.