Pro-ject Essential II: um gira-discos para a era digital

gira-discos digital e analógico

Pronto a usar, com excelente qualidade de som e preço razoável: assim é o novo Essential II Digital da Pro-ject, o gira-discos que suporta os sistemas analógico e digital.

Até agora, os gira-discos com conversão digital eram pouco mais do que uma curiosidade – nem muito bons enquanto leitores de discos de vinil e não propriamente brilhantes nas suas qualidades digitais. Foi preciso a Pro-ject, a empresa austríaca líder mundial na produção de gira-discos, para nos trazer uma máquina que junta qualidade de som analógica e digital num só equipamento fácil de instalar e de usar, mas com uma qualidade não menos importante: um preço razoável.

Enquanto os gira-discos convencionais são concebidos para serem ligados a uma cadeia de hi-fi com entrada analógica “phono” dedicada, o Essential II Digital é uma peça muito mais polivalente. Primeiro que tudo, porque a Pro-ject dotou este modelo de um pré-amplificador que lhe permite ser ligado a qualquer entrada analógica de um sistema de alta fidelidade (mesmo sem entrada dedicada para gira-discos); depois, porque a eletrónica integrada é capaz de converter diretamente o suave som do vinil num sinal digital de alta resolução através de uma saída digital ótica.
Isto significa que este gira-discos pode ser usado em praticamente qualquer cenário de utilização, incluindo a ligação crescente a equipamentos que possuem apenas entradas digitais, como é o caso de muitas barras de som e modernos sistemas multi-room.

Os possuidores de sistemas de hi-fi convencionais podem perfeitamente usar o Pro-ject Essential II Digital na sala, mas têm agora a flexibilidade de poder desfrutar do som do vinil também no quarto ou no escritório, simplesmente ligando-o a uma coluna amplificada com entrada analógica ou digital, por exemplo.

Disponível em preto, branco e vermelho o Essential II Digital vem completo e pronto a usar, equipado com braço pré-afinado e uma célula Ortofon OM5.

O preço é de 438 euros. Um prato em acrílico translúcido está disponível como opção por 110 €.

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.