Os especialista de segurança da Avast identificaram um novo ransomware, denominado Hucky, que consegue iludir os sistemas de segurança. O novo código malicioso, que circula na internet, é semelhante ao Locky, um ransoware capaz de criptografar os ficheiros do utilizador e acrescenta a extensão ‘.locky”. Com o intuito de enganar e confundir os sistemas de segurança, o ransomware Hucky cria arquivos com a extensão ‘.locky”. No entanto, segundo os especialistas da Avast, o Locky não usa mais estas extensões, o que levou a equipe a identificar a nova ameaça.
Os analista de segurança da Avast revelaram que, neste momento, a Hungria é o único país afectado. No entanto, uma vez que a capacidade de distribuição de vírus de computador pela Internet é extremamente elevada, os especialistas estimam que rapidamente chegará a outros países. Para se defenderem, os utilizadores não devem abrir arquivos de origem desconhecida ou duvidosa, quer os enviados através dos diversos serviços de mensagens online quer os enviados via e-mail.
Marco Rodrigues, diretor da Stity Tecnologia, distribuidora dos produtos de segurança da Avast no Brasil, também recomenda desativar as macros do Microsoft Office e que elas nunca sejam habilitadas em arquivos desconhecidos ou enviados por estranhos. “Sem dúvida, manter também os backups diários e atualizados já se mostrou uma atitude altamente eficaz, uma vez que é possível recuperar os arquivos sem pagar o resgate, tão logo os sistemas, diretórios e servidores de arquivos sejam desinfetados. Este cuidado de ser adotado todos os dias”.
Para conhecer as soluções de proteção da Avast no Brasil e em Portugal visite:
http://www.stity.com.br ou https://www.avast.com//pt-pt
Comentários