TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Vodafone Portugal atinge velocidades próximas do 5G em testes reais

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
09/02/2017
Em Notícias

Mantendo-se na vanguarda da inovação, a Vodafone Portugal é um dos primeiros operadores europeus a atingir na sua rede móvel velocidades LTE de Gigabits, muito próximas das velocidades 5G. O objetivo foi alcançado numa demonstração realizada pela Vodafone Portugal, em parceria com a Ericsson e com a Qualcomm Technologies, Inc (empresa subsidiária da Qualcomm Incorporated), onde se verificaram velocidades de 1Gbps sem recurso a ligação por cabo.

A demonstração incluiu a transmissão de ficheiros para um equipamento móvel Qualcomm® Snapdragon™ X16 LTE pré-comercial, tendo sido testadas com sucesso algumas das potencialidades que esta inovação tecnológica permitirá em termos de experiência de utilização, como, por exemplo, abrir uma página web de forma instantânea ou descarregar um vídeo Ultra HD/4K de 1GB em menos de dez segundos.

Antecipando aquela que será a rede móvel do futuro, a Vodafone tem vindo a preparar as suas infraestruturas para atingir velocidades na ordem de 1Gbps, quer através do upgrade do software atualmente existente e desenvolvimento de funcionalidades como a modulação de 256QAM (que permite elevadas taxas de transferência de informação), como através da instalação de antenas com tecnologia 4×4 MIMO e agregação downlink de três portadoras de frequências.
Outro fator diferenciador do investimento que a Vodafone Portugal tem feito para se continuar a afirmar como líder em termos de inovação é a capacidade de agregar duas portadoras de uplink com modelação 64QAM, permitindo ao utilizador velocidades de envio de ficheiros, por exemplo para o Facebook, até 150Mbps.

Reconhecida como o operador de telecomunicações líder na qualidade e desempenho das redes móveis – de acordo com o mais recente estudo independente levado a cabo pela P3 Communications (referência mundial de testes de aferição da qualidade das redes móveis), e com a melhor internet do mercado segundo a DECO PROTESTE –, a Vodafone continua, assim, a trabalhar para entregar o melhor serviço aos seus Clientes.

Este é mais um marco na história de inovação da Vodafone Portugal que, ao reforçar o investimento na sua rede móvel de última geração, contribui para melhorar significativamente a experiência de telecomunicações dos utilizadores, levando a mais avançada tecnologia aos seus Clientes.

Via comunicado de imprensa

Tags: 5gEricssoninovaçãoqualcommrede móvelredes móveistelecomunicaçõesvodafone portugal
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

É o fundador e director editorial do TecheNet. Com carreira internacional como CEO e director comercial e de marketing em empresas em Portugal, na Suíça e no Brasil, desenvolveu uma perspectiva aprofundada sobre a intersecção entre tecnologia, negócios e mercados globais. Com formação em Gestão, Administração e Marketing pela Webster University, na Suíça, fundou o TecheNet como um projecto editorial comprometido com o rigor e a imparcialidade da informação tecnológica em língua portuguesa.

Artigos relacionados

Samsung galaxy s26 ultra conquista selo "melhor do teste" da deco proteste
Notícias

Samsung Galaxy S26 Ultra é o “Melhor do Teste”

20/06/2026
Disney+ dolby vision
Notícias

Más notícias: Disney+ perde Dolby Vision e filmes 3D na Europa

19/06/2026
Nebula mars 3 air
Notícias

Projetor portátil Nebula Mars 3 Air cai de preço: poupa 122 euros

19/06/2026

Comentários

Últimas notícias

Huawei Watch Fit 5: Chegam novas ferramentas de saúde feminina

Prime Day antecipado: poupa 477 euros no iRobot Roomba Plus 505.

Xiaomi HyperOS 4: a lista de smartphones que vão receber a atualização

Ugreen lança carregador GaN de 65W ultra fino com três portas

Prime Day antecipado: Samsung Galaxy Watch Ultra com 325 euros de desconto

Samsung Galaxy S26 Ultra é o “Melhor do Teste”

Relatório de ciberameaças da INTERPOL revela escala industrial do cibercrime na Ásia

Novo trojan de acesso remoto ameaça ecossistema Android

Apple: O preço do iPhone 18 Pro pode assustar

Queda de preço no Xiaomi Pad 8 Pro: poupa mais de 150 euros

HP revela novo ecossistema de colaboração baseado em IA

ChatGPT fica mais inteligente na saúde com o novo GPT-5.5

Dataland: O primeiro museu de arte gerada por IA do mundo

Anthropic suspende modelos Fable 5 e Mythos 5 por ordem dos EUA

Más notícias: Disney+ perde Dolby Vision e filmes 3D na Europa

Adeus monopólio: UE quer forçar a Apple a abrir o iCloud

Google revela que 44% dos portugueses planeiam compras na Black Friday

Projetor portátil Nebula Mars 3 Air cai de preço: poupa 122 euros

Android 17: Um bug bizarro bloqueia o Wi-Fi nos smartphones Pixel

Apple é obrigada a abrir o iOS a lojas alternativas no Brasil

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.