Konica Minolta e Pioneer acordam JV para acelerar o lançamento da iluminação OLED

A Konica Minolta, Inc. (Konica Minolta) e a Pioneer Corporation (Pioneer) definiram o acordo para criar uma joint venture (JV), Konica Minolta Pioneer OLED, Inc., em maio de 2017 para acelerar o lançamento do negócio de iluminação OLED (iluminação do diodo emissor de luz orgânico), a pensar no sector automóvel.

Perante o aumento da procura pela sofisticação de design – uma das características de valor acrescentado mais importantes – no mercado de componentes automóveis, os carros de luxo de gama alta começaram a adotar iluminação OLED para as luzes traseiras. Futuramente, serão necessários componentes automóveis ainda mais pequenos e leves, não apenas pelo melhor design, mas por uma melhor eficiência energética global dos automóveis. Além disso, dado que as luzes traseiras são muito importantes para a segurança, os fabricantes deverão possuir tecnologias de controlo de qualidade de alto nível.

Cada vez mais a tecnologia OLED tem registado uma procura crescente nunca antes vista: iluminação para publicidade, que inclui iluminação com papel, em embalagens e iluminação de beleza – que utiliza um alto nível de restituição de cores característicos da OLED.

Respondendo às exigências do mercado, esta aliança estratégica irá combinar o método roll-to-roll de fabrico de painéis flexíveis e tecnologia de produção da Konica Minolta, com os resultados da produção em massa do painel OLED da Pioneer, já com implementação no mercado e o seu know-how do negócio OEM de eletrónica automóvel. Ao entrar no acordo, as empresas esperam que a joint venture ofereça a capacidade de fornecer iluminação com mais valias para os clientes.

A nova empresa a ser criada irá integrar o plano de negócio e de produto, desenvolvimento de produto e da tecnologia de produção, além das funções de comercialização do setor de iluminação OLED de ambas as empresas de modo a realizar as suas iniciativas.

Segmento Alvo

A atividade da nova empresa estará centrada numa nova área de iluminação automóvel, para além da iluminação para semáforos e publicidade, que a Konica Minolta disponibilizou, e as aplicações especiais de iluminação para o mercado médico e de beleza que a Pioneer promoveu. Ao consolidar a sua posição na iluminação OLED flexível, a empresa de investimentos conjuntos pretende alcançar uma faturação de 25 biliões de yens (209 mil milhões de euros) a médio-longo prazo.

Perfil da Joint Venture

Nome da Empresa: Konica Minolta Pioneer OLED, Inc.
Data prevista de criação: Maio 2017
Sede: Hamamatsucho Building, 1-1-1 Shibaura, Minato-ku, Tóquio Japão
Capital: 490 milhões yen (4 milhões euros) /(Rácio de Investimento: Konica Minolta 50%, Pioneer 50%)
Área de Negócio: Produção e venda de painéis de iluminação OLED

Resultados do negócio de iluminação OLED na Konica Minolta e na Pioneer

A Konica Minolta utilizou as suas principais tecnologias na primeira comercialização mundial dos painéis de iluminação OLED, utilizando na totalidade emissores fosforescentes em 2011. Em 2014, a empresa anunciou o painel de iluminação OLED num substrato plástico flexível, ultrafino e leve; apresentou a primeira função de cor sintonizável do mundo, o painel de iluminação OLED mais fino do mundo e com o painel de iluminação OLED branco, a maior eficácia luminosa do mundo. Estes avanços tecnológicos colocaram a Konica Minolta na vanguarda da indústria.

A Pioneer começou a produção em massa e expedição dos ecrãs OLED pela a primeira vez no mundo em 1997. Com a produção e lançamento no mercado dos ecrãs OLED para automóveis, em 2004, a empresa vendeu um total de mais de 140 milhões de ecrãs OLED e acumulou uma riqueza de tecnologias relacionadas com OLED.

Em 2012, a Pioneer iniciou a exportação dos primeiros módulos de iluminação com cor e brilho ajustáveis.

Em 2014, a Pioneer prosseguiu com a primeira produção em massa e exportação no mundo do módulo de iluminação OLED com um processo de revestimento húmido para uma camada emissora de luz, permitindo custos de produção significativamente mais baixos. Ao ser detentora de tecnologias e instalações de produção em massa de painéis de iluminação OLED, a Pioneer tem introduzido aplicações numa base ampla e diversificada, como iluminação para os ramos médico e de estética, para além de disponibilizar iluminação para automóveis.

*Este artigo é um comunicado de imprensa da Konica Minolta

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.