Análise ao Smartphone LG G6: Uma boa relação preço/qualidade

Smartphone LG G6

Procura um novo Smartphone? E que tal um modelo com características únicas, ecrã no novo formato 18:9, assinatura de prestígio, um bom interface de utilizador e que pode ser encontrado a um preço muito interessante? Hora de olhar para o smartphone LG G6.

Se, em 2016, o LG G5 foi disruptivo e mostrou potencialidades originais e dinâmicas… o que lhe garantiu um rotundo fracasso comercial num mundo formatado pelo que é a norma, fazia todo o sentido para a marca reforçar a sua aposta numa maior variedade de complementos que fortalecessem este seu incrível modelo, mas essa marca nunca seria a LG. Os sul-coreanos já nos habituaram a grandes piruetas e flic-flacs, e mais uma vez, acharam por bem mandar para o lixo todo o esforço e originalidade, regressando e começando da estaca zero.

O G5 fez rolar cabeças na administração e a marca encarou o modelo sucessor com mais calma e ponderação. Bom, de uma coisa tinhamos a certeza, seria o smartphone LG G6. Quanto à ponderação… eis que surge um modelo totalmente renovado e que iniciou uma nova era com um novo formato/medida de ecrã.

O ecrã 5,7” Quad HD com 2880 x 1440 pixels de resolução do smartphone LG G6 apresenta-se com um formato 18×9 tendo sido um dos primeiros modelos, a par com o Samsung Galaxy S8, a vestir-se com estas novas medidas.

É mais alto que o normal, o corpo encaixa muito bem na mão, tem medidas quase perfeitas, a construção é sólida, mesmo que a capa traseira tenha uma segunda protecção de tinta plástica antes de chegar ao metal.

As laterais do G6 não escondem a moldura em alumínio, e tanto o vidro frontal quanto traseiro estão protegidos por Gorilla Glass.

Na traseira encontramos as duas câmaras e o sensor de impressões digitais que dobra funções como botão power / power lock.

Como é costume, encontramos o conector USB Type C (que é à prova de água), a coluna de som e o microfone, em cima a entrada para jack 3,5mm na base do G6. De lado, a entrada para os cartões e as teclas de volume.

A LG teve de se contentar com o menos potente processador Snapdragon 821. Para quem já trabalhou com o 835, pode vir a notar alguma quebra de fluidez, mas é preciso querer mesmo tirar dúvidas. Dr qualquer forma, é muito rápido com o UI da LG que alterna entre boas soluções e outras que deveriam ser revistas.

Com 4GB RAM e 64 GB ROM expansíveis até, atenção, 2TB mediante cartão de memória, contamos com a função Always On que, como é costume na LG, é personalizável até com o nosso próprio nome, um mimo.

A marca mantem, felizmente, o comando por infravermelhos para os aparelhos lá de casa, e há compatibilidade com Dolby Vision e HDR10, o que poderá ser importante para utilizadores high-end.

LG G6

As duas câmaras principais têm 13MP cada enquanto a frontal apresenta-se com uns mais que suficientes 8MP. Tanto a frontal quanto a segunda (vamos chamar-lhe assim) principal são grande angular o que aumenta de forma extraordinária a largura do campo a fotografar/filmar.

Se na câmara frontal nos facilita a tomada de fotos de grupo, tanto em festas como à mesa, com resultados realmente “alargados”, usando a Grande Angular principal (com 125º de amplitude) empurra-nos para outro tipo de composição, como fotos de natureza, viagens e horizontes.

A comutação entre as duas objectivas faz-se por toque e é imediata. Podemos filmar em 4K com qualquer delas, mas é o detalhe da objectiva frontal principal que seduz, sendo a única que está equipada com estabilizador digital óptico.

O smartphone LG G6 é excelente para retrato, apresenta cores muito definidas e trata muito bem os pormenores. Curiosamente, não é tão boa em situações de fraca luz, onde é visível algum grão (e mais aberração na Grande Angular). E não se esqueçam é que podemos filmar e fotografar à chuva.

O smartphone LG G6 tem uma bateria de 3.300 mAh o que garante um dia de utilização e o Android 7.0 Nougat também não é alheio a uma melhor repartição dos recursos. O maior comprimento de ecrã faz brilhar o G6 na leitura de notificações e redes sociais. Esta é a medida que, só por isso, vai acabar por se tornar standard em poucos anos. E ao fim e ao cabo, um ecrã 18:9 são dois quadrados perfeitos, o que também é perfeito para multitasking.

O smartphone LG G6 tem um lugar muito próprio, destaca-se pelo ecrã e qualidade dos componentes. O UI pode não ser do agrado de todos, mas é de fácil habituação. Ainda hoje é uma excelente compra, principalmente porque o preço caiu em relação ao lançamento e à presença do novo LG V30.

Artigo anteriorPróximo artigo
João Gata
Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências na escrita que faz por aqui e por ali.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *