A aceleração do mercado global de impressões até 2022

A aceleração do mercado global de impressões até 2022

O Mercado Global de Impressões vem passando por grande aumento volumétrico desde 2012, quando representou um montante médio de crescimento perto de 2,1% em relação ao seu volume total de receita. Com a alta da demanda em 2017, o valor do mercado de impressão cresceu a 16,2% e continua em constante evolução. Segundo especialistas da Inglesa Smithers PIRA, em projeção de longo prazo para este cenário, o segmento deverá chegar ao número de 3,9% em volume até 2022.




Com o crescimento evolutivo do Mercado Global de Impressões, crescerá também a demanda e procura por estes serviços, demanda esta que resultará em uma volumetria ainda maior de informações sendo impressas, consecutivamente sendo necessário ser controlada de alguma maneira.

Desde 1970, quando foi introduzida no mercado, a impressão digital vem crescendo cada vez mais, e com isso a tecnologia de impressão está ficando cada vez mais inteligente, a um ponto de permitir controle e visibilidade geral do que se investe ao manter operações com essas tecnologias.

Algumas tecnologias e inteligências presentes no mercado conseguem quantificar, detalhadamente, informações essenciais para se obter o ROI sob todo o investimento com um parque de impressões ou inteligência de gestão para estas operações.

Muitas vezes, os benefícios da impressão trazem consigo um número significante atribuído ao desperdício de recursos de impressão, que está intimamente ligado à cultura. A cultura é o pilar que estabelece o comportamento dos indivíduos em uma sociedade, e este pilar vem definindo algumas práticas de indivíduos, aqui intitulados como usuários das operações de impressão, que estão seguindo a cada dia mais alguns costumes obsoletos, baseados em anseios próprios de usufruir de recursos corporativos de maneira exagerada ou, em muitas vezes, em caráter pessoal.

É preciso transformar impressões em indicadores e quantificar os custos recorrentes para manter o ambiente saudável, com suprimentos, manutenção, equipamentos e gestão.

Quando se fala em aspectos comportamentais, basicamente se tem em mente a imagem de que as pessoas tem comportamento próprio, quando na verdade sofrem influência por terceiros que seguem o os processos do “sempre foi assim”, e isto é cultura, é o tipo de atitude que se tem quando se observa pessoas repetindo muitas vezes os mesmos processos/erros de processos. E por fim, ocorre como na citação de autor desconhecido, “Quando um erro é repetido diversas vezes, ele acaba por tornar-se uma decisão.”.

Por incrível que possa ser, algumas empresas estão se acomodando com estas “decisões”,e pagando uma conta ainda maior do que seria se tivessem gestão de qualidade e acompanhamento contínuo.

Empresas como a NDD, detentora da solução nddPrint, tem expertise de mais de 20 anos neste mercado, sempre inovando em soluções e possibilitando que você possa fazer o controle de cada página impressa, entrando em um nível satisfatório de detalhamento de informações que irão auxiliar posteriormente na identificação exata dos custos com uma operação. Saber quanto não é o suficiente, ainda é preciso ter atitude, abrir-se às novas possibilidades e fazer uso desenfreado dos dados que a solução de gestão e controle tem a oferecer.

A intenção é evitar desperdícios, então a indicação é direcionar a utilização de políticas para disciplinar ao uso consciente e controlado dos recursos de impressão. Restringir acesso em determinados períodos, restringir funções nas multifuncionais, fazer bloqueio de impressões color ou simplex dentre uma infinidade de outras possibilidades das políticas, que podem ser aplicadas a um nível extremamente satisfatório de customização, sem necessidade de script ou conhecimento de programação.

O principal foco, com o significativo aumento das demandas no mercado global de impressões, é fazer gestão de excelência junto a um efetivo controle de impressões, somente assim os dados de gerenciamento resultarão em índices positivos de diminuição do uso das operações de impressão.

A evolução no fluxo de trabalho das pessoas tem contribuído muito para a alta destes serviços, e este é apenas mais um motivo pelo qual o controle do custo efetivo e a gestão destes serviços tornam-se importantes para prover otimização de processo e economia.

Alguns especialistas falam que os dias de impressão estão contados, mas a verdade é que o mundo não se imagina, ao menos ainda, sem impressão.

Autor: Andre Oliveira Brock – Analista de Negócios na NDD
Sou um profissional que está sempre em busca de aperfeiçoamento, tanto pessoal, quanto nos trabalhos que me designam. Procuro ser focado e disciplinado com minhas responsabilidades e motivar e orientar todos da minha equipe para que consigamos realizar as demandas da melhor forma possível. Sou flexível e bastante receptivo a feedbacks. Tenho facilidade de comunicação interpessoal e sempre estou em busca de conhecimentos. Tenho formação em Gestão de TI, pós em Governança de TI, e estou avançando meus conhecimentos em PNL, ao entendimento do ser humano, focando além da parte técnica e comercial. Gosto de assistir séries, estar em contato com os amigos, viajar e conhecer lugares novos.

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *