Estatísticas esportivas: saiba mais sobre a tecnologia dos softwares

Estatísticas esportivas: saiba mais sobre a tecnologia dos softwares

Foi-se o tempo em que somente o juiz tinha capacidade de analisar os lances dentro de campo. A tecnologia parece ter ultrapassado as barreiras do gramado e hoje você pode acompanhar todos os lances de uma partida com alto detalhamento. O futebol, que antes era um esporte totalmente passional, agora conta com grandes recursos como tecnologias de reconhecimento e sistemas estatísticos para apoiar tanto o juiz, quanto às comissões técnicas.
O futebol é um dos esportes que mais arrecada no mundo, ainda que em sua frente esteja o futebol americano, basquete e o beisebol. Por isso, é muito compreensível que os esportes mais famosos contem com recursos tecnológicos para garantir que as decisões tomadas em campo estejam corretas. Se nos gramados é possível analisar lances, fora deles é possível definir se um jogador tem um bom desempenho ou somente picos positivos. Tudo graças aos sistemas de informação.

Sorria, você está sendo filmado

Os maiores estádios de futebol do mundo contam com câmeras ao redor de sua estrutura

Os maiores estádios de futebol do mundo contam com câmeras ao redor de sua estrutura. Essas câmeras não são móveis como aquelas da televisão, elas permanecem estáticas para gravar o que acontece em um espaço do gramado. Quando a partida começa, o material filmado passa a ser enviado para um sistema que analisa automaticamente a partida, contando os passes, desarmes, chutes, distância, entre outros. É assim que nós sabemos quantos chutes à gol um time fez em um jogo.

Todas as linhas do jogo

Você sabia que a cada toque na bola, mesmo naqueles passos mais “bobos”, são considerados na formação de estatísticas? O sistema traça linhas de acordo com o posicionamento e os passes das equipes, a partir disso faz análises e entrega os resultados que vemos em programas de televisão, na internet ou mesmo nos sites de apostas. Quem gosta de apostar em partidas esportivas online sabe o quanto essas estatísticas são fundamentais para montar a sua própria estratégia. Existem sites que disponibilizam dicas para ganhar no bet365 e em outras empresas de palpites, o que ajuda bastante na hora de apostar.

Além disso, essas estatísticas também são aquelas que recebemos em aplicativos para smartphones sobre o mundo dos esportes. Por isso elas são tão completas: existe todo um trabalho de mapeamento de movimentação e depois, transformação em dados. Hoje, há uma discussão sobre a forma saudável de usar o smartphone, já que muitas pessoas estão passando dos limites, seja pelo esporte ou por notícias e redes sociais.

As análises esportivas

Já existem teorias que defendem que a Inteligência Artificial vai extinguir algumas profissões, e parece que não estamos tão distantes disso. Atualmente, é possível criar algoritmos que são capazes de gerar notícias escritas de forma quase que humanas. Inclusive, alguns jornais respeitados já estão se valendo dessa tecnologia. Alguns sites de esportes estão utilizando os robôs para escrever.
O funcionamento é automatizado: a máquina analisa uma série de dados estatísticos coletados dos métodos que citamos anteriormente. Depois, os engenheiros programam “regras” para usá-los, ou seja, quais as métricas serão importantes nesse artigo. Então, os jornalistas humanos montam “modelos” de notícias e o robô se encarrega de preencher com os dados estatísticos. De qualquer forma, será que os jornalistas que possuem um estilo único de escrita vão mesmo deixar de atuar por conta da inteligência artificial?

Se no Brasil, um dos ícones quando o assunto é futebol, ainda existe um longo caminho a ser percorrido na automatização no esporte, incluindo a recente aplicação do VAR nos jogos da Copa do Brasil, nos Estados Unidos esse tipo de recurso é utilizado também no beisebol, futebol americano e basquete. Muitos textos escritos não passam mais por revisões, sendo totalmente construídos por máquinas. Até onde a tecnologia vai entrar nos gramados ainda é um mistério que só o tempo vai nos mostrar.



Veja também | Ilumine o seu estado de espírito com a cor certa

Artigo anteriorPróximo artigo
Fabio Oliveira
é formado em Informática e Tecnologia da Informação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Com foco principal no mercado de games também tem grande interesse pela área de tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.