Sabe se está a usar o smartphone de forma correta?

Sabe se está a usar o smartphone de forma correta?

É certo que os avanços tecnológicos experimentados nos últimos anos levaram a uma mudança radical nos hábitos e práticas sociais, a tal ponto que os smartphones se tornaram elementos essenciais no nosso quotidiano. Mas a verdade é que há que ter cuidado, para não ficarmos reféns do equipamento. Assim, a Wiko oferece algumas dicas essenciais para garantir que continuamos a tirar o melhor partido dos equipamentos… sem que eles comandem a nossa vida.




  1. Estabelece limites para o uso do equipamento

Em primeiro lugar, a Wiko ressalta a importância de estabelecer limites de tempo para toda a família – sim, incluindo os adultos. É importante que os pais sejam um exemplo e racionalizem o tempo que passam em frente ao ecrã dos seus smartphones, se quiserem que os filhos adquiram um comportamento responsável no uso dos mesmos.

  1. Evita o uso do smartphone durante refeições ou reuniões

Não é importante apenas definir um limite de tempo, mas também os momentos em que se usa o smartphone. Ter o equipamento na mesa tornou-se mais do que habitual, porém tenta colocá-lo de lado ou desliga-o diretamente quando estiveres a comer ou com a companhia de amigos ou familiares. Essa ação simples permitirá que “desligues” e aproveites o momento.

  1. Desativa algumas notificações em horário laboral

Inúmeras pessoas admitem espreitar para o smartphone durante o dia de trabalho. As notificações das aplicações, que podem invadir os ecrãs dos equipamentos ao longo do dia, também durante o horário de trabalho, tornam-nos conscientes de cada movimento que ocorre no smartphone. Tenta desativar as notificações de pelo menos as aplicações mais descartáveis. Isto permitirá que reduzas o tempo gasto com o telefone, sem mencionar que evita um alerta no local de trabalho.

  1. Recupera o hábito das chamadas telefónicas

As SMS tomaram a forma de comunicação e aplicações como o WhatsApp fazem com que gastemos muito mais tempo para abordar um assunto que também poderíamos resolver com uma simples chamada. A recuperação desse hábito permitirá que economizes tempo, comuniques com mais eficiência e condenses o conteúdo de várias mensagens.

  1. Deixa o smartphone em casa

Estamos tão acostumados a levar o smartphone connosco que é difícil pensar em sair sem ele. No entanto, tentar colocar o telefone de lado e escondê-lo no porta-luvas do carro ou diretamente em casa quando realizamos certas atividades diárias, como compras ou desportos, pode ajudar-te a concentrares-te mais no que estás a fazer. Se também fizeres isso na companhia de amigos ou familiares mais próximos, que mais precisas? Tenta desligar por alguns minutos.

Artigo anteriorPróximo artigo
é admirador de Steve Jobs e Elon Musk. Apaixonado por novas tecnologias, especialmente ligadas à secção de negócios empresariais e de Gadgets, acompanha de perto todas as novidade do mundo das TI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.