É certo que os avanços tecnológicos experimentados nos últimos anos levaram a uma mudança radical nos hábitos e práticas sociais, a tal ponto que os smartphones se tornaram elementos essenciais no nosso quotidiano. Mas a verdade é que há que ter cuidado, para não ficarmos reféns do equipamento. Assim, a Wiko oferece algumas dicas essenciais para garantir que continuamos a tirar o melhor partido dos equipamentos… sem que eles comandem a nossa vida.
- Estabelece limites para o uso do equipamento
Em primeiro lugar, a Wiko ressalta a importância de estabelecer limites de tempo para toda a família – sim, incluindo os adultos. É importante que os pais sejam um exemplo e racionalizem o tempo que passam em frente ao ecrã dos seus smartphones, se quiserem que os filhos adquiram um comportamento responsável no uso dos mesmos.
- Evita o uso do smartphone durante refeições ou reuniões
Não é importante apenas definir um limite de tempo, mas também os momentos em que se usa o smartphone. Ter o equipamento na mesa tornou-se mais do que habitual, porém tenta colocá-lo de lado ou desliga-o diretamente quando estiveres a comer ou com a companhia de amigos ou familiares. Essa ação simples permitirá que “desligues” e aproveites o momento.
- Desativa algumas notificações em horário laboral
Inúmeras pessoas admitem espreitar para o smartphone durante o dia de trabalho. As notificações das aplicações, que podem invadir os ecrãs dos equipamentos ao longo do dia, também durante o horário de trabalho, tornam-nos conscientes de cada movimento que ocorre no smartphone. Tenta desativar as notificações de pelo menos as aplicações mais descartáveis. Isto permitirá que reduzas o tempo gasto com o telefone, sem mencionar que evita um alerta no local de trabalho.
- Recupera o hábito das chamadas telefónicas
As SMS tomaram a forma de comunicação e aplicações como o WhatsApp fazem com que gastemos muito mais tempo para abordar um assunto que também poderíamos resolver com uma simples chamada. A recuperação desse hábito permitirá que economizes tempo, comuniques com mais eficiência e condenses o conteúdo de várias mensagens.
- Deixa o smartphone em casa
Estamos tão acostumados a levar o smartphone connosco que é difícil pensar em sair sem ele. No entanto, tentar colocar o telefone de lado e escondê-lo no porta-luvas do carro ou diretamente em casa quando realizamos certas atividades diárias, como compras ou desportos, pode ajudar-te a concentrares-te mais no que estás a fazer. Se também fizeres isso na companhia de amigos ou familiares mais próximos, que mais precisas? Tenta desligar por alguns minutos.
Comentários