A rede sem fios é muito útil e democratiza o acesso à internet por toda a casa, permitindo que todos os utilizadores e dispositivos acedam à maior das redes sem dificuldade e com toda a segurança. Mas garantir que a rede wireless está protegida depende não apenas de bom senso, mas também da utilização das funcionalidades que o router coloca à nossa disposição. A TP-Link reuniu algumas dicas essenciais para melhorar a segurança da sua rede wireless.
- Consola de gestão do router? Só por cabo: é por vezes necessário aceder à consola de configuração do router para alterar definições. Mas quando acede através da rede wireless, os dados são enviados “pelo ar” e podem ser identificados. Quando precisar de aceder ao router, utilize a rede física.
- Altere o SSID: o SSID é o nome da sua rede. Geralmente, os routers incluem nomes de rede por defeito e que estão mais vulneráveis a quebras de segurança. Quanto estiver a configurar a sua rede sem fios, altere o nome da mesma para um SSID que seja único.
- Uma rede só para si: se o seu router o permitir, crie uma rede Guest (convidado) para facultar a amigos ou familiares quando o visitam. Mantenha a rede principal apenas para si e para os equipamentos que já estão registados, eliminando potenciais ameaças trazidas pela utilização de dispositivos de outras pessoas.
- Encriptação é palavra de ordem: a encriptação da chave de rede é essencial para garantir a segurança da rede sem fios. Defina uma palavra-passe para o modo WPA2 AES e pense numa password que evolva números, letras e caracteres, para ser mais robusta.
- Ligue a firewall do router: a firewall examina o tráfego de rede e bloqueia dados e pedidos de acesso que possam ser potencialmente perigosos. Aproveite a firewall do router, que é mais uma camada de segurança. Está a bloquear os seus jogos online? Tem sempre a hipótese de recorrer ao reencaminhamento de portas.
- Atualize o firmware: o nível de segurança do router e a sua robustez enquanto protetor da rede sem fios depende em grande parte de atualizações de firmware. Confira no site do fabricante periodicamente a existência de atualizações de software que possam eliminar falhas ou reforçar as funcionalidades do router. Analise sempre a zona a que se destina o firmware (EU, US, etc.), a versão disponibilizada e certifique-se de que faz o download para o equipamento certo, verificando atentamente o nome.
Comentários