Como aumentar a produtividade no home office em tempos de distanciamento social

Como aumentar a produtividade no home office em tempos de distanciamento social

O Coronavírus chegou e colocou todo mundo em casa. São em momentos assim que o termo Trabalho Remoto, o famoso Home Office, sai um pouco do dia a dia das empresas e universidades e vai também para a mídia.

Basta ligar a TV ou acessar as notícias via web para encontrarmos repórteres salientando a relevância do Home Office. “Quem tem condições de trabalhar em casa utilize o Home Office” é o conselho de amigo repetido exaustivamente pelos meios de comunicação.

Publicitários, designers, jornalistas, programadores, só para citar alguns profissionais, podem contar com ferramentas que permitem a adoção do trabalho remoto. O Google Drive e o Skype nosso de cada dia são apenas alguns exemplos que a tecnologia oferece para facilitar o trabalho em tempos de distanciamento social.

Inclusive, o Trabalho à Distância surge também como uma alternativa viável para quem quer investir em um projeto na web e quer saber como ganhar dinheiro online.

Home Office

Trabalhando mais em Home Office

Em tempos de distanciamento social, o Trabalho Remoto se torna uma boa opção para quem pretende ganhar dinheiro online. Hoje em dia existem várias possibilidades para quem quer lucrar com um negócio na internet, algumas envolvem a produção de conteúdo, outras envolvem a venda de produtos e serviços.

Seja qual for o segmento escolhido, o fato é que o negócio só vai render o esperado se você investir em uma boa presença digital. Quando se fala em presença digital, ter um site é fundamental. E quando o assunto é ter um site, não dá para deixar de falar na importância da hospedagem de site.

Se antes o Home Office era uma alternativa para otimizar o trabalho, agora ele se torna uma necessidade. Além disso, é sempre bom destacar que a questão da produtividade no Trabalho Remoto leva em conta o comprometimento do funcionário com a empresa.

O trabalho em Home Office é tão importante quanto o trabalho presencial, apenas muda o local. Se o presencial está limitado entre as quatro paredes de um escritório, no Trabalho Remoto o funcionário tem como companhia as paredes do seu quarto.

Mas e quanto à produtividade, será que trabalhar em casa não vai atrapalhar o rendimento no trabalho? Essa é a pergunta que muitos empreendedores e também funcionários falam quando ouvem falar nessa modalidade de trabalho. 

Sendo assim, é válido seguir algumas dicas capazes de aumentar a produtividade de quem trabalha em Home Office. Confira algumas delas abaixo! 

Estabeleça horários

Existe a crença de que o funcionário que atua por meio do trabalho à distância trabalha na hora em que bem entender. Em parte isso não deixa de ser verdade, porém, em casa ou não, existe trabalho a ser feito e existem prazos para serem cumpridos.

Contudo, é por isso que mesmo no Trabalho Remoto é fundamental determinar uma rotina estabelecendo horários para fazer as refeições e lazer.

Para organizar melhor a rotina do seu Home Office, você tem à disposição alguns softwares bem interessantes e um deles é o Evernote. Por meio dessa ferramenta você pode planejar o seu dia a dia ordenando tarefas, agendando prazos e também compartilhando arquivos. 

Home Office 3

Priorize a privacidade

A sua produtividade tende a melhorar a partir do momento que as pessoas que moram sob o mesmo teto que você compreendem que o Home Office é o seu trabalho. Por isso, é importante colocar nas regras de convívio que é importante evitar interrupções.

Isso é muito importante especialmente em casas e apartamentos onde moram muitas pessoas, locais onde as conversas, o volume da TV e muitos outros eventos domésticos podem atrapalhar.

Normalmente muitos profissionais utilizam o próprio quarto para a prática do Home Office, porém, se em sua casa for possível reservar um cômodo destinado como seu local de trabalho, então aproveite. 

Nada de Netflix

Muita gente desconfia da produtividade do Trabalho Remoto pelo fato de que, em casa, o funcionário é uma ilha cercada de distrações por todos os lados. Há o playstation à disposição convocando para uma partida, há também a Netflix convidando para assistir mais um episódio da sua série preferida.

Entretanto, para evitar essas e outras tentações se faz necessário ter uma postura profissional, levar a sério a sua rotina de horários e partir para os instantes de lazer apenas nos momentos agendados para isso.

Além disso, distrações não existem apenas no regime Home Office. No ambiente presencial as conversas entre colegas e o horário do cafezinho são apenas alguns exemplos disso.

home office 4

Em tempos de distanciamento social o Home Office ganha força

Ele se torna uma alternativa viável não apenas para as empresas, mas também para freelancers e demais empreendedores que querem saber como ganhar dinheiro online.

Por esse motivo, para garantir que o Home Office seja uma opção realmente produtiva, é importante seguir essas dicas.

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.