5 redes sociais que devem crescer em número de utilizadores em 2020

Novas mídias digitais chegam ao mercado frequentemente, mas algumas delas se destacam com mais facilidade. Conheça 5 redes sociais que devem crescer em 2020.

A possibilidade de estar conectado aos seus amigos e acompanhar de perto a rotina de personalidades são dois motivos que fazem com que milhares de pessoas queiram estar presentes nas redes sociais. Com novas mídias surgindo todo ano, a tendência é que algumas redes entrem em desuso, enquanto outras aumentem seu domínio.

Conheça 5 redes sociais que devem crescer em número de utilizadores em 2020.

IGTV

Imagem de IGTV por AppStore

Desde que foi lançado, o IGTV encontrou resistência por parte do público. A ideia de produzir vídeos no formato vertical causou estranheza, além de não ser tão atrativo para os criadores de conteúdo por não oferecer um sistema de monetização. Entretanto, nos últimos meses a popularidade do IGTV aumentou, atingindo 1 bilhão de usuários ativos e é possível que cresça ainda mais em 2020.

Para quem quiser se aventurar pelo IGTV, o desafio de criar conteúdo para o formato vertical pode ser completamente eliminado ao utilizar um bom software de edição de vídeo. Entre as opções de app para fazer vídeo gratuito está o Filmora9, que já conta com um preset para exportar a produção nas configurações corretas do IGTV (e de outras plataformas como YouTube, Facebook, etc). Somente esse recurso é capaz de facilitar a vida de quem vai editar um vídeo, focando seus esforços somente na criação. 

Tio Tok

Imagem de Tik Tok por AppStore

Falando em editar um vídeo, o Tik Tok é uma rede social que propõe, justamente, brincar com os vídeos. A plataforma permite que seus utilizados gravem vídeos curtos de 15 a 60 segundos, com filtros, efeitos visuais, textos e ainda conta com uma área de desafios, seja com dança ou música. Com 500 milhões de usuários, já é a quarta maior rede social do mundo.

O potencial do Tik Tok é tão grande que até Mark Zuckerberg do Facebook criou um concorrente, a Lasso. Apesar de ser bastante divertido, o Tik Tok tem como desafio o “embate” de gerações, já que é muito popular entre os adolescentes, mas não tão aceito pelos adultos ou pessoas mais velhas. 

Hello

Imagem de Hello por Play Store

Se você tiver mais de 25 anos, provavelmente lembra do Orkut, a primeira grande rede social do mundo. Pensando em resgatar o fator conexão que acontecia na rede, o criador do Orkut lançou no ano passado a Hello, totalmente focada nos dispositivos móveis. Como diferencial, o algoritmo do app foi treinado para apresentar sugestões de amizades com os mesmos interesses que o seu, algo que lembra as velhas comunidades.

A Hello tem ainda o objetivo de bater de frente com o Facebook, já que é totalmente livre de anúncios, algo que muitos usuários apontam como um ponto negativo do site de Mark Zuckerberg. E é bem possível que a Hello encontre sucesso no Brasil: um estudo da Cuponation concluiu que número de usuários de redes sociais deve crescer mais de 20% até o final de 2023 por aqui, o que equivale a aproximadamente 114,5 milhões de pessoas.

Vero

Imagem de Vero por AppStore

Se for para falar em ir na contramão das redes sociais mais populares, é preciso citar a Vero, criada em 2018, que já conta com mais de 1 milhão de usuários. A ideia dos criadores da Vero é simples: eliminar tudo o que os internautas não gostam nas outras plataformas para oferecer a rede social ideal.

Para isso, não utiliza nenhum algoritmo, apresentando as publicações de maneira cronológica. Além disso, não coleta e comercializa os dados dos usuários, evitando as publicidades indesejadas ao visitar sites. E, por fim, não apresenta anúncios. Sem dúvida, ocupa uma posição única entre as redes e tem tudo para crescer em número de usuários em 2020.

YouTube

Imagem de YouTube por AppStore

O YouTube não é nenhum lançamento, mas está em uma posição de preferência entre os usuários que não dá tanta abertura para plataformas similares. Ainda que para muitas pessoas o YouTube seja somente um site de vídeo, ao conectar pessoas entra para a lista de redes sociais que devem crescer em número de usuários em 2020. 

Com mais de 1,9 bilhão de cadastrados ativos, centenas de pessoas se dedicam diariamente a criar conteúdo para ter sucesso no YouTube. E ainda que nem todas consigam esse feito, acabou formando uma geração de interessados em edição de vídeo, que descobriram uma profissão ao dar seus primeiros passos e editar um vídeo para a plataforma.

Com as redes sociais cada vez mais presentes em nossa rotina, a tendência é que novas empresas surjam com propostas inovadoras. Ainda que a gente não possa ter certeza do que vai fazer sucesso, podemos afirmar que os números vão continuar crescendo. E você? Em qual dessas redes sociais vai criar uma conta?

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.