Google Chrome 85 já foi lançado e traz grandes melhorias de performance

Google Chrome 85

Depois de ter estado durante algum tempo disponível apenas no programa beta, o Google Chrome 85 foi finalmente disponibilizado para todos os utilizadores.

Disponível para os mais variados sistemas operativos (Windows, Linux, Mac, Chrome OS, Android e iOS), traz inúmeras novidades que mostram excelentes resultados tanto no que respeita às funcionalidades disponíveis como nível de performance.

No caso da sua versão para Android, é importante realçar o facto de que será exclusivamente 64bits, significando que deixará de ser compatível com smartphones mais antigos.

Algumas das principais novidades implementadas no Google Chrome 85

A Google afirma que a nova versão do seu browser vai conseguir apresentar uma maior velocidade na abertura de páginas, sendo até 10% mais rápido na versão para Windows e Mac.

Google Chrome 85

Um dos grandes defeitos apontados ao Google Chrome é o grande consumo de capacidade do CPU da máquina. Com a nova atualização implementaram uma nova funcionalidade que vai limitar consideravelmente os recursos utilizados pelo browser. Estas melhorias são feitas através de uma melhor gestão dos conteúdos que não estão a ser apresentados diretametne ao utilizador.

Esta versão do Google Chrome dará mais um passo no sentido de eliminar os URLs completos. Ou seja, ao visitar este artigo, é possível que o URL apresentado no Google Chrome seja apenas “techenet.com”. Para ver o link completo terá de passar com o cursor do rato por cima do nome do website.

Agora vai também ter mais ferramentas à disposição no que respeita à gestão de abas, sendo possível organizar as mesmas em grupos. Esta poderá ser uma implementação que demorará algum tempo até que se torne popular, mas não há dúvida que acrescenta muito valor à experiência de utilização.

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

Ainda no que respeita às abas, passa a ser possível ter acesso a uma rápida pré-visualização ao passar com o cursor por cima da aba desejada. Desta forma, não é preciso trocar de aba para ter uma rápida visualização do conteúdo nas abas.

Chrome 85 chega ainda com mais novidades bastante úteis

  • Em breve, o leitor interno de PDF nos permitirá preencher formulários e baixar as versões editada e original.
  • Descodificação nativa (sem a necessidade de codecs) do novo formato de imagem AVIF.
  • Aviso de aviso ao baixar arquivos compactados (zip, rar, iso …), semelhante ao atualmente exibido ao baixar executáveis.
  • Possibilidade de criação de atalhos para aplicações web progressivas.

Outros artigos interessantes:

via

Artigo anteriorPróximo artigo
Joao Silva
A paixão por tecnologia já corre há muitos anos, separando os tempos livres entre a pesquisa de novas aplicações para o telemóvel e os mais recentes jogos para a Nintendo Switch.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.