TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Parlamento Europeu e governos mais empenhados na poupança de energia

Vitor Urbano por Vitor Urbano
21/11/2022
Em Empresas

Em setembro passado, o Parlamento Europeu aprovou uma proposta para aumentar a quota de energias renováveis no consumo final de energia da UE para 45% até 2030. Paralelamente, foram estabelecidas outras metas que afetam diferentes sectores, e Eaton, empresa líder na gestão de energia, destaca algumas delas.

No sector dos transportes, por exemplo, a utilização de energias renováveis deveria conduzir a uma redução de 16% nas emissões de gases com efeito de estufa, através da utilização de quotas mais elevadas de biocombustíveis avançados e de uma quota mais ambiciosa de combustíveis renováveis de origem não biológica, tais como o hidrogénio.

Por sua vez, os Estados-Membros devem assegurar coletivamente uma redução no consumo final de energia de pelo menos 40% até 2030, e uma redução de 42,5% no consumo de energia primária, em comparação com o nível de 2007.

“Chegámos a um momento em que é crucial que sejam implementadas medidas em todos os sectores para perseguir as energias renováveis. Os novos objetivos do Parlamento Europeu refletem os progressos que precisamos de fazer para que amanhã seja um dia mais verde e mais sustentável para todos os países. Aumentar a quota das energias renováveis no nosso consumo final de energia será uma solução chave para fazer melhor uso do mundo em que vivemos e proporcionar benefícios tanto para os consumidores como para as empresas e organizações”.

José Antonio Afonso, responsável do segmento de Commercial Buildings da Eaton Iberia
Parlamento eaton

Plano de Poupança de Energia 2022-2023: as novas medidas do governo para poupar energia para o Inverno

Por outro lado, o Governo português aprovou em setembro também o Plano de Poupança de Energia 2022-2023 visando, entre outras coisas, proporcionar mais segurança contra os preços da energia para as famílias e a economia nacional, no seu todo, reduzindo o consumo de gás e protegendo os consumidores. A este propósito a Eaton destaca algumas medidas mencionadas no documento.

No que respeita aos edifícios públicos, a Administração pública deve reduzir o consumo energético associado à iluminação pública, interior e exterior, assim como a energia na climatização de espaços e de complexos desportivos. Deverão promover, na medida do possível, práticas de gestão dos recursos humanos que permitam a redução dos consumos energéticos, incentivando e privilegiando a produção local de eletricidade a partir de fontes de energia renovável.

Estas medidas são tão mais importantes, quanto o momento que vivemos. Agora que o Natal está cada vez mais próximo, um plano de ação que vise a gestão adequada e a renovação energética da iluminação pública pode gerar elevadas poupanças nas contas da administração pública, reduzir a poluição luminosa e diminuir a dependência energética.

“Face aos elevados preços da eletricidade, aos tempos incertos e à tensão vivida nos últimos meses, estes Planos de ação são um caminho que nos ajudará a experimentar a mais rápida recuperação possível até ao final do próximo ano. A implementação das medidas incluídas no Plano é da responsabilidade de todos, e se as cumprirmos, seremos todos vencedores, tanto económica como ambientalmente.”

José Antonio Afonso, responsável do segmento de Commercial Buildings da Eaton Iberia
Tags: Governosparlamento europeuPoupança de energia
Partilha
Tweet
Envia
Vitor Urbano

Vitor Urbano

Frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e atualmente reside na Letónia. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009.

Artigos relacionados

Anthropic avança para a bolsa e revela contas de 2026

Anthropic avança para a bolsa e revela contas de 2026

27/10/2026
Infosys cresce na ia, mas reduz previsão de receitas

Infosys cresce na IA, mas reduz previsão de receitas

26/10/2026
Lenovo ai library recebe 5 novas soluções de ia empresarial

Lenovo AI Library recebe 5 novas soluções de IA empresarial

23/10/2026
Lenovo sobe à categoria de líder em sustentabilidade de ti

Lenovo sobe à categoria de líder em sustentabilidade de TI

21/10/2026

Últimas notícias

Thief Remastered vai receber uma expansão inédita quase 30 anos depois do original

Resultados da Apple superam previsões dos analistas

Casa Branca oculta regras de avaliação de modelos de IA

Série OPPO Find X10 já está à venda em Portugal desde 1.499,99 euros

Novo ciberataque a supermercados atinge Portugal e Europa

HyperOS 4 já tem calendário global: veja as datas

One UI 9: utilizadores Galaxy relatam falhas no Android Auto

Novembro junta GTA VI, Zelda e um novo Warcraft

Binance regista saídas líquidas de 3,64 mil milhões após reabertura

SMS invisível pode cortar chamadas e bloquear smartphones Android

Supermercados europeus voltam a sofrer ataques aos sistemas de refrigeração

Apple remove 19 apps com deepfakes sexuais ocultos

Phantom Blade Zero ultrapassa 800 mil jogadores em simultâneo no Steam

Google Messages estreia novo ícone com gradiente na versão beta

Antropic muda nomes do Claude: troca Max 20x por Ultra e altera limites

MB WAY alerta para burlas que imitam SMS e chamadas oficiais

Ataques a bancos sul-coreanos expõem papel da IA

Apple enfrenta pressão com subida do custo da memória

China aposta na IA para criar robôs humanoides autónomos

Série Xiaomi TV A Pro e chega ao site global com 9 modelos

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.