O ronronar pode estar ligado a uma forma de comunicação primitiva entre os gatos filhotes e a mãe
Um som característico dos gatos, o famoso ronronar, é um barulho emitido pelos bichanos a partir dos movimentos de contração e dilatação da glote, localizada na laringe do animal, enquanto ele respira. O resultado é um ruído que lembra um motorzinho, uma espécie de “rom rom”.
Quem tem esse tipo de pet, pode ouvi-lo quando o animal está deitado no seu colo ou ainda pedindo que você abra o sachê para gatos que acabou de trazer do mercado. O que tem se percebido, porém, é que há muito mais a ser compreendido do que um simples som de satisfação ou pedido de comida.
Pesquisas científicas têm demonstrado que o ato de ronronar pode ser uma maneira do animal lidar com dores até mesmo na hora da sua morte. Apesar de não haver respostas para todas as perguntas, é possível afirmar com certeza que o ronronar pode ter diferentes significados.
Ronronar: um ato primitivo dos gatos
Antes de mais nada, é preciso dizer que o ato de ronronar é um hábito aprendido pelos gatos ainda filhotes como forma de se comunicarem com suas mães – algo que costuma acontecer a partir do seu segundo dia de vida. Essa seria a maneira dos gatinhos “chamarem” a matriarca para alimentá-los ou “dizer” que estão bem.
Por isso mesmo, gatos que não tiveram o contato com a mãe durante a chamada primeira infância tendem a não desenvolver o hábito de ronronar quando adultos. Essa espécie de comunicação também está presente em outros felinos, como o guepardo e o lince, mas não em leões e tigres que se diferenciam pelo rugido.
Outro detalhe interessante é que nenhum gato emite o mesmo som que o outro, como se o ato de ronronar fosse algo individual e único. O volume e a intensidade do som também é variável, podendo ir muito além do simples pedido de atenção, carinho ou comida.
Esse último aspecto, na verdade, é o que mais tem intrigado os cientistas. Existem relatos de animais com dores e em estado de proximidade com a morte que estavam emitindo o barulhinho tão característico. Então, por que, afinal de contas, os gatos ronronam?
Satisfação
A sensação de bem-estar e contentamento é a mais associada ao ato do bichano ronronar, especialmente quando ele está deitado no colo do seu tutor. Essa é uma das possíveis razões para que eles emitam esse som quando estão recebendo carinho.
Fome
Como já foi apontado logo no início, o ato de ronronar também pode estar relacionado à fome, podendo ser um pedido do seu gatinho para que você coloque ração nova no prato ou ainda para que ofereça um petisco que você acaba de trazer do mercado.
Atenção
Suponhamos que o seu gato perceba uma mudança drástica no ambiente onde ele vive ou ainda seja levado para um espaço diferente. É natural que ele se mantenha em estado de completa atenção e cautela. Nesses momentos, o barulho do “ronrom” costuma aparecer enquanto o animal explora o ambiente.
Dor
Por incrível que pareça, o ronronar também pode significar que o seu bichano esteja sofrendo com alguma dor. Segundo alguns estudos, a emissão de sons de baixa frequência entre 25 e 150 Hertz, própria do ronronar, poderia servir como uma espécie de mecanismo de cura, aliviando os prováveis incômodos sentidos.
Seja qual for o caso, é importante se atentar aos outros sinais que o animal demonstra, como mudanças no comportamento habitual, especialmente em casos de doenças. Na dúvida, é importante fazer uma avaliação com o médico veterinário para garantir que o animal está realmente bem.
Outros artigos interessantes: