Veja como os dois juntos ajudam você a atingir seus objetivos e saiba como trabalhar sua alimentação e os treinos de forma equilibrada
Na hora de ter o corpo dos sonhos, desenvolver a musculatura ou ficar em dia para o verão, muita gente busca ir à academia ou criar uma rotina de exercícios físicos em casa.
Para melhorar ainda mais o treino, é normal adquirir algum suplemento, como comprar creatina ou até o famoso Whey Protein. No entanto, muita gente esquece de um fator muito importante para ter um corpo saudável: a alimentação.
Somente com uma dieta adequada junto a atividades físicas diárias é que se torna possível aumentar a massa magra e diminuir a gordura corporal. Os dois juntos oferecem mais resultados do que fazer apenas um deles.
Mas, como de fato unir uma alimentação saudável com uma rotina de treinos no dia a dia? É isso que você vai saber neste artigo. Aqui separamos algumas dicas que podem ajudar você a equilibrar a dieta com os treinos no dia a dia!
1. Atente-se ao gasto calórico
Você sabe quantas calorias gasta no seu treino? E quantas você consome durante o dia? Pois saiba que prestar atenção a essas duas informações pode ajudar você a equilibrar melhor a dieta com os treinos.
Ao saber os dois, é possível medir a dosagem para assim obter o resultado que deseja. Por exemplo, quem deseja perder peso precisa fazer treinos que gastam mais calorias e ingerir alimentos que sejam menos calóricos para o peso não aumentar.
Agora quem quer apenas manter o peso pode deixar as quantidades de perda calórica com ganho calórico equivalentes. Dessa forma, você poderá ter uma alimentação que ajude nos seus treinos diários e permita que você atinja seu objetivo.
2. Coma saladas no pós-treino
Quem faz exercícios físicos precisa saber se alimentar bem no pré e pós-treino para assim aproveitar melhor a perda calórica que os exercícios físicos oferecem.
Para isso, uma dica interessante e prática é investir em saladas como a sua alimentação no pós-treino. As saladas são ricas em vários nutrientes e podem ser montadas com diversos alimentos que permitem um aproveitamento melhor.
Por exemplo, você pode apostar em uma salada rica em atum para que seu corpo receba proteínas no pós-treino.
Além disso, as saladas são superversáteis, fáceis de fazer e também de carregar, caso você precise comer fora de casa!
3. Adicione alimentos anti-inflamatórios
Após um treino intenso, é normal surgirem lesões nos músculos que depois acabam se inflamando. Mas, apesar desse processo ser comum, é preciso cuidar bem desses músculos para evitar maiores problemas mais tarde.
Para isso, pode ser interessante adicionar alimentos anti-inflamatórios na sua dieta. Alguns exemplos são o salmão, abacate, e até mesmo o alho e a cebola, que já ajudam a prevenir as inflamações dos músculos.
4. Insira os carboidratos de forma equilibrada
Uma dieta saudável e equilibrada com os treinos precisa ter carboidratos na sua composição. Eles são os principais responsáveis por fornecer energia para realização dos exercícios físicos diários.
Além disso, o carboidrato ajuda a repor o glicogênio muscular, que pode ser bem importante no dia a dia dos treinos.
Alguns alimentos ricos em carboidratos são frutas, hortaliças e cereais integrais como o arroz, aveia e pão. Você também pode adicionar alimentos que repõem o glicogênio de forma rápida no organismo, como açúcar e bebidas esportivas.
5. Hidrate-se sempre
Para fechar com chave de ouro, não poderia faltar aqui a hidratação diária! Ingerir a quantidade certa de água todos os dias pode ajudar no melhor funcionamento do organismo.
Para isso, é preciso ingerir bastante água, principalmente quando você está fazendo alguma atividade física, já que ela pode fazer o corpo perder um pouco de água.
Além disso, após o treino também é aconselhável beber uma boa quantidade de água para repor o que foi perdido durante os exercícios.
Outros artigos interessantes: