“Avatar: O Caminho da Água” prepara-se para a sua estreia ‘oficial’ em streaming — mas não será exclusivo da Disney Plus.
O terceiro filme mais rentável de todos os tempos está previsto para chegar à Disney Plus e à Max na quarta-feira, 7 de junho. A Disney e a Warner Bros. Discovery (WBD) confirmaram em comunicados de imprensa separados, a 15 de maio, que “Avatar 2” chegaria às respectivas plataformas.
Longa espera pela estreia em streaming
Já era tempo de “Avatar: O Caminho da Água” chegar a um grande serviço de streaming — ou, neste caso, dois. O último sucesso de bilheteira de James Cameron foi lançado nos cinemas em dezembro de 2022, por isso a espera pela sua estreia oficial em streaming tem sido longa.
Dizemos oficial porque “Avatar 2” tem estado tecnicamente disponível para streaming em casa desde 28 de março. No entanto, só tem estado disponível para alugar ou comprar em alguns serviços, como a Apple TV e a loja Amazon, o que significa que os subscritores da Disney Plus tiveram de esperar para que “O Caminho da Água” chegasse ao serviço.
Desempenho colossal nas bilheteiras
Dado o desempenho colossal de “Avatar 2” nas bilheteiras, não é surpresa que a sua estreia em streaming tenha sido adiada. O último filme de grande orçamento de Cameron rendeu uns nada desprezíveis 2,32 mil milhões de dólares globalmente; uma cifra que cimentou o seu lugar como o filme mais rentável de 2022, e o filme de maior bilheteira da chamada era da pandemia.
“Avatar 2” pode ser um filme da Disney — a gigante do entretenimento é dona dos 20th Century Studios, que produziu o filme — mas não será exclusivo da Disney Plus.
Como mencionei anteriormente, também chegará à Max, o novo super serviço de streaming da WBD. A plataforma, que será lançada a 23 de maio, é essencialmente o substituto da HBO Max, e combinará as bibliotecas de conteúdos da HBO Max e da Discovery Plus (esta última continuará a ser oferecida como um serviço autónomo). Podes saber mais sobre o lançamento da Max no nosso artigo “7 coisas que os fãs da HBO Max precisam de saber sobre o novo serviço de streaming Max”.
O acordo entre Disney e Warner Bros.
Então, por que é que “Avatar: O Caminho da Água” vai estar disponível na Max, assim como na Disney Plus? Não seria do melhor interesse da Disney torná-lo exclusivo na sua maior plataforma de streaming?
Tudo se resume a um acordo — que antecede a fusão da Warner Bros. e Discovery em março de 2022 — que a Disney e a Warner Bros. assinaram em novembro de 2021. Basicamente, o acordo permite que alguns filmes dos 20th Century Studios sejam partilhados entre a Disney Plus e a Hulu, que é propriedade da Disney, e a HBO Max. Isso permitiu que alguns filmes
desenvolvidos pela 20th Century, como “As Banshees de Inisherin” e “Amsterdão”, fossem visíveis na HBO Max por um determinado período de tempo.
Com “Avatar 2” a ser lançado simultaneamente na Max e na Disney Plus, o acordo entre a Disney Media e a WBD parece estar definido para continuar no futuro previsível. Portanto, se não estás inscrito na Disney Plus, mas tens uma subscrição da HBO Max — que passará para a Max muito em breve — ainda poderás ver um dos melhores filmes de 2022 no conforto da tua casa. Só não te esqueças de ter snacks à mão e de planear as tuas idas à casa de banho, porque “O Caminho da Água” tem uma duração de mais de três horas.
Outros artigos interessantes: