Tal como previmos na altura do Google I/O 2023, as capacidades de inteligência artificial (IA) da Google expandiram-se para o mundo da música. A partir de agora, podes utilizar estes talentos — se tiveres permissão para entrar na versão beta pública, claro.
A Google tem trabalhado no MusicLM há algum tempo, mas só agora o tornou disponível para o público. À semelhança de outras IA gerativas — como a ChatGPT, Dall-E, e uma série de alternativas à ChatGPT — o MusicLM começa com uma descrição escrita, como “uma melodia suspensa com cordas para andar numa casa assombrada”, e tenta compor uma peça musical baseada nessa descrição.

Este gerador de música pode criar melodias com uma variedade de instrumentos e até vocais. No entanto, não esperes ouvir palavras reais dos cantores de IA. Em vez disso, os vocais surgem como sons que dão um sabor à melodia, em vez de uma canção completa.
Limitações da IA musical
O MusicLM apresenta algumas limitações. Por um lado, não é excessivamente preciso e as faixas que cria parecem um pouco genéricas — um defeito comum a praticamente todas as IA gerativas. Quando se trata apenas de amalgamar música que já ouviu antes, não podemos esperar que crie algo único, nem que compreenda por que a música evoca determinadas emoções.
Por outro lado, a IA não produzirá música baseada noutro artista. Poderás pedir uma faixa de hip-hop ou western, mas não algo ao estilo de Lil Nas X ou Taylor Swift. Se tentares pedir algo no estilo de um artista, receberás uma mensagem de erro a pedir que forneças uma descrição diferente. No entanto, muitos artistas veriam isto como um ponto positivo, em vez de uma limitação do MusicLM.
Como usar o MusicLM
Se estás disposto a experimentar o MusicLM apesar destas limitações, aqui está o que precisas fazer para aceder.
Começa por ir à página oficial do MusicLM e clica no botão “Começar”. Se ainda não fazes parte da AI Test Kitchen da Google e não tens acesso à nova ferramenta, verás um pop-up a informar que a AI Test Kitchen está a ser aberta a pequenos grupos de testadores e que podes juntar-te à lista de espera para ter acesso eventualmente.
Para te inscreveres, clica no botão “Registar o teu interesse” e serás levado a um pequeno inquérito onde terás de fornecer detalhes sobre de onde és e porque queres juntar-te à Test Kitchen. No final do inquérito, se ainda não tiveres sessão iniciada, precisarás de entrar na tua conta Google para te juntares à lista de espera.
Se ainda não tens uma conta Google, precisarás de criar uma.
Após completares este inquérito e te juntares à lista de espera, não terás acesso imediato ao MusicLM. Tal como aconteceu com a IA gerativa Google Bard, após a inscrição, terás de esperar que a Google te conceda a permissão para usar o seu novo serviço de IA – irás ser informado por e-mail.
Será a IA o futuro da música?
O MusicLM é apenas o início da música por IA, mas nem todos estão satisfeitos com esta direção – mas quem tem a melhor abordagem para esta tendência, o Spotify ou a Grimes? Será a IA o futuro da música ou apenas uma moda passageira?
A IA tem o potencial para revolucionar a forma como produzimos e consumimos música. Ainda assim, é importante não esquecer o valor da criatividade humana e da emoção que tornam a música tão especial. Como sempre, só o tempo dirá como esta tecnologia irá evoluir e o impacto que terá na indústria da música.
Outros artigos interessantes: