O torneio de Wimbledon, um dos mais prestigiados no mundo do ténis, começou na segunda-feira, mas já há um vencedor declarado: a inteligência artificial (IA), que este ano está a cargo dos comentários.
Revolução na cobertura de transmissão
O All England Lawn Tennis Club anunciou que os comentários deste ano serão alimentados por IA, numa iniciativa que pode mudar completamente a cobertura de transmissão deste evento desportivo. A funcionalidade estará disponível na aplicação e no site de Wimbledon, fornecendo comentários de áudio e texto com recurso à tecnologia de IA.
Tecnologia de ponta para comentários aliciantes
O sistema recorre à plataforma de IA da IBM, o Watson, que analisa dados como a trajetória da bola, a localização dos jogadores e o tipo de pancadas usadas em campo, gerando comentários com base nessa informação. Foi usado um modelo de IA gerativo baseado nos modelos de linguagem de base para criar uma narração aliciante e informativa, com estruturas de frases diversificadas e vocabulário variado. Especialistas da IBM iX colaboraram com o All England Club para treinar a IA na linguagem do ténis, como referido no comunicado oficial da IBM.
Contudo, esta funcionalidade de comentário alimentado por IA será aplicada apenas nos destaques pós-jogo no site wimbledon.com e na aplicação de Wimbledon, não abrangendo a cobertura completa. A primeira ronda de comentários por IA estará disponível após o primeiro dia de jogos na segunda-feira.
Uma estreia na análise de jogos
Este ano, Wimbledon introduziu também uma nova funcionalidade chamada análise de sorteio por IA. Esta usa a inteligência artificial para calcular uma estatística que determina a probabilidade de cada jogador chegar à final no quadro de singulares.
Vários fatores, como potenciais adversários futuros e a posição do jogador em relação aos seus competidores, determinam a favorabilidade do sorteio do jogador. Esta visão única permitirá aos fãs de ténis descobrir surpresas e anomalias no quadro de singulares que não seriam aparentes apenas com a classificação dos jogadores.
A IA não é novidade no comentário desportivo, já em abril, o torneio de golfe US Masters apresentou comentários por IA. Em Wimbledon, os espetadores poderão optar por ligar ou desligar os comentários. Se preferirem ouvir os sons naturais do campo, como a bola a bater na raquete e os aplausos do público, terão essa opção disponível.
Outros artigos interessantes: