Entre 1 de janeiro e 31 de outubro de 2023, em Portugal Continental, foram gerados 35.152 GWh de eletricidade, dos quais 67,8% provieram de fontes renováveis. Estima-se que, até 2026, 80% da energia produzida em Portugal será renovável, contribuindo para o objetivo de neutralidade climática em 2045.
A indústria, contudo, enfrenta desafios como escassez de fornecimento, equipamento obsoleto, falta de trabalhadores qualificados em tecnologias avançadas e carência de sistemas energéticos sustentáveis.

Estratégias para a sustentabilidade na indústria
A Eaton, empresa especializada em gestão de energia, identificou cinco estratégias-chave para auxiliar as empresas industriais a reduzirem a sua pegada de carbono e adotarem práticas mais sustentáveis:
- Monitorização de energia: A gestão eficaz de energia começa com a capacidade de medir e compreender o uso de energia. A digitalização tem facilitado a monitorização precisa do equipamento elétrico.
- Proteção de pessoas, processos e dados: A monitorização da energia, que antes exigia acesso físico ao equipamento, pode agora ser feita remotamente, graças aos sensores e às novas tecnologias, permitindo a deteção precoce de problemas e protegendo pessoas, processos e dados.
- Melhoria da produtividade: A capacidade de prever problemas energéticos, monitorizando o estado do equipamento, tornou-se um fator crucial de produtividade na indústria.
- Reforço da resiliência energética: Incorporar sistemas de reserva, como as UPS, e fontes de energia renováveis nas microrredes, ajuda a reduzir a pegada de carbono e garante um fornecimento de energia fiável.
- Otimização das operações: As indústrias devem acelerar a transformação digital, incorporando tecnologias avançadas e pessoal qualificado, e comprometer-se com as energias renováveis.
Román Cazorla, gestor do segmento MOEM na Eaton Iberia
Ao implementar todas estas estratégias, as empresas industriais poderão aproximar-se ainda mais não só da transição energética, mas também da transição digital. Para ajudar os nossos clientes nesta tarefa, a Eaton tem o disjuntor digital NZM, que não só protege os circuitos, mas também inclui todas estas diretrizes nas suas funções, como a proteção das pessoas, a monitorização constante para evitar possíveis falhas ou indicadores de vida residual que reduzem os custos. Como este, temos muitos outros produtos e soluções que ajudarão as indústrias a atingir os seus objetivos de sustentabilidade
Mais informações sobre as soluções da Eaton no site oficial
Outros artigos interessantes: