TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Tesla sem recall na Europa por causa do Autopilot

Jorge Montez por Jorge Montez
16/12/2023
Em Mobilidade Elétrica

A Europa não está a pensar no recall dos Tesla por causa do Autopilot, que nos Estados Unidos afetou 2 milhões de veículos.

Autopilot
Imagem: Vlad Tchompalov /

A RDW, entidade reguladora neerlandesa, esclareceu que, neste momento, não está nos seus planos proceder a uma recolha dos automóveis da marca na Europa, contrariamente à recente chamada nos EUA. Esta decisão baseia-se nas divergências existentes nas funcionalidades do Autopilot entre os mercados europeu e americano, sendo que a RDW já esteve em contacto com a Tesla para discutir a situação.

O recall nos EUA abrange mais de 2 milhões de veículos e foca-se no sistema de monitorização do condutor do Autopilot, de acordo com declarações de um porta-voz da RDW à Automotive News Europe na sexta-feira.

A classificação dos Teslas nos EUA e na Europa como tendo “Automação de Condução de Nível 2” implica que o condutor deve manter as mãos no volante e a atenção total na estrada. Contudo, existem diferenças nas normativas entre os dois mercados, particularmente no que diz respeito à monitorização do condutor e aos avisos em caso de abuso do sistema.

Autopilot é problema nos Estados Unidos

A chamada nos EUA resultou de uma investigação de defeitos de longa duração pela NHTSA, que permanecerá em curso enquanto a agência monitoriza a eficácia das correções da Tesla. A NHTSA concluiu que os meios únicos da Tesla para manter os condutores envolvidos eram inadequados e poderiam levar a um “uso previsível inadequado”.

A Tesla anunciou planos para atualizar o software nos EUA com controlos e alertas adicionais para garantir que os condutores mantenham a atenção enquanto utilizam as funções de assistência à direção.

Este recall nos EUA é o segundo este ano relacionado com os sistemas de condução automatizada da Tesla, que têm sido alvo de crescente escrutínio após centenas de acidentes, alguns dos quais resultaram em fatalidades.

Apesar das alegações do CEO Elon Musk sobre a iminência da autonomia completa, tanto o Autopilot como as funcionalidades beta comercializadas pela Tesla como “Full Self-Driving” exigem um condutor totalmente atento com as mãos no volante.

O Autopilot é padrão em todos os novos Teslas, utilizando câmaras para ajustar a velocidade do veículo ao tráfego circundante e auxiliar os condutores na direção dentro de faixas claramente marcadas.

Tesla bate recordes

Os números da Dataforce indicam que o Tesla Model Y está a caminho de ser o carro mais vendido na Europa em 2023, com 183.799 unidades vendidas até outubro, enquanto o Tesla Model 3 registou 63.051 vendas na Europa no mesmo período, classificando-se como o segundo sedan premium de tamanho médio mais vendido, atrás do BMW Série 3.

Em Portugal, recorde-se, a Tesla foi a marca que mais automóveis vendeu em novembro deste ano.

Outros artigos interessantes:

  • Figma Creator Micro Keyboard quer mudar o mundo do design
  • Os melhores de 2023: Os apps mais baixados na Apple Store!
  • Axel Springer e OpenAI querem mudar as notícias em tempo real com ChatGPT
Partilha
Tweet
Envia
Jorge Montez

Jorge Montez

é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais média portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. Vencedor do Prémio Jornalismo / Média 2017 da Associação Portuguesa de Museologia

Artigos relacionados

Lidl testa camião autónomo sem cabine na alemanha

Lidl testa camião autónomo sem cabine na Alemanha

15/09/2026
Volvo ex30 recebe v2l e fornece até 3 kw de potência

Volvo EX30 recebe V2L e fornece até 3 kW de potência

15/09/2026
Automóveis xiaomi chegam à europa em 2027

Automóveis Xiaomi chegam à Europa em 2027

05/09/2026
Tesla robotaxi

Tesla atinge um milhão de milhas sem condutor no serviço Robotaxi

04/09/2026

Últimas notícias

Falha no iPhone 18 Pro Max obriga a substituição

Xiaomi 18 Ultra terá sido cancelado devido ao preço elevado

Noruega prepara proibição temporária de óculos com IA

Power bank Xiaomi tem 25 W sem fios e cabo USB-C integrado

Agentes da OpenAI podem ter contribuído para falha do Wikidata

Gigantes da IA testemunham sob juramento em Nova Iorque

Banco do Japão alerta para risco de correção com a IA

Schneider Electric fecha acordo para comprar PTC por 22,6 mil milhões

Sam Altman diz que benefícios da IA justificam alguns riscos

WhatsApp começa a bloquear logins em sistemas operativos desatualizados

Audio Note Ongaku: porque custa tanto um amplificador de apenas 20 W?

Honor Magic 9 chega ao mercado global em janeiro de 2027

Escova alisadora Xiaomi ganha 70 minutos de autonomia

Google limita modelos gratuitos do Gemini a partir de outubro

Fitbit Edge surge em imagens com GPS e suporte para iPhone

8 Ball Pool chega às LG Smart TVs com modo para 2 jogadores

Google lança Android 17 QPR3 Beta 1 para Pixel

AGON PRO AGP257FT combina 1.000 Hz nativos com Fast IPS

Prime Big Deal Days atraem nova vaga de sites falsos e phishing

TAG Heuer Connected Calibre E5 troca Wear OS por sistema próprio

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.