TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Apple ultrapassa Samsung pela primeira vez em 13 anos

Vitor Urbano por Vitor Urbano
17/01/2024
Em Apple, Mobile, Samsung

O panorama do mercado global de smartphones está finalmente a mostrar sinais de recuperação. Dados recentes divulgados pela IDC e pela Canalys indicam um crescimento anual de 8,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A maior surpresa surgiu com a Apple, que superou a Samsung e tornou-se na principal fornecedora de smartphones mundialmente, quebrando assim o domínio de 13 anos da gigante sul-coreana.

Apple samsung vendas de smartphones

Crescimento notável após período de queda

Apesar de uma queda anual de 3,2% nas remessas globais de smartphones, o quarto trimestre de 2023 trouxe números mais otimistas, com as vendas a alcançar 326 milhões de unidades, em contraste com os 300 milhões no mesmo trimestre de 2022. Esta melhoria ocorre após sete trimestres consecutivos de declínio no mercado.

A Apple destacou-se ao dominar o mercado durante todo o ano de 2023, incluindo o quarto trimestre. A gigante de Cupertino enviou 80,5 milhões de unidades só no último trimestre, totalizando 234 milhões de unidades ao longo do ano. Isso representa uma participação de mercado de 20,1%. A Samsung ficou em segundo lugar, com cerca de 226 milhões de remessas e 19,4% do mercado. Em comparação com o período homólogo, as remessas da Samsung no quarto trimestre caíram 10%.

A Xiaomi garantiu o terceiro lugar com uma participação de mercado de 12,5%, enquanto OPPO e Transsion ocuparam a quarta e quinta posições, com participações de mercado de 8,8% e 8,1%, respetivamente.

Notavelmente, a Transsion registou um impressionante crescimento de 68% ano-a-ano no quarto trimestre, assegurando 28,2 milhões de vendas e uma participação de 8,6% no mercado. A Vivo também se destacou, alcançando o quinto lugar com 24,1 milhões de unidades vendidas e uma participação de mercado de 7,4%.

Desempenho anual e perspetivas futuras

Olhando para o desempenho anual, apenas a Apple e a Transsion registaram um crescimento positivo, com aumentos de 3,7% e 30,8%, respetivamente. Este cenário sugere uma dinâmica interessante no mercado de smartphones, onde algumas marcas conseguem expandir a sua presença mesmo em tempos desafiantes.

Enquanto isso, o mercado chinês de smartphones também mostra sinais positivos, com um aumento considerável de 60% nas remessas de smartphones em setembro. Além disso, espera-se que os PCs com inteligência artificial dominem o mercado de PCs na China em 2024, com uma previsão de crescimento de 3,8%.

Movimento rumo à sustentabilidade

Outra tendência importante no mercado europeu de smartphones é o movimento rumo a práticas mais sustentáveis. Apesar de uma ligeira diminuição nas remessas, o mercado europeu de smartphones está a caminho de pastos mais verdes em 2024, com um foco crescente na sustentabilidade e na responsabilidade ambiental.

Este panorama do mercado global de smartphones revela uma recuperação notável, com a Apple a liderar o caminho e a quebrar o domínio de longa data da Samsung. O mercado mostra-se resiliente e adaptável, com algumas marcas a registarem crescimentos impressionantes mesmo em tempos incertos. À medida que o setor avança, a sustentabilidade e a inovação tecnológica continuarão a ser fatores-chave para o sucesso futuro.

Outros artigos interessantes:

  • Promoção: máquina de café Nespresso por 1 euro? Já não há desculpas!
  • Xiaomi POCO M6 Pro com oferta irresistível na Amazon
  • Oportunidade! Surfshark oferece proteção VPN para toda a família por apenas 2€/mês
PartilhaTweetEnvia
Vitor Urbano

Vitor Urbano

Frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e atualmente reside na Letónia. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009.

Artigos relacionados

Apple iphone 18 pro (6)
Apple

Fuga de informação revela planos da Apple para os novos iPhone 18

05/08/2026
Xiaomi hyperos 4
Xiaomi

Xiaomi HyperOS 4: os planos da versão beta foram revelados

05/08/2026
Google pixel 10 pro xl review (5)
Google

Atualização de agosto para os Google Pixel corrige falha grave de segurança

05/08/2026

Últimas notícias

Grupo de ransomware Gentlemen desenvolve ferramentas para desativar EDR

WhatsApp traz ordem ao caos com novas ferramentas para grupos

Novas workstations da HP prometem revolucionar a inteligência artificial local

Lava Genie: guitarra inteligente sem cordas com desconto na Amazon

Honor Robot Phone vai ter modo de cinema com tecnologia ARRI

Google Drive: vais poder comentar vídeos num momento exato

Motorola Razr Swarovski Edition: O novo flip phone de luxo

OpenAI responde ao processo da Apple com divulgação de provas

Samsung Galaxy Z Fold 8 quebra recordes de pré-reserva na Coreia do Sul

Huawei Watch GT 7: imagens reais revelam design antes do lançamento

Atualização do Google Health simplifica a partilha de registos médicos

Google lança primeiro teaser oficial do seu Pixel 11 Pro Fold

OnePlus 16 chega à produção de teste com uma bateria gigante

Google Clock 9.0: Os live updates chegam aos smartphones Pixel

Apple AirTags: as vantagens e os contras do novo modelo

Redmi Projector 5 e Projector 5 Pro: A nova aposta visual da Xiaomi

Samsung alerta: a escassez de memória vai durar até 2028

Disney+ repõe o streaming em 4K na Europa mas sem HDR

Xiaomi Redmi 17 chega à Europa antes de ser oficializado

Steam Deck OLED: Atualização melhora streaming com HDR e codec AV1

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.