Se és um utilizador da versão beta do Google Messages e notaste algo estranho com as fotografias dos teus contactos nas últimas horas ou dias, descansa — não estás a imaginar coisas nem o teu telemóvel enlouqueceu. Parece que uma recente atualização da aplicação de mensagens da Google introduziu um bug que está a fazer com que as fotografias de identificação dos contactos desapareçam misteriosamente das listas de conversas, sendo substituídas pelos monocolores monógramas com as iniciais.
Este problema peculiar foi inicialmente reportado pelo utilizador “Typicalg123” na popular plataforma Reddit, mais especificamente na comunidade r/GoogleMessages, dedicada à aplicação. Desde então, outros utilizadores juntaram-se à discussão, confirmando estar a experienciar o mesmo comportamento anómalo nos seus dispositivos.

O que se passa com as fotografias de contacto?
Os sintomas deste bug são bastante claros e consistentes entre os relatos. Embora as fotografias dos teus contactos continuem perfeitamente visíveis na aplicação “Contactos” do teu telemóvel (ou noutras aplicações que acedam a essa informação), na aplicação Google Messages elas teimam em não aparecer como deveriam na lista principal de conversas. Curiosamente, alguns utilizadores referem que, ao tocares numa conversa específica para a abrir, a fotografia do contacto pode surgir por uma fração de segundo no topo da janela de chat, mas depois volta rapidamente a ser substituída pelo monograma original com as iniciais do nome.
Um outro utilizador na mesma discussão do Reddit, identificado como “u/Jmerse”, acrescentou um pormenor que pode ser relevante para o diagnóstico do problema, sugerindo que este bug parece afetar apenas os contactos que utilizam um iPhone. No entanto, esta é, para já, uma observação pontual e carece de uma confirmação mais alargada por parte de outros utilizadores para se perceber se é um padrão consistente ou uma mera coincidência.
Quem está a ser afetado e o que se pode fazer?
É importante sublinhar que, felizmente, este não parece ser um problema generalizado que esteja a afetar todos os utilizadores do Google Messages. Aparentemente, a dificuldade está a incomodar um grupo específico de pessoas que partilham um denominador comum.
Um problema para alguns beta testers
A dificuldade parece concentrar-se em utilizadores que estão inscritos no programa beta do Google Messages, o que significa que estão a testar versões da aplicação que ainda não foram lançadas oficialmente para o público em geral. Os relatos indicam que o problema foi observado tanto em dispositivos Google Pixel como em equipamentos da Samsung que utilizam a versão de teste da aplicação.
No entanto, nem todos os que utilizam a versão beta estão a ser afetados. Prova disso é que a publicação online Tech-Issues Today refere não ter conseguido replicar o problema internamente, mesmo utilizando a versão beta do Google Messages. Isto sugere que pode haver uma combinação específica de fatores ou configurações a desencadear o bug em alguns utilizadores e não noutros.
Possíveis soluções enquanto a Google não atua
Até ao momento, não há informação oficial sobre se a Google já tem conhecimento desta falha ou se está a trabalhar numa correção. Se este problema estiver a afetar o teu dispositivo e a tua experiência de utilização do Google Messages, existem algumas tentativas que podes fazer para o contornar, embora sem garantia de sucesso.
Podes começar por tentar o procedimento mais simples: limpar a cache da aplicação Google Messages através das definições do teu telemóvel. Se isso não resultar, uma medida mais drástica seria desinstalar e reinstalar a aplicação. Contudo — e este é um aviso importante — se te preocupas com o teu histórico de conversas, lembra-te de fazer uma cópia de segurança das tuas mensagens antes de avançar com a desinstalação, para não perderes nada.
Outra opção, talvez a mais eficaz se o problema for muito incomodativo e se não quiseres esperar por uma correção, é abandonar o programa beta do Google Messages. Ao fazê-lo, deverás regressar a uma versão pública estável da aplicação, que, à partida, não deverá apresentar este bug.
Qual a possível origem deste ‘desaparecimento’?
Ainda não há uma explicação oficial para este bug, mas, como é habitual nestas situações, a comunidade de utilizadores já começou a especular sobre as possíveis causas. Uma das teorias que tem ganho alguma tração relaciona o desaparecimento das fotografias dos contactos com uma nova funcionalidade que também começou a ser disponibilizada recentemente para os utilizadores beta: a muito aguardada opção “Apagar para todos”, que permite eliminar mensagens enviadas não só do teu dispositivo mas também do dispositivo do destinatário.
A coincidência temporal entre o aparecimento deste bug das fotografias e o lançamento da nova funcionalidade de eliminação de mensagens é, no mínimo, curiosa. No mundo do desenvolvimento de software, não é incomum que a introdução de novas funcionalidades, especialmente em fases de teste, traga consigo alguns “efeitos secundários” inesperados, como o surgimento de novos bugs. Faz parte do processo iterativo de desenvolvimento e teste.
Se estás a passar por esta situação, infelizmente, terás de experimentar uma das soluções que mencionámos anteriormente ou, simplesmente, aguardar com paciência. Dado que o bug parece afetar apenas um subconjunto de utilizadores da versão beta e que a Google poderá ainda não estar ciente do mesmo de forma oficial, não há como prever quando será lançada uma atualização para o corrigir.
Outros artigos interessantes: