Se, porventura, a tua satisfação com o rumo que a EA tem dado a The Sims não é a melhor, uma alternativa promissora está prestes a chegar. O projeto independente, Paralives, um jogo que tem sido desenvolvido com grande paixão, será lançado em Acesso Antecipado na plataforma Steam a 8 de dezembro.
Paralives apresenta todos os elementos que definem o género de simulação de vida. Terás a liberdade de criar a tua personagem, definindo as suas características físicas e traços de personalidade. O jogo permite-te estabelecer amizades, progredir na tua carreira, apaixonar-te e formar uma família — ou não, a escolha fica ao teu critério!
O design e a construção também ocupam um lugar central na experiência. Poderás desenhar a casa dos teus sonhos, mover paredes livremente e redimensionar objetos, como um pequeno sofá, transformando-o num sofá de maiores dimensões.
Ferramentas de construção inovadoras e liberdade criativa
O jogo promete “ferramentas de construção inovadoras que são fáceis de usar, mas poderosas para construtores avançados”. Ao contrário de outros títulos do género, não te sentirás limitado por uma grelha rígida ao criares o teu espaço. Poderás construir em curvas e personalizar as cores e texturas de qualquer objeto. Para aqueles que procuram uma precisão extrema, o jogo inclui até uma fita métrica virtual, permitindo-te afinar cada detalhe do teu projeto.
O Paralives é o fruto do trabalho de Alex Massé, um programador canadiano que iniciou este projeto em 2019. Desde então, a equipa da Paralives Studio cresceu para 13 elementos, todos com o objetivo singular de desenvolver “um jogo de simulação de vida inovador e fresco”.
A angariação de fundos para o desenvolvimento tem sido feita exclusivamente através da plataforma Patreon, o que demonstra uma forte ligação à comunidade que acredita no projeto. O processo de desenvolvimento da equipa é transparente, com um histórico detalhado e um roadmap das funcionalidades planeadas disponíveis online, permitindo aos interessados acompanhar de perto a evolução do jogo.
Expansões gratuitas e foco na profundidade
Um dos pontos mais importantes e que certamente agradará a muitos, é a promessa do jovem estúdio de que Paralives nunca terá Conteúdo Descarregável (DLC) pago. Todas as expansões serão gratuitas, o que é uma clara diferença em relação a outros jogos do mesmo género que dependem fortemente de DLCs para monetização. Esta é uma estratégia que visa beneficiar o utilizador a longo prazo e construir uma relação de confiança.
E ao contrário de outros jogos que apostam numa apresentação mais vistosa e com foco na inteligência artificial, como inZoi, Paralives enfatiza a profundidade e a flexibilidade em detrimento da mera apresentação visual. O seu estilo artístico, que se destaca pela sua simplicidade e charme, serve de base para a criação de um ambiente que favorece o sentimento e a ligação entre as personagens e o mundo do jogo. A simplicidade visual esconde uma riqueza de interações e possibilidades que prometem cativar.
Terás a oportunidade de ver por ti mesmo no trailer de lançamento. Poderás adquirir Paralives em Acesso Antecipado na Steam (para PC e Mac) a partir de 8 de dezembro. Uma nova experiência de simulação de vida espera por ti, com a promessa de liberdade criativa e uma abordagem mais focada no jogador.
Outros artigos interessantes: