Parece que o assistente de inteligência artificial da Google, o Gemini, está prestes a receber uma funcionalidade que te dará mais controlo sobre as tuas conversas. Se já utilizas outros chatbots de IA, esta novidade poderá ser-te bastante familiar e útil. Fugas de informação recentes sugerem que a Google está a desenvolver uma opção de “chats temporários”, um conceito que se assemelha muito à funcionalidade já existente no ChatGPT.
Esta novidade foi detetada pela primeira vez em junho, quando a equipa do Android Authority analisou o código da aplicação Gemini. Agora, a informação ganha mais força com um novo relatório que inclui capturas de ecrã, oferecendo um vislumbre de como esta ferramenta irá funcionar na prática.

Mais controlo e privacidade nas tuas mãos
A ideia por detrás dos chats temporários é bastante simples e direta: as conversas que tiveres neste modo não ficarão guardadas no teu histórico por defeito. Isto pode ser especialmente vantajoso naquelas situações em que estás a discutir informações mais sensíveis, a fazer um brainstorming de ideias que não precisas de consultar mais tarde ou, simplesmente, se preferes manter um histórico de conversas mais limpo e organizado.
Um dos pontos mais importantes é que a Google não utilizará estas conversas temporárias para treinar os seus modelos de inteligência artificial. Segundo a informação que veio a público, estes chats irão desaparecer completamente dos servidores da empresa num prazo máximo de 72 horas, garantindo que o que é discutido em privado, assim permanece.
Pelas capturas de ecrã reveladas, tudo indica que terás a flexibilidade de ativar ou desativar os chats temporários conforme a tua necessidade. Isto permite-te escolher seletivamente quais as conversas que desejas manter para referência futura e quais devem ser passageiras. A interface parece ser limpa e intuitiva, seguindo a linha de design a que o Gemini já nos habituou.
Um alinhamento com as tendências do mercado
Esta aposta da Google pode ser interpretada como uma resposta direta às preocupações dos utilizadores sobre a privacidade e o controlo dos seus dados. Ao introduzir os chats temporários, o Gemini poderá tornar-se uma alternativa mais atraente para todos aqueles que são mais cautelosos com as suas interações com sistemas de inteligência artificial, oferecendo uma maior sensação de segurança.
Além disso, esta funcionalidade coloca o Gemini em pé de igualdade com alguns dos seus principais concorrentes no que toca a funcionalidades. A capacidade de ter conversas não persistentes é um aspeto muito apreciado em outros chatbots de IA, e a sua inclusão na oferta da Google pode tornar a sua solução ainda mais competitiva no panorama da inteligência artificial, que se encontra em constante e rápida evolução.
É fundamental recordar que, até ao momento, toda esta informação se baseia em fugas e ainda não houve qualquer anúncio oficial por parte da Google. Contudo, as evidências continuam a surgir e parecem bastante sólidas. A chegada dos chats temporários ao Gemini representa mais um passo para tornar as interações com a IA mais versáteis, seguras e adaptadas às tuas preferências.
Outros artigos interessantes: