Se tens um Google Pixel 6a, marca o dia 8 de julho no teu calendário. A Google anunciou que irá lançar uma atualização de software obrigatória para este popular modelo de gama média, com o objetivo de corrigir um problema crítico que pode levar ao sobreaquecimento da bateria em algumas unidades. Embora a medida vise garantir a tua segurança, ela vem com uma contrapartida: o desempenho da bateria do teu telemóvel será reduzido.
A notícia, que já vinha a ser preparada há algum tempo, foi confirmada pela Google, que já tinha inclusivamente removido todas as imagens de fábrica e ficheiros OTA do Pixel 6a das suas páginas de suporte, deixando apenas um aviso de que uma “atualização especial de bateria” estaria para breve. Agora, sabemos exatamente o que esperar e como a Google planeia compensar os utilizadores mais afetados.

Uma atualização obrigatória com um custo no desempenho
O problema em questão afeta um “subconjunto” de unidades do Pixel 6a, que correm o risco de a bateria sobreaquecer. Para mitigar este perigo, a Google optou por uma solução drástica mas necessária: uma atualização de software que será enviada para todos os Pixel 6a, sem exceção.
Esta atualização irá alterar a forma como a bateria do teu telemóvel se comporta a longo prazo. Especificamente, irá diminuir a capacidade da bateria e reduzir o seu desempenho de carregamento após 400 ciclos de carga. Na prática, isto significa que, com o tempo, a autonomia do teu Pixel 6a será inferior à que tinhas antes da atualização. É uma troca direta de longevidade e desempenho por uma maior segurança e estabilidade.
O programa de compensação para os modelos afetados
A Google está ciente do impacto que esta medida terá e, por isso, criou o “Programa de Desempenho da Bateria do Pixel 6a”, muito semelhante ao que já tinha feito no passado com o Pixel 4a. Embora todos os telemóveis recebam a atualização, apenas os que forem considerados “modelos afetados” terão direito a uma compensação.
Se o teu Pixel 6a for um dos afetados, a Google irá notificar-te quando o teu dispositivo atingir os 375 ciclos de carregamento. A partir daí, terás direito a uma de três opções de compensação, à tua escolha:
- Uma substituição gratuita da bateria, sem qualquer custo.
- Um pagamento em dinheiro.
- Um código de desconto para usar na Google Store na compra de um novo dispositivo.
Podes verificar desde já se o teu Pixel 6a se qualifica para este programa, seguindo as instruções na página oficial da Google dedicada a este fim.
Novos serviços de reparação para facilitar o processo
A pensar na logística das substituições, a Google anunciou também uma novidade muito bem-vinda. A partir de 21 de julho, a empresa irá estrear um serviço de substituição de baterias com atendimento presencial em vários países, incluindo o Reino Unido e a Alemanha. Para outros, como os Estados Unidos, haverá também a opção de reparação por correio.
Esta medida irá simplificar bastante o processo para os utilizadores elegíveis para a substituição gratuita da bateria, tornando a solução muito mais rápida e conveniente. É um sinal de que a Google está a tentar gerir este problema de forma transparente e com o menor transtorno possível para os seus clientes.
Outros artigos interessantes: