TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Tesla aposta na Samsung para processadores HW6, mas continua sem solução para HW3

Vitor Urbano por Vitor Urbano
28/07/2025
Em Tesla, Samsung

A Tesla anunciou recentemente um acordo de 16,5 mil milhões de dólares com a Samsung para o fornecimento da próxima geração de processadores para os seus computadores de condução autónoma. Esta parceria, que se estende até 2033, representa um passo significativo para a tecnológica de Elon Musk, mas volta a levantar questões antigas sobre promessas ainda por cumprir relativamente à autonomia total em veículos equipados com hardware mais antigo.

Segundo informações confirmadas por Elon Musk, os novos processadores HW6 serão produzidos nas instalações da Samsung em Taylor, no Texas, com início de fabrico previsto para 2026. Este contrato surge numa altura em que a Samsung procura aumentar a utilização da sua capacidade de produção, aproveitando a crescente procura por soluções de inteligência artificial e automação na indústria automóvel.

Até agora, a Samsung já fornecia processadores para os computadores de condução autónoma dos veículos Tesla, mas a próxima geração (HW5) será produzida pela TSMC, primeiro em Taiwan e depois nos Estados Unidos. Só a geração seguinte, HW6, regressa então às mãos da Samsung, demonstrando a estratégia da Tesla em diversificar os seus fornecedores e garantir maior resiliência na cadeia de produção.

Tesla samsung

Evolução do hardware e promessas ainda por cumprir

Desde 2016, a Tesla tem prometido que todos os veículos fabricados após essa data teriam capacidade para condução autónoma total. No entanto, a realidade tem-se mostrado mais complexa. O hardware inicial (HW2) revelou-se insuficiente para as exigências da condução autónoma, levando à introdução do HW3. A Tesla comprometeu-se, na altura, a oferecer um upgrade gratuito para os proprietários que adquiriram o pacote de condução autónoma total, mas surgiram relatos de cobranças adicionais, chegando a mil dólares por atualização.

A chegada do HW4, atualmente presente nos veículos Tesla, trouxe novas melhorias, mas ainda não permite uma condução totalmente autónoma. O sistema opera no chamado nível 2 da classificação SAE, exigindo sempre um condutor atento ao volante. Embora a Tesla tenha iniciado testes do seu sistema “Robotaxi” em Austin, estes veículos circulam com um “safety rider” pronto a assumir o controlo, o que deixa em aberto a questão do verdadeiro nível de autonomia alcançado.

O impasse do HW3 e o futuro dos proprietários

O grande problema reside nos veículos equipados com HW3. Apesar das promessas de Elon Musk e da administração da Tesla, não existe ainda uma solução clara para garantir a condução autónoma total nestes modelos. Recentemente, o CFO da Tesla, Vaibhav Taneja, afirmou que o foco da empresa está em atingir primeiro a condução “não supervisionada” com o HW4 e só depois avaliará o que pode ser feito para os veículos com HW3.

Esta abordagem tem gerado frustração entre os proprietários que investiram milhares de euros em pacotes de condução autónoma e ainda não viram as funcionalidades prometidas tornarem-se realidade. Além disso, a existência de planos para processadores HW5 e HW6 levanta dúvidas sobre se as gerações atuais alguma vez receberão as capacidades anunciadas há quase uma década.

O dilema da atualização e as expectativas dos condutores

Com milhões de veículos vendidos sob a promessa de autonomia total, a Tesla enfrenta agora o desafio de cumprir o que foi publicitado. Muitos destes automóveis já têm vários anos de estrada e poderão nunca receber as funcionalidades pelas quais os seus proprietários pagaram.

A entrada da Samsung como fornecedora dos futuros processadores representa uma aposta forte no desenvolvimento tecnológico, mas também evidencia a distância entre o que é anunciado e o que chega efetivamente aos condutores. Para já, o futuro da condução autónoma nos modelos antigos da Tesla continua envolto em incerteza, enquanto a marca prepara o terreno para uma nova geração de avanços tecnológicos.

Outros artigos interessantes:

  • InPost e Redicom firmam parceria para o e-commerce em Portugal
  • ASUS obtém certificação EPEAT Climate+ para gama Expert
  • QNAP lança solução de alta disponibilidade para PMEs
PartilhaTweetEnvia
Vitor Urbano

Vitor Urbano

Frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e atualmente reside na Letónia. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009.

Artigos relacionados

Iphone 17 pro - samsung galaxy s26 ultra
Samsung

Samsung lança partilha direta entre Galaxy S26 e iPhone

23/03/2026
Samsung qd-oled
Samsung

Samsung prepara monitores QD-OLED de 24 e 39 polegadas para 2027

23/03/2026
Samsung lidera o mercado de ecrãs comerciais pelo 17. º ano consecutivo
Imagem & som

Samsung lidera o mercado de ecrãs comerciais pelo 17.º ano consecutivo

21/03/2026
Galaxy s26 ultra capas
Samsung

Samsung Galaxy S26 Ultra falha carregamento sem fios de 25W

19/03/2026
Samsung galaxy z flip - homem-aranha
Samsung

Homem-Aranha troca a Sony pela Samsung no novo filme da Marvel

19/03/2026
Samsung galaxy s26 ultra oficial (2)
Samsung

Samsung Galaxy S26 Ultra: a aposta no ecrã que ninguém vê

18/03/2026

Últimas notícias

Gritos 7 bate recordes e é o maior sucesso de sempre da saga

Gritos 7 bate recordes e é o maior sucesso de sempre da saga

25/03/2026
Panasonic lumix tz300

Panasonic Lumix TZ300: o regresso após oito anos

25/03/2026
Quwan express: a "vpn" da qnap que dispensa routers

QuWAN Express: a “VPN” da QNAP que dispensa routers

25/03/2026
QNAP

Timestamp absorve a arin e reforça presença ibérica

Oracle AI Database reforçada com novas capacidades de IA agêntica

Como a Inteligência Artificial está a redefinir a logística: a visão da DSV

Denon Home: som sem fios para toda a casa a partir de 349€

Firefox 149 chega com VPN gratuita, Split View e segurança reforçada

Getac anuncia CommandCore para controlo de drones em missões críticas

HP EliteBoard G1a: o PC que cabe num teclado chega a Portugal

IA da Hala Systems ajuda a resgatar 207 crianças na Ucrânia

AirPods Max 2: o que mudou após seis anos e o que ficou igual

Apple sob pressão: WWDC 2026 pode ser a prova de fogo em IA

TP-Link Deco BE22: pack de 2 unidades disponível em Portugal

Samsung lança partilha direta entre Galaxy S26 e iPhone

Novo iPad de entrada chega em breve com Apple Intelligence

Preços do drives externos da Apple sobem até 200% por causa da IA

Google Tradutor vai avaliar a tua pronúncia em tempo real

Moisés Raimundo é o novo B2B Marketing Manager da TP-Link Portugal

Oppo Find X9 Ultra chega em abril com botão dedicado para fotos

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.