TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Aluminium OS: Google deixa escapar o futuro do Android no PC

Vitor Urbano por Vitor Urbano
28/01/2026
Em Android

A Google tem tentado manter os detalhes da sua próxima grande revolução de software em segredo, mas um relatório de erro descuidado acabou de abrir uma janela para o futuro. Durante algum tempo, soube-se que a gigante tecnológica planeia substituir ou fundir o Chrome OS com uma nova plataforma baseada em Android, conhecida internamente como Aluminium OS. Agora, graças a um descuido no Chromium Issue Tracker, temos o primeiro vislumbre real de como este sistema vai funcionar e parecer.

O site 9to5Google detetou um relatório de bug que continha duas gravações de ecrã do Aluminium OS a correr num HP Elite Dragonfly 13.5, um Chromebook atual. Embora a Google tenha restringido rapidamente o acesso ao relatório, as imagens já estão cá fora e revelam uma fusão intrigante entre a experiência de desktop e a base móvel do Android.

O que muda no visual? Barra de tarefas e Gemini

A primeira coisa que salta à vista nestas gravações é a interface de utilizador. O Aluminium OS parece estar a afastar-se do layout tradicional do Chrome OS para abraçar a estética do Android 16.

  • Barra de Tarefas Centralizada: Ao contrário do Chrome OS, que coloca o botão “Iniciar” no canto inferior esquerdo (estilo Windows clássico), o novo sistema move o lançador de aplicações para uma posição muito mais próxima do centro do ecrã. Isto alinha-se com o “Modo Desktop” que a Google tem vindo a testar nas versões beta do Android 16 para tablets e telemóveis.
  • Barra de Estado: Os ícones de Wi-Fi e bateria são idênticos aos do Android 16, confirmando a base do sistema. Mais interessante ainda é a presença de um ícone do Gemini na barra, sugerindo que a Inteligência Artificial estará profundamente integrada no núcleo do sistema operativo, sempre acessível.

Multitarefa e o navegador Chrome “Androidizado”

As gravações mostram o sistema em ação com multitarefa de ecrã dividido (split-screen), com duas janelas do Chrome Dev a ocuparem 50% do ecrã cada uma. O detalhe técnico revelador é que uma das janelas lista especificamente “Android 16” nas informações de versão, enquanto o número de compilação do sistema é identificado como “ALOS” (Aluminium OS).

Isto confirma que o navegador Chrome a correr nesta máquina não é a versão Linux/desktop tradicional, mas sim uma versão Android altamente modificada que suporta abas e extensões, comportando-se como um navegador de PC completo.

Atualizações sem interrupções

Um dos detalhes mais promissores descobertos nestes vídeos é a forma como o sistema lida com atualizações. Numa das gravações, vê-se o processo de atualizar o navegador Chrome através da Google Play Store.

Ao contrário do Chrome OS atual, que muitas vezes força o fecho do navegador para instalar atualizações, o Aluminium OS exibe um ecrã de “A atualizar” enquanto mantém o browser aberto. Pode parecer um detalhe menor, mas representa uma melhoria significativa na qualidade de vida do utilizador, evitando que o fluxo de trabalho seja interrompido abruptamente.

Embora ainda em desenvolvimento, este leak confirma que a Google está a avançar a todo o gás para criar um concorrente sério ao iPad e aos portáteis Windows, usando o Android como fundação para uma experiência de desktop verdadeira.

Outros artigos interessantes:

  • Toyota levanta o véu sobre novo SUV elétrico de 3 filas: o Highlander EV está a chegar?
  • Apple cede à pressão: preço da memória do iPhone dispara 100% em 2026
  • Tesla afunda na Europa enquanto os elétricos batem a gasolina pela primeira vez
PartilhaTweetEnvia
Vitor Urbano

Vitor Urbano

Frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e atualmente reside na Letónia. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009.

Artigos relacionados

Android 17 bug
Android

Android 17: Um bug bizarro bloqueia o Wi-Fi nos smartphones Pixel

19/06/2026
Android 17 - google pixel (3)
Android

Android 17 chegou aos Pixels, mas faltam as prometidas novidades gaming

18/06/2026
Android wearos telegram
Android

Telegram regressa em força aos relógios com Wear OS

12/06/2026

Últimas notícias

Hackathon policial identifica redes de exploração sexual em plataformas de subscrição

Prime Day antecipado: Soundcore Anker P30i por menos de 27 euros.

Turismo de autocaravana gera receita recorde de 1,6 mil milhões

Discord testa verificação de idade com cartões e Google Wallet

Huawei Watch Fit 5: Chegam novas ferramentas de saúde feminina

Prime Day antecipado: poupa 477 euros no iRobot Roomba Plus 505.

Xiaomi HyperOS 4: a lista de smartphones que vão receber a atualização

Ugreen lança carregador GaN de 65W ultra fino com três portas

Prime Day antecipado: Samsung Galaxy Watch Ultra com 325 euros de desconto

Samsung Galaxy S26 Ultra é o “Melhor do Teste”

Relatório de ciberameaças da INTERPOL revela escala industrial do cibercrime na Ásia

Novo trojan de acesso remoto ameaça ecossistema Android

Apple: O preço do iPhone 18 Pro pode assustar

Queda de preço no Xiaomi Pad 8 Pro: poupa mais de 150 euros

HP revela novo ecossistema de colaboração baseado em IA

ChatGPT fica mais inteligente na saúde com o novo GPT-5.5

Dataland: O primeiro museu de arte gerada por IA do mundo

Anthropic suspende modelos Fable 5 e Mythos 5 por ordem dos EUA

Más notícias: Disney+ perde Dolby Vision e filmes 3D na Europa

Adeus monopólio: UE quer forçar a Apple a abrir o iCloud

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.