TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Cara metade: 44% das pessoas confiaria em Inteligência Artificial

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
10/09/2021 - Atualizado a 01/11/2021
Em Inteligência Artificial

44 por cento das pessoas confiariam na Inteligência Artificial para escolher um parceiro. A conclusão é de um estudo internacional da Kaspersky, que revela ainda que 64 por cento dos inquiridos afirmaram que as recomendações dos algoritmos acertaram em cheio nas suas preferências.

Esta perceção positiva geral da Inteligência Artificial é confirmada pelo estudo global desenvolvido pela ARM, onde 54% dos inquiridos admitiram que estavam interessados em utilizar a IA para servir de companhia ou assistente pessoal.

Os encontros online não são exceção, com os serviços a utilizarem algoritmos inteligentes a fim de ajudarem as pessoas a encontrar uma correspondência ou recomendar-lhes perfis adequados aos seus interesses. De acordo com o estudo da Kaspersky, mais de metade (54%) dos inquiridos concordam que as aplicações de encontros em geral tornaram este processo muito mais fácil. Além disso, 43% afirmam mesmo que apenas se encontrariam com os indivíduos que o algoritmo lhes recomendasse.

Inteligência artificial para escolher um parceiro

Sim, mas…

Mas, se uma coisa é confiar nas recomendações, outra é escolher uma correspondência tendo apenas por base as recomendações de IA, uma vez que mais de metade (56%) dos inquiridos não tem a certeza se os algoritmos conseguem cobrir toda a complexidade de fatores que fazem uma pessoa sentir-se atraída por outra. Além disso, 39% confessam que os algoritmos são “desumanizadores”.

“Os resultados da nossa investigação revelam que muitas pessoas têm uma perceção positiva em relação à introdução da IA em aplicações de encontros e que esta pode ajudar muitos a encontrar uma correspondência adequada. Os algoritmos inteligentes analisam os interesses, preferências e «swipes» dos utilizadores para recomendar candidatos adequados ao seu perfil. Ao mesmo tempo, apesar dos benefícios e possibilidades dos serviços de dating, devemos permanecer sempre vigilantes e lembrarmo-nos que não podemos saber ao certo quem está do outro lado do ecrã”, partilha David Jacoby, investigador de segurança da Kaspersky.

E acrescenta: “A digitalização e as suas possibilidades apenas mudam a procura pelo verdadeiro amor e não o verdadeiro amor em si. Tecnologias como a inteligência artificial tornam possível uma procura mais precisa, rápida e simples, minimizando os riscos. E isso é importante, porque as aplicações de encontros têm tudo a ver com descobrir o parceiro perfeito. É por isso que estamos tão dispostos a deixar que a inteligência artificial nos ajude – faz um trabalho preliminar valioso até ao primeiro encontro.

“Os algoritmos podem não ser capazes de sentir, mas tornam possíveis relações que envolvem qualidades muito pessoais, tais como empatia, abertura e estabilidade emocional”, comentam os terapeutas Birgitt Hölzel e Stefan Ruzas da clínica de Munique Liebling + Schatz.

Para saber mais sobre como as tecnologias podem mudar os encontros e as relações, clique aqui.

Outros artigos interessantes:

  • Inteligência Artificial: o match perfeito da área de Recursos Humanos
  • Fake News: WhatsApp foi meio preferencial também em Portugal
  • Como proteger os smartphones das crianças
Tags: estudointeligência artificialKaspersky
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

Gestor de empresas, “blogger” e designer. Com uma carreira marcada por experiências internacionais, foi diretor de marketing/comercial em empresas na Suiça e no Brasil. É co-fundador do site de notícias TecheNet, onde partilha a sua paixão pelo mundo da tecnologia.

Artigos relacionados

Infografia sobre os novos acordos de ia do pentágono com a presença das tecnológicas parceiras sobre uma rede de defesa classificada.
Inteligência Artificial

Novos acordos de IA do Pentágono excluem a Anthropic

03/05/2026
Automóveis volvo passam a contar com google gemini
Inteligência Artificial

Automóveis Volvo passam a contar com Google Gemini

01/05/2026 - Atualizado a 02/05/2026
Google gemini - notebookllm
Google

Gemini e NotebookLM: A fusão perfeita agora grátis para ti

01/05/2026
Google lança memórias do gemini em portugal
Inteligência Artificial

Google lança Memórias do Gemini em Portugal

30/04/2026
Representação visual dos limites da destilação de llm com modelo de linguagem pequeno a falhar em tarefa complexa real
Inteligência Artificial

Os limites da destilação de LLM em contexto real

29/04/2026
Ilustração da destilação de llm com modelo professor e modelo aluno, representando o acesso à inteligência artificial
Inteligência Artificial

Como a destilação de LLM amplia o acesso à IA

29/04/2026

Últimas notícias

Ride1up

Ride1Up lança a primeira e-bike com bateria de estado semi-sólido

05/05/2026
Flexispot e1 pro

A FlexiSpot E1 Pro baixa de preço e o teu escritório agradece

05/05/2026
Microsoft ram

Microsoft cede à pressão e apaga conselho polémico sobre 32 GB de RAM

05/05/2026

Xiaomi desiste dos dobráveis compactos e cancela o MIX Flip 3

O bug do YouTube que está a devorar a memória do teu PC

Xiaomi 17T Pro aparece em imagens oficiais e promete baterias gigantes

O teu próximo smartphone vai custar uma pequena fortuna

HP lança nova geração de soluções Poly em Portugal

Google explica o consumo de memória do Android AICore

Samsung obrigada a pagar 392 milhões à ZTE numa guerra global de patentes

Narnia nos cinemas: Netflix adia filme de Greta Gerwig para 2027

Teclados mecânicos HyperX Origins 2 já chegaram a Portugal

Segway Xaber 300: a nova mota elétrica que vai dominar os trilhos

Xiaomi YU7 GT: Porque não se chama “Ultra”? A explicação simples

Xiaomi Mix 5 regressa em 2026 com câmara invisível e lente magnética

Novos acordos de IA do Pentágono excluem a Anthropic

Moto g47, g37 power e g37: três smartphones acessíveis para o dia a dia

Adiamento da reparação de telemóveis pode aumentar a fatura final

Motorola edge 70 pro: design de autor e quatro câmaras de 50 MP a 699 €

Automóveis Volvo passam a contar com Google Gemini

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.